Biografia de AMÉRICO NATALINO CARNEIRO BRASIL

Prefeito e Deputado

Américo Natalino Carneiro Brasil foi Prefeito de Breves durante dois períodos. A primeira gestão foi de 1939 a 1942. O segundo mandato de 1955 a 1958.

Américo Brasil fez sua carreira política pelo Partido Social Progressista (PSP), deixando um grande legado político para Breves e todo Marajó. Logo que assumiu seu primeiro mandato como Prefeito de Breves fez algumas obras de urbanização, abrindo canais para escoamento das pluviais, calçamento de ruas. Além disso, Américo Brasil construiu e inaugurou, em 28 de julho de 1942, a Praça da Igreja de Santana. Foi nessa data que a fachada de Igreja Matriz deixou de ter traços retos, adquirindo um novo visual que perdura até hoje.

Através do Decreto-Lei nº 05, datado de 17 de dezembro de 1942, destinou recursos no valor de 73.643$900 (Contos de Réis, que era a moeda da época) para a construção do Posto Sanitário Hospitalar Municipal, obra que só foi concluída três anos mais tarde.

Vale lembrar que durante a gestão de Américo Brasil começou a 2ª Guerra Mundial, quando a borracha amazônica volta a ter importância no comércio global. Para os historiadores esse é considerado o “segundo ciclo da borracha” ou “ciclo curto”. Os japoneses, que eram aliados da Alemanha e Itália, atacaram as colônias britânicas no sudeste asiático e interromperam o comércio da borracha da Malásia. Com isso, as atenções se voltaram para o Brasil que era o primeiro produtor de látex. Assim, Breves, como toda a região amazônica, contribuiu com centenas de “soldados da borracha”, que passaram a fornecer grande volume de látex para os mercados industriais dos países aliados (Estados Unidos, Inglaterra e França). Em gratidão à ajuda recebida, o governo americano doou recursos para a construção do prédio do Hospital Municipal de Breves, além de ceder as primeiras enfermeiras para atender os moradores locais.

Após deixar a Prefeitura, Américo Brasil resolve ser candidato nas eleições de 19 de janeiro de 1947, concorrendo ao cargo de Deputado Estadual pelo Partido Social Progressista (PSP), mas só conseguiu 722 votos, o que não foi suficiente para se eleger.

Anos mais tarde, volta a ocupar a Prefeitura de Breves com objetivo de acalmar a crise administrativa desencadeada durante a gestão do Prefeito Antônio Bernardo de Souza Filho.

Entre janeiro de 1951 e dezembro de 1954 aconteceram algumas trocas do gestor. O Prefeito Antônio Bernardo de Souza Filho foi afastado do cargo, e até o fim de seu mandato outras três pessoas assumiram a gestão municipal. Primeiramente, o Prefeito afastado foi substituído pelo Presidente da Câmara dos Vereadores, Márcio Silva Furtado, e em seguida por Osvaldo de Oliveira Fernandes Pena e por Antônio Joaquim do Nascimento. Tudo isso causou um grande prejuízo para a população local. Assim, o governo de Estado enviou Américo Brasil para tentar resolver os problemas em Breves.

Logo que assumiu seu segundo mandato, Américo Brasil tomou diversas providências para melhorar a situação. Para acalmar o descontentamento da população determinou maior participação do povo nos cargos importantes. Assim, assinou uma Lei mudando a estrutura da Câmara Municipal aumentando o número de 5 para 7 Vereadores.

Outra importante ação aconteceu em 25 de dezembro 1956. Nessa data que tradicionalmente se comemora o nascimento de Jesus, os moradores de Breves tiveram outro motivo para se alegrar, pois o Prefeito Américo Brasil realizou uma grande festa na Praça da Bandeira pela instalação da Antena receptora do sinal de rádio, o que permitiu aos brevenses receberem as transmissões da Rádio Nacional e da Rádio Clube de Belém.

A comunicação era uma queixa constante por parte da população, que se sentia isolada e desassistida por parte dos governantes. Da mesma forma que hoje a vida das comunidades ribeirinhas melhora bastante com a chegada do sinal de televisão e celular. Na época do Prefeito Américo Brasil, o rádio era de fundamental importância para a vida social e política da comunidade. Assim, com a instalação dessa antena de rádio na Praça a popularidade de sua gestão cresceu bastante.

Nesse período, Breves viveu o auge econômico do primeiro ciclo do cultivo de arroz de várzea. Também houve uma significativa expansão urbana, com a vinda cada vez mais crescente de famílias das comunidades ribeirinhas e de moradores de vários municípios vizinhos (Curralinho, Melgaço, Bagre e Portel).

Américo Brasil foi considerado um ótimo Prefeito. Assumiu após uma longa crise administrativa, acalmou os ânimos da população. Realizou obras importantes, tendo o privilégio de vivenciar o começo da grande produção de arroz de várzea em Breves. Tudo isso contribuiu para que ele fosse sucedido pelo saudoso Floriano Pinto Gonçalves, que foi durante toda sua vida um amigo fiel e sempre presente em sua grandiosa carreira política.

Após deixar a Prefeitura de Breves, Américo Natalino participou das Eleições Gerais, de 15 de novembro de 1966, como Deputado Estadual pela Aliança Renovadora Nacional. Antes de vir para a Ilha de Marajó, já tinha tentado esse cargo, mas sem sucesso. Quando Américo Brasil concorreu pela primeira vez, em 1947, só obteve 722 votos. Após sua destacada atuação em Breves e região circunvizinha, Américo Brasil obteve 6.594 votos, conquistando sua tão sonhava vaga na Assembleia Legislativa.

Como representante parlamentar, Américo Brasil foi responsável pela articulação junto ao governo Estadual para inaugurar em Breves o Ginásio Miguel Bitar. Além disso, ele sempre esteve apoiando as Prefeituras do Marajó, levando as demandas aos Secretários Estaduais e trazendo de volta recursos importantes para melhorar a vida do povo marajoara.

Na eleição seguinte, em 1970, Américo Brasil concorreu a cargo de Deputado Federal, tendo sido eleito com votação expressiva em vários municípios do Marajó.

Em fevereiro de 1977, Américo Natalino Carneiro Brasil retornou à Breves, como representante do governo estadual, na cerimônia de transferência de gestão do Prefeito Wilson Câmara Frazão para Carlos Antônio Gonçalves Estácio.

Em 1978, foi eleito novamente como Deputado Federal.

Nos anos 80, o Advogado Fernando Brasil (filho de Américo) foi eleito Deputado, dando sequência ao seu legado político.

No final dos anos 90, Américo Natalino Carneiro Brasil faleceu, deixando enorme saudade para sua viúva, senhora Maria de Lourdes Medeiros Brasil, e em dezenas de amigos e admiradores que ele fez ao longo de sua vida.

Em 2003, a Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras batizou em sua homenagem a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Deputado Américo Brasil.

Até hoje, o ex-prefeito e ex-deputado Américo Natalino Carneiro Brasil é lembrado e reverenciado em Breves como um grande líder, que unia as pessoas para resolver problemas e trabalhar duro pelo desenvolvimento de toda a região do Marajó.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Maio de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 28/05/2014
Reeditado em 25/06/2014
Código do texto: T4823408
Classificação de conteúdo: seguro