Marthus Mathias
Marthus%2BMathiasa.jpg
MARTHUS MATHIAS DE FARIA
(67 anos)
Ator e Dublador
* Itajubá, MG (01/05/1927)
+ Campo Grande, MS (10/01/1995)-TOURO
 
Foi um ator e dublador brasileiro que imortalizou a voz brasileira de Fred Flintstone(a primeira e a mais frequente).
 
Começou sua carreira em 1951 como rádio-ator em São Paulo, na Rádio Record. Sua estréia foi em A Cabana do Pai Tomás.
 
Na televisão, atua em Corcunda de Notre Dame e Vestido de Noiva, transmitidos ao vivo na década de 1950. Participa ainda de telenovelas de grande sucesso como A Muralha (1968), Jerônimo, o Herói do Sertão (1972), Vitoria Bonelli (1972) e O Espantalho (1977), entre outras.
 
Fez uma pequena participação em Uma Rosa Com Amor (1972), interpretando um empregado do personagem Carlos (Gilberto Martinho), ex-marido da vilã Nara Paranhos de Vasconcellos (Yoná Magalhães).
 
Estreou no cinema em 1953 e atuou em mais de 70 filmes. Sua estréia foi no filmeCais do Vício e desenvolve sólida carreira com destaque para o filme Jeca Tatu(1959) (um dos muitos filmes que realizou com Mazzaropi), O Outro Lado do Crime (1979) e Besame Mucho" (1987).
 
Quase sempre no papel de vilão, Marthus Mathias é um dos atores mais constantes do cinema brasileiro, tendo atuado no cinema da boca do lixo paulista na década de oitenta.
 
Como ator-dublador outra de suas vozes foi de chefe dos agentes da UNCLE, vivido pelo ator Leo G. Carroll. A maior decepção que teve foi não ter sido escolhido para dublar Fred Flintstone no primeiro longa metragem de Os Flintstones.
 
Faleceu de Câncer Hepático em janeiro de 1995.