Biografia de GERVÁSIO BANDEIRA FERREIRA

Advogado e Prefeito

Gervásio Bandeira Ferreira foi Prefeito de Breves durante dois períodos. O primeiro mandato foi entre 1983 e 1988, e teve como vice o empresário Ivan Leão. A segunda gestão aconteceu entre 1997 e 2000, e teve como vice o empresário Doth Custódio.

Gervásio Bandeira Ferreira nasceu em Santarém, importante cidade do oeste paraense, em 5 de março de 1949, filho de Vicente Alves Ferreira e Corina Bandeira Ferreira.

Sua família se mudou para Breves quando ele ainda era criança. Chegando aqui, estudou no Grupo Escolar de Breves, que funcionava no local da atual 8ª Vara Regional do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), tendo o privilégio de ser educado pela saudosa prof.ª Margarida Nemer.

Depois foi para Belém, com intuito de prosseguir nos seus estudos. Nessa época iniciou sua militância política e casou-se com Elizabeth Maria Magalhães Bandeira, com quem teve dois filhos.

No final dos anos 60, voltou para Breves para dar aulas no Ginásio Miguel Bitar, tornando-se bastante popular entre a juventude, pois era considerado um ótimo professor.

Nessa época, Gervásio Bandeira fundou a JAB (Pastoral da Juventude), que reunia jovens e adolescentes católicos. No dia 20 de julho de 1971, durante a gestão do Prefeito Dr. João Messias dos Santos, Gervásio organizou um bonito evento de instalação do Clube de Mães na “Casa da Juventude”.

Gervásio Bandeira foi eleito Vereador de Breves, mas não chegou a cumprir seu mandato.

No final dos anos 70, mudou-se para Belém aonde concluiu o curso de Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mesmo estudando na capital, Gervásio Bandeira sempre vinha para o Marajó para visitar amigos.

Após sua formatura, retornou para Breves durante a gestão do Prefeito Wilson Câmara Frazão, e abriu seu escritório de advocacia numa residência ao lado da sede da Igreja Cristã Evangélica. Com seus trabalhos advocatícios, Gervásio Bandeira conquistou enorme popularidade.

Gervásio teve o privilégio de acompanhar a atuação política de grandes lideranças daquela época, como: Américo Natalino Carneiro Brasil, Floriano Pinto Gonçalves, Wilson Câmara Frazão, Abel Machado, Adilson Almeida, Lino Alves Rebelo etc., com quem aprendeu bastante.

Em 1982, foi candidato de oposição pelo PMDB e conquistou a vaga com expressiva votação.

Seu primeiro mandato foi considerado excelente. Naquela época, Breves presenciou um período ímpar de efervescência cultural e política. Até hoje muita gente lembra com saudade dos anos 80, pois essa década é considerada um divisor de águas no desenvolvimento socioeconômico e cultural de Breves. Vale lembrar que o Brasil passava pelo processo de redemocratização, e havia um enorme desejo da população brasileira em ver mudanças.

Dentro desse contexto, a primeira gestão de Gervásio foi marcada por grandes acontecimentos. Foi uma administração bastante popular, que contou com envolvimento de todas as classes sociais.

A Prefeitura realizou inúmeros seminários para formação de lideranças nos bairros e comunidades ribeirinhas, ajudando a fundar Centros Comunitários e inúmeras Associações e Cooperativas. Essas ações mobilização os segmentos de base, gerando assim uma sensação positiva nos cidadãos brevenses que se sentiam parte das ações do governo municipal.

A cultura de Breves viveu seu auge nos anos 80. A Divisão de Cultura e Desportos, sob a coordenação da competentíssima professora Nazaré Oliveira, apoiava os grupos carnavalescos, realização jogos de verão, promovia eventos e cursos de capacitação em teatro, música, dança, poesia, artesanato etc.

As moças de Breves tinham participação de destaque na Feira dos Municípios, em Belém. Esse evento foi criado pelo Governador Jader Barbalho e reunia representantes de todas as partes do estado, num grande intercâmbio de produtores, comerciantes e representantes de entidades da sociedade civil organizada. O ponto alto da Feira era a eleição da mulher mais bela. Breves participou ativamente em todas as edições, chegando a conquistar 4 títulos, sendo 3 durante a gestão de Gervásio Bandeira e o quarto título em 1993, durante a gestão do Prefeito Carlos Estácio.

Em 1986, a prof.ª Nazaré Oliveira lançou seu livro “Breves em breves passos”, resgatando parte da história e cultura local. O Festival Brevense do Folclore era belíssimo e contava com a participação maciça de estudantes de todas as escolas. Em 1987, foi criado o Grupo Nheengaíbas, que até hoje é a maior referência da cultura brevense. Outro evento que marcou foi a “Feira do Cupuaçu” que valorizava a gastronomia e a produção do artesanato marajoara.

O Torneio do Trabalhador, no mês de maio, reunia centenas de operários que competiam em várias modalidades: voleibol, futebol de salão, sinuca, canoagem, tênis de mesa, dama, ciclismo, torneio de pipas etc.

Da mesma forma, a Secretaria Municipal de Agricultura era forte, realizando diversas ações para apoiar os produtores. Em parceria com a EMATER e o Tiro de Guerra, os técnicos e agrônomos municipais realizavam a comemoração alusiva a Semana da Árvore, de 25 a 31 de março, promovendo palestras, doação de mudas e plantio de árvores. A Caixa Agrícola funcionava ativamente. Nessa época, Breves vivia o segundo ciclo econômico do arroz de várzea. Foram realizados inúmeros cursos de capacitação, instalação de hortas comunitárias e nas escolas, doação sementes de mudas de plantas medicinais, construção de casas de farinha, entre vários outros trabalhos relevantes.

O jornalista Paulo Renato Ferreira Bandeira (irmão de Gervásio Bandeira), era Secretário Municipal de Administração e coordenou ações extremamente relevantes. O município conseguiu junto ao ITERPA (Instituto de Terras do Estado do Pará) a legalização da área patrimonial da cidade, o que permitiu a Prefeitura e emitir títulos dos lotes. Antes disso as pessoas só possuíam a posse do lugar e das benfeitorias. A partir daí realizou-se um amplo cadastro imobiliário para ampliação da receita municipal pela cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Criou a Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar Social, em substituição ao Departamento de Assistência Social. Com isso, houve um avanço extraordinário no apoio às pessoas em estado de vulnerabilidade social, deficientes, viúvas, órfãos, mulheres gestantes e com crianças pequenas etc.

Destaca-se o valoroso trabalho da 1ª Dama, Elizabeth Maria Magalhães Bandeira, que pediu licença de seu emprego no Banpará de Belém, para contribuir de maneira significativa na gestão de seu esposo. Até hoje muitas pessoas lembram com carinho da 1ª Dama “Beth”, pois assim que ela era tratada pelos moradores locais.

Gervásio Bandeira articulou com diversas instituições estaduais com objetivo de trazê-las para Breves. Apoiou a instalação do Batalhão da Polícia Militar, Posto do IPASEP, 8º Centro Regional de Saúde, Posto da Fundação do Bem-Estar Social, Escritório da Junta Comercial, 15ª Regional de Ensino da Secretaria Estadual de Educação e Escritório do ITERPA.

Pode parecer muito, mas aqui só reuni um resumo dons acontecimentos desencadeados nos anos 80, que tiveram em grande medida participação do Prefeito Gervásio e de sua competente equipe de Secretários, Diretores e Coordenadores.

Por causa desses feitos, Gervásio Bandeira conquistou o cargo de Deputado Estadual em 1992, mas não deixou de lado sua presença no Marajó.

Depois foi eleito novamente como Prefeito de Breves, entre 1997-2000. Por outro lado, no segundo mandato não houve o mesmo brilho do primeiro. Algumas ações de destaque nessa gestão foram: reforma e ampliação de 18 escolas e construção de 41 novas escolas; concurso para eleição do Hino Oficial; entrega no dia 31 de novembro de 2000 da Comenda Irmãos Breves em comemoração as 150 anos de emancipação política do município; e lançamento do livro “Terra dos Breves” do escritor e jornalista João Batista Ferreira da Costa.

Ao deixar a Prefeitura, Gervásio voltou a atuar como Advogado, mas sempre acompanhando os bastidores da política local.

Desde janeiro de 2009, Gervásio Bandeira Ferreira ocupa o cargo de Secretário Municipal de Projetos e Convênios (SEPROCON), coordenando a captação de volumosos recursos financeiros para construção de escolas, postos de saúde e obras de infraestrutura urbana.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Maio de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 25/05/2014
Reeditado em 13/06/2014
Código do texto: T4819583
Classificação de conteúdo: seguro