Biografia de DANAY ALEXOPULOS VALE

1ª Miss Feira dos Municípios

Danay Alexopulos Vale entrou para a história de Breves como a 1ª Miss Feira dos Municípios, em 1983, durante a gestão do Prefeito Gervásio Bandeira Ferreira.

A história da família de Danay é parecida com a de outras famílias brevenses. No início do Século passado seus avós paternos que eram gregos vieram da Europa para o Brasil. O pai de Danay passou pelo Marajó, se encantou com essa belíssima ilha e por aqui se estabeleceu.

Danay Alexopulos Vale nasceu em Breves, em 29 de maio de 1968, filha de Panagiotes Alexopulos e Joana Mendonça Alexopulos. Ela é a caçula de 11 irmãos, sendo seis mulheres e cinco homens: Alexandre, Maria Nilza, Panagiotes Filho, Cristo, Estaçula, Estela, Abérito, Maristela, Auristela e Weber.

Seu pai trabalhou na madeireira BISA (Breves Industrial Sociedade Anônima), depois na DNERU - Departamento Nacional de Endemias Rurais (que posteriormente se transformou na SUCAM e FUNASA). Sua mãe era professora do Clube de Mães, que funcionava numa residência onde atualmente é a Oficina de Motos do Wilsinho Frazão.

Danay Alexopulos estava estudando no Miguel Bitar, quando teve a surpresa de ser convidada pela 1ª Dama Elizabeth Maria Magalhães Bandeira para representar Breves na capital paraense. A “Beth”, como carinhosamente chamavam a esposa do Prefeito Gervásio, era responsável pelos trabalhos de assistência social e de cultura.

Como Danay tinha apenas 14 anos, a 1ª Dama foi pessoalmente a sua casa para pedir a autorização de seus pais para realizar essa que seria sua primeira viagem de navio.

A Feira dos Munícipios foi criada pelo Governador Jader Barbalho e aconteceu durante onze edições (de 1983 a 1993), sempre reunindo produtores rurais, agropecuaristas e representantes de todos os municípios do estado. Cada Prefeitura tinha uma “barraca” para expor suas lendas, tradições, artesanatos e os pratos típicos de sua região.

Esse evento era promovido no mês de outubro pela Secretaria Estadual de Ação Social no Parque de Exposições do Entroncamento em Belém, onde atualmente é o “Cidade Folia”. Havia um parque de diversões para crianças, palcos com shows de artistas nacionais e diversas apresentações culturais das Prefeituras inscritas.

Os brevenses que estavam morando na região metropolitana de Belém visitavam a Feira para reencontrar amigos e matar a saudade de Breves. Quem teve o privilégio de viver aquela época, lembra com orgulho do evento como um espaço de confraternização e valorização da cultura paraense.

O ponto alto da Feira era o desfile das belas garotas que trajavam trajes típicos representando a cultura de sua cidade natal. Danay Alexopulos usou a fantasia “Madeireiros de Breves”, feita em couro e adornada com as várias espécies de madeiras nobres do Marajó.

O concurso da Feira dos Municípios era diferente em alguns aspectos em relação a outras competições de beleza feminina. Além da graça, beleza e simpatia as concorrentes tinham que trabalhar pesado “vendendo votos”, ou seja, elas tinham que arrecadar bastante dinheiro de empresários, lojistas e moradores de suas cidades para levar à Feira. A quantidade de dinheiro arrecadado era determinante para a pontuação da candidata. Esse valor posteriormente era doado para projetos sociais.

Outra grande diferença da Feira dos Municípios estava na premiação da Miss vencedora. A garota eleita ganhava uma pequena lembrança (uma joia, por exemplo), enquanto o município recebia um grande prémio, como um trator. A ideia central desse concurso de beleza era arrecadar dinheiro para ajudar projetos sociais e o município vencedor recebia um prêmio que iria servir a todos os moradores, especialmente aos produtores rurais.

Danay Alexopulos foi a primeira jovem a representar Breves nesse importante evento estadual. Em todas as edições seguintes outras belas garotas estiveram presentes mostrando a beleza e simpatia do povo marajoara.

Quando retornou a repercussão foi grande. Ela se tornou bastante popular entre a juventude. Aquela participação inédita gerou grande expectativa, pois não é todo dia que uma jovem tem a oportunidade de estar num concurso de beleza na capital. Por causa disso, ela foi convidada para desfilar em 1984 com sua fantasia no Bloco de Carnaval Alcool-íris. A popularidade dela cresceu bastante e o número de admiradores também

O namorado de Danay na época sabia muito bem disso. Por isso, logo tratou de pedir a mão dela em casamento.

Em 18 de março de 1985, Danay Alexopulos casou-se com Célio Albuquerque Vale, com quem teve dois filhos: Bruno Alexopulos Vale e Tainah Vale Nunes. Atualmente ela tem duas netas, Gabriela e Luma.

Danay formou-se em Pedagogia em regime especial pela Universidade Vale do Acarau e cursou Pós-graduação em Educação Especial com ênfase em atendimento educacional especializado pela Faculdade da Amazônia (FAAM). Trabalha há 12 anos na Escola Municipal Ensino Fundamental (EMEF) Emerentina Moreira de Souza. Entre 2010 e 2013, ocupou o cargo de vice-diretora dessa importante instituição de ensino. Foi aprovada no último concurso da Prefeitura de Breves para o cargo de Apoio Pedagógico.

Danay Alexopulos ganhou destaque na juventude por sua beleza e simpatia. De lá pra cá, muita coisa aconteceu. Ela se casou, estudou, teve filhos, e hoje é uma profissional reconhecida e respeitada.

Danay é de ascendência grega, nação que desde a Antiguidade é considerada o berço das mulheres mais lindas e encantadoras. Somando-se a essa herança genética de origem europeia, ela também tem em seu sangue a beleza exótica do povo marajoara. Sua filha, Tanaih, é o espelho de sua mãe. Caso ela fosse convidada a participar de um evento desse tipo, com certeza se destacaria bastante, pois também possui os mesmos atributos de beleza e simpatia.

Foi essa união de características que contribuiu para que Danay Alexopulos Vale representasse os brevenses na 1ª Feira de Municípios em 1983. Isso abriu portas para que outras moças (Rosemary, Julieta Barbosa, Kelze Maia etc.) participassem desse importante evento cultural, sempre colocando em situação de destaque as boas referências da melhor cidade do Marajó: nossa querida Breves!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Junho de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 01/06/2014
Reeditado em 03/06/2014
Código do texto: T4828485
Classificação de conteúdo: seguro