Biografia de RAIMUNDO ADRIANO SANTOS DA SILVA

Médico Exemplar

Raimundo Adriano é uma das maiores referências na área da saúde em Breves. É com certeza um dos médicos mais queridos e respeitados.

Raimundo Adriano Santos da Silva nasceu em Belém, em 9 de fevereiro de 1947, filho de Adriano Frias Tavares da Silva e Mosarina Santos da Silva. Da primeira união com Marlene Melo teve dois filhos: Adriano Frias Neto e Marcus Vinicius Melo da Silva. Da segunda união com Maria Raimunda Souza Rodrigues nasceram: Otávio César Rodrigues da Silva (falecido) e Flávio Augusto Rodrigues da Silva. Também é pai de Caio Fábio de Souza da Silva. Vale destacar que os nomes de seus filhos foram inspirados em imperadores romanos.

Na capital paraense Raimundo Adriano formou em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 1º de dezembro de 1975. Na mesma semana de conclusão do curso, Dr. Adriano começou a trabalhar no atendimento médico.

Cerca de oito meses depois, ingressou como Oficial do Exército, na patente de 2º Tenente. Ocupou essa função de 30 de julho de 1976 a 16 de fevereiro de 1977.

Veio para Breves em 1982, com médico da Secretaria Estadual de Saúde com a missão de controlar um surto de cólera. Logo que chegou ao Marajó fez muitas amizades que carregou por toda vida. Artêmio Machado, prof. Wanderley Castro, Mendonça, Demétrio Gaia, Chica da Emater, Paulo Renato, são alguns desses amigos de longa data.

Em 1984, retornou para Breves com a designação para fundar o 8º Centro Regional de Saúde (CRS). Foi Diretor do centro durante três oportunidades.

Em 1986, concluiu o curso de especialização em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz.

De 1989 e 1992, durante o mandato do Prefeito Mimo Rebelo, Dr. Adriano foi Secretário Municipal de Saúde e Meio Ambiente, iniciando o processo de municipalização da gestão pública local.

De 1992 até 2013, ocupou a importante função de Médico Auditor do Governo Estadual.

De 1999 a 16 de agosto de 2013, atuou no Programa de Saúde da Família (PSF) em postos de saúde de Breves, aonde atendia a população carente como muito amor e dedicação. Pelo seu jeito cuidadoso e dedicado, Dr. Adriano seu tornou bastante querido pelos moradores de Breves e municípios vizinhos. Fazia as suas receitas digitando na máquina de escrever. Ele dizia que sua letra era feia, e gostava de datilografar suas prescrições médicas, que lia com atenção para seus pacientes, sempre usando palavras de fácil compreensão. Não tinha pressa em atender seus pacientes. Gastava o tempo que achava necessário para ouvir e passar o melhor tratamento. Esses detalhes marcavam seu jeito de ser, tornando-o bastante querido e respeitado pela população brevense, em especial pelos ribeirinhos a quem tanto amava.

Dr. Adriano construiu ao lado de sua residência em Breves sua clínica médica, que se tornou uma das mais conceituadas da cidade. Seu filho Adriano Frias Neto atuava conjuntamente até seu falecimento. Atualmente seu filho, Flávio Augusto Rodrigues da Silva, está cursando medicina na UFPA de Belém e, após conclusão da faculdade, pretende reativar essa importante clínica para continuar o valoroso trabalho do Dr. Raimundo Adriano.

Além da medicina, Dr. Adriano tinha outra grande paixão. Ele amava ler livros e revistas de todos os tipos. Nos fundos de sua clínica construiu a maior biblioteca particular de Breves, com cerca de 10 mil volumes. Além de livros e dezenas de revistas, Dr. Adriano organizou uma grande coleção de portfolios. Desde que chegou no Marajó, sempre dedicou tempo para leitura e organização de dezenas de portfólios nos mais diversos temas (geografia, história, personalidades, curiosidades, ecologia etc.). Ele passava horas pesquisando, fazendo recortes e montando esses estudos em belas encadernações. Todos os anos Dr. Adriano participava de feiras de livros e sempre que viajava para grandes cidades visitava livrarias e editoras para ampliar sua coleção.

Ele gostava de receber amigos e estudantes para partilhar o conhecimento acumulado em sua biblioteca particular. Quando perguntavam para ele o que gostaria de receber de presente em seu aniversário ou em outra data comemorativa só tinha uma resposta “me dê um bom livro”. Dr. Adriano sempre dizia “um livro fechado é um livro sem vida”. E frequentemente repetia “a maior herança que deixarei para meus filhos e netos são o conhecimento adquirido através dos estudos e minha coleção de livros”.

O sonho de sua família é ver um dia essa biblioteca particular sendo aberta ao público, especialmente num bairro afastado do centro, como Cidade Nova ou Aeroporto.

Dr. Adriano era uma pessoa alegre, cativante, com hábitos simples. Gostava de conversar e ouvir música. Não media esforços para ajudar as pessoas, especialmente os mais carentes. O seu traje preferido era uma camisa de algodão e um boné, ambos de cor branca. Sempre estava rodeado de familiares e amigos. Nos momentos de folga, o seu lugar preferido era o balneário Mamanjó.

Também apoiou diversos eventos esportivos do CEC, do Clube Santana e da Academia Abel Machado.

Dr. Adriano teve uma bela trajetória, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade da saúde do município de Breves e da região do Marajó das florestas.

Ao longo de sua vida, Dr. Adriano recebeu diversas homenagens, entre as quais: Título de Cidadão Brevense pela Câmara de Vereadores em 1986; Comenda Irmãos Breves em 2000 (na gestão do Prefeito Gervásio Bandeira); Diploma de Consagração Pública pelo Instituto Marajoara de Pesquisa e Avaliação Popular em 2008; Honra ao Mérito em 2009 pelo 2º Breves SuperFight de Encontro de Titãs.

Faleceu em 17 de agosto de 2013, aos 66 anos de idade, deixando sua marca registrada na saúde.

No dia 22 de outubro de 2013, a Prefeitura Municipal inaugurou a Unidade Básica de Saúde – UBS Ribeirinho, situada na Rua Parque Industrial (Beira Mar), Bairro Santa Cruz em homenagem ao querido e respeitado Dr. Raimundo Adriano Santos da Silva.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Junho de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 01/06/2014
Reeditado em 19/06/2014
Código do texto: T4828356
Classificação de conteúdo: seguro