Nelson Jacobina
Nelson%2BJacobina.jpg
NELSON JACOBINA ROCHA PIRES
(58 anos)
Compositor, Violinista, Guitarrista e Arranjador
* (1954)
+ RJ (31/05/2012)
 
Nelson Jacobina nos últimos anos, integrou a big band Orquestra Imperial.
Foi um dos parceiros mais frequentes e profícuos de Jorge Mautner. Na década de 1970, integrou a Banda Atômica, com Jorge Mautner, Vinícius Cantuária e Arnaldo Brandão. Desde aquela época, vinha se apresentando frequentemente nos shows e gravações de Jorge Mautner, com quem compôs vários sucessos, como Maracatu Atômico, gravado por Gilberto Gil, e Lágrimas Negras, por Gal Costa.

No final da década de 1980, lançou o álbum Árvore da Vida, com Jorge Mautner. Ainda em parceria com Jorge Mautner, participou dos songbooks de Gilberto Gil(Andar Com Fé) e Dorival Caymmi (Balaio Grande).
 
nelson-jacobina+2.jpg
Nelson Jacobina e Jorge Mautner
Suas composições foram gravadas por Gal Costa, Leo Gandelman, Gilberto Gil,
Milton BananaChico Science e Nação Zumbi, Amelinha, César Camargo Marianoe, claro, Jorge Mautner.

A Orquestra Imperial tem acompanhado várias revelações da Música Popular Brasileira, como 
Moreno Veloso, Nina Becker, Thalma de Freitas e Alexandre Kassin. Um mês antes de Nelson Jacobina morrer, a banda havia terminado a gravação do segundo álbum de estúdio.
 
 
Morte
 
 
A assessoria de imprensa do Hospital Pró-Cardíaco afirmou por meio de comunicado que ele morreu às 6h58 do dias 31/05/2012. Ele estava internado haviam 4 dias depois de ter passado mal em uma viagem. Ele estava respirando com ajuda de aparelhos. 

Há 15 anos, Nelson Jacobina descobriu um tumor na 
Glândula Parótida. Depois de diversos tratamentos, a doença foi dada como curada. Em 2010, o Câncer voltou e se espalhou pelo corpo, afetando principalmente os pulmões do músico.