Biografia de PAULO RENATO BANDEIRA FERREIRA

Grande Intelectual

Paulo Renato Bandeira Ferreira é um cidadão ilustre de Breves que subiu na vida com muito esforço e competência, deixando como referência de seu sucesso uma história inspiradora para muitos amigos e conterrâneos.

Paulo Renato nasceu em Santarém, cidade do oeste paraense, em 8 de maio 1950, filho de Vicente Alves Ferreira e Corina Bandeira Ferreira.

Sua família se mudou para Marajó quando ele ainda era criança. Por isso, ele tem o município de Breves como maior referência de sua vida.

Ao chegar aqui, estudou no Grupo Escolar de Breves, que funcionava no local da atual 8ª Vara Regional do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), tendo o privilégio de ser educado pela saudosa prof.ª Margarida Nemer.

Mudou-se para Belém ainda jovem, aonde se formou em jornalismo na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Sua atuação no rádio iniciou em 1964, como locutor da extinta ZYR-9 Rádio Club de Santarém. Aos 19 anos, através de uma agência de notícias no eixo Rio-São Paulo foi correspondente de vários jornais e emissoras de rádio. Realizou centenas de entrevistas com artistas e personalidades de destaque nacional e internacional nas áreas da literatura, música, esporte, teatro, política, cinema e televisão. Além do rádio, Paulo Renato já produziu e apresentou vários programas para a TV Cultura de Manaus (capital do Amazonas).

Mesmo estando longe, Paulo Renato nunca esqueceu a Ilha de Marajó. Ele sempre se fez presente atuando em Breves em vários projetos sociais e culturais. Entre 1983-1988, foi Secretário Municipal de Administração durante o mandato de seu irmão, Gervásio Bandeira Ferreira. Nesse período realizou inúmeras ações de valorização da cultura brevense, apoiando a prof.ª Nazaré Oliveira.

Ocupou esse cargo de Secretário de Administração pela segunda vez de 1997-2000, deixando significativa contribuição para Breves. Em 2000, coordenou o concurso de escolha do “Hino Oficial”, que é considerado por membros da Fundação Carlos Gomes como um dos hinos mais bonitos do país. Também foi responsável pela Comenda Irmãos Breves. Nesse evento belíssimo foram homenageadas 150 personalidades em referência a um século e meio da fundação do município.

Em 2001, retornou para Belém, onde escreve semanalmente crônicas para o Caderno Magazine de “O Liberal”.

Em 2006, esteve em Breves para publicar seu livro “Certeza do Quase Ontem”, que atualmente está na sua 4ª edição em parceria com SEBRAE e FAEPA. Retornou em 2009, para um evento realizado no auditório da Câmara de Vereadores, quando prestigiou a entrega de um prêmio da Academia Paraense de Letras à Vereadora Cleide Galvão pelo sua primeira obra "Livro que te quero Livre".

Há quatro anos, Paulo Renato profere palestras sobre Literatura Brasileira como parte do Projeto de sua autoria “A Amazônia abraça a Literatura” em várias cidades servidas pelo Banco da Amazônia. Em 2014, lançou dois livros de crônicas “Encontro das Âncoras” e “BorboLetras”.

Através de um convite do cineasta Tizuka Yamazaki estreou escrevendo para o cinema brasileiro prosódias do filme “Encantados”, a ser lançado em circuito nacional no segundo semestres de 2014.

Paulo Renato nunca deixou de mencionar seu carinho pela cultura marajoara. Onde passa, ele sempre menciona a cidade de Breves, especialmente, e a Ilha de Marajó, em geral, como seu local de referência. Essa sua postura é recorrentemente lembrada como motivo de orgulho para os brevenses que tiveram o privilégio de conviver com esse grande profissional e amigo dos marajoaras.

Paulo Renato é um cidadão paraense que nasceu numa família humilde e conquistou espaço de destaque por sua inteligência, carisma e capacidade de liderança.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Junho de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 01/06/2014
Reeditado em 12/06/2014
Código do texto: T4828355
Classificação de conteúdo: seguro