Biografia da Empresária TEREZINHA ALMEIDA

Melhor Empresária de Breves

Terezinha Barros Freitas de Almeida é considerada atualmente a melhor empresária da cidade de Breves, na Ilha de Marajó, Estado do Pará. Ela é sucessora do mais querido e respeitado empresário da história brevense, Adilson Machado de Almeida.

Terezinha Almeida nasceu em Breves, em 1973, como primogênita de três irmãos, filhos do casal Adilson Machado de Almeida e Tereza Freitas. Seus dois irmãos são Jane Grace e Adilson Júnior.

Estudou no Colégio Santo Agostinho até a 4ª série. Mudou-se para Belém para prosseguir seus estudos no Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré. Naquela época, os pais que tinham condições enviavam seus filhos para estudarem na capital, pensando em facilitar sua entrada num curso superior. Seus dois irmãos mais novos também foram para Belém com o mesmo objetivo.

Quando Terezinha ainda era criança, o empresário Adilson Almeida desejava que ela se formasse em Medicina, Direito ou Engenharia, pensando em garantir dessa forma um futuro melhor para sua filha.

Adilson Almeida era um pai compromissado que se esforçava para dar o melhor aos seus filhos. Ele trabalhava bastante e fazia muito planos para sua família. Os pais em geral fazem isso, mas nem sempre o que eles sonham é o mais adequado para a vida de seus filhos. Só Deus realmente sabe qual é o melhor caminho para nós.

Adilson Almeida era um empresário que tinha uma capacidade extraordinária para os negócios. Ele era muito inteligente e conseguia ver o cenário presente e assim pensar coisas que pudessem fazer a diferença no futuro. Seu olhar aguçado da sociedade permitia-lhe ver algo que pudesse agradar às pessoas e gerar lucros. Ele era um empreendedor nato, alguém que nasce com o dom de antever as oportunidades de um jeito diferente, bem além do que a maioria.

Mesmo com essa capacidade, Adilson Almeida não imaginava que o futuro que ele sonhava para sua filha Terezinha seria bem diferente. Ela não iria seguir a carreira médica para cuidar da saúde dos brevenses; nem seria advogada para defender as causas dos mais humildes; nem tampouco iria estudar engenharia para projetar construções, pontes e estradas. Adilson Almeida não imaginava que o destino de sua filha seria outro e muito mais desafiador, pois ela se tornaria a sua sucessora nos seus negócios. A princípio, seu pai pensava que seu caçula, o filho homem Adilson Júnior, é quem deveria assumir essa missão.

Contudo, ainda na adolescência Terezinha começou a mostrar sinais do que o futuro lhe reservava. Quando estava no ensino fundamental, ela se juntava com algumas amigas para trabalhar, às vezes vendendo coisas ou na divulgação de eventos. Antigamente era mais comum crianças e adolescentes trabalharem. Naquela época muitos pais sentiam orgulho de ver seus filhos trabalhando, pois acreditavam que assim eles estariam preparando-os melhor para vencer na vida. Com o surgimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aos poucos essa visão foi mudando.

Mas, Terezinha e seus irmãos sempre estiveram envolvidos nos negócios da família. Quando vinha para Breves, no período de férias, ela ocupava a função de caixa ou ficava no controle de entrada e saída do estoque da loja, sempre trazendo ideias e sugestões para modernizar o desempenho da firma.

Adilson Almeida nasceu no rio Jacarezinho, mas sempre estava em Breves e veio fixar moradia aqui em 1972 quando se casou com Tereza Freitas. Em 1975 fundou uma pequena loja, que batizou de Organizações Almeida. Com o passar do tempo a empresa cresceu e seu tornou a maior da cidade. Nos anos 80 seus negócios cresceram sobremaneira quando ele fundou a TV e Rádio Marajó. Como se tudo isso não bastasse ele fundou e construiu com recursos próprios a sede da Associação Comercial Industrial e Agropastorial (ACIAB) de Breves.

Terezinha cresceu vendo os negócios de seu pai se multiplicando, o que despertava dentro dela um enorme desejo de ajudá-lo.

Adilson Almeida ao longo de sua vida se tornou muito conhecido pela sua atuação em diferentes áreas, nas comunicações, política, esporte, cultura e negócios. O seu empreendedorismo em múltiplas áreas proporcionou-lhe enorme visibilidade na sociedade marajoara. Terezinha e seus irmãos sempre vinham para Breves e quando estava por aqui podiam ver de perto a correria de seu pai no cumprimento de tantas tarefas e compromissos.

Vale destacar, entretanto, que os momentos dela em Breves não se limitavam unicamente aos negócios da família. Nos anos 80 e 90, Terezinha também viveu muitos momentos especiais de descontração, alegria e socialização. Nessas décadas, a professora Nazaré Oliveira movimentava a cultura local com uma rica programação artística e cultural. As famílias de Breves reuniam todos os filhos, sobrinhos, primos etc., em volta dos campos de futebol para assistir as partidas com empolgação e torcer pelos seus craques preferidos. As sedes sociais dos Clubes Santana, Atalaia e MAC eram bastante movimentadas com inúmeros bailes e festas.

Terezinha e diversas amigas de infância (Samara, Angélica, Lilian e Josilene) tiveram o privilégio de fazer o Baile de Debutantes na sede do MAC. Esses bailes eram celebrações coletivas e contavam com grande número de moças lindas que eram acompanhadas por todos os amigos e familiares. Os pais tinham que inscrever suas filhas meses antes do evento e toda sociedade parava para prestigiar aquelas tradicionais comemorações.

Naquele período, o balneário Mamanjó já era um dos melhores pontos de encontro da juventude local. No Clube da AABB acontecia o concorrido Concurso de Garota Verão, com participação em peso das famílias brevenses. Quem viveu esses momentos lembra com saudades.

Assistir uma partida de futebol ao lado do campo, frequentar balneários, participar de bailes, conversar com amigos na praça, são algumas das boas vivências que Terezinha teve na sua juventude e que contribuíram para criar um vínculo permanente com Breves. Mesmo estudando em Belém, Terezinha sempre teve em seu coração um carinho especial pelo Marajó, pois aqui é sua terra natal.

Terezinha passou no vestibular de Administração de Empresas na UNAMA (Universidade da Amazônia), em 1996, e já no primeiro ano de faculdade começou a trabalhar no escritório de seu pai em Belém, e no ano seguinte iniciou trabalhos pontuais na loja em Breves, principalmente no que diz respeito ao estoque. Até hoje existe esse escritório das Organizações Almeida (administrado pelos seus irmãos Jane Grace e Adilson Júnior), que cumpre a função de apoio administrativo para compras dos produtos da loja de Breves. Esse período de trabalho foi fundamental para que ela adquirisse experiência nos negócios da família e também para criar vínculos com os funcionários que anos mais tarde seriam seus subordinados. O segredo de sucesso de uma empresa está alicerçado na capacidade que o patrão tem de criar um ambiente de respeito e consideração com seus empregados.

À medida que ia cumprindo suas disciplinas na faculdade de Administração, Terezinha tinha oportunidade de colocar em prática no escritório seus conhecimentos adquiridos. Em 2006, concluiu seu segundo curso superior, Bacharel em Ciências Contábeis.

Em 2007, inaugurou junto com seu esposo Alexandre Barros a Loja Via Direta (hoje Via Fashion), que causou grande rebuliço na sociedade brevense.

Quando isso aconteceu, Terezinha já estava casada com Alexandre Barros, que assim como ela pertence a uma respeitada família brevense. Dessa união se tornou mãe de seus dois filhos: Andrei e Ana Laura.

A cada passo que dava, ela subia um degrau para a maior missão de sua vida.

Terezinha fez duas faculdades (Administração e Contabilidade). Constituiu família com seu esposo Alexandre Barros. Abriu seu próprio negócio. Sempre acompanhou de perto a trajetória de seu pai. Essas etapas, com certeza, contribuíram de modo significativo para que ela se gabaritasse para assumir os negócios da família.

Contudo, a partida de seu pai aconteceu inesperadamente. O falecimento do empresário Adilson Almeida pegou a todos de surpresa, causando grande impacto nos familiares e em todos os brevenses, que muito lhe estimavam. Ele era o mais querido e respeitado cidadão de Breves, e sua partida deixou um vazio no coração de todos.

Essa situação não foi nada fácil para Terezinha que teve de substituir esse grande homem. Especialmente na sociedade brevense que ainda é bastante dominado pelo patriarcado. Historicamente não existem muitos exemplos de mulheres ocupando cargos importantes. Essa falta de referencial feminino cria em certa medida limitações e preconceitos.

Organizações Almeida é a maior empresa de Breves, movimentando enorme volume de mercadorias e recursos financeiros. Como a maioria das firmas locais, ela conta com um grande número de funcionários, majoritariamente homens. Terezinha dirige todos eles com muita competência e carinho. Ao mesmo tempo em que ela se confirma como uma empresária de autoridade e sucesso, Terezinha é tratada carinhosamente por familiares, amigos e conhecidos como “Teca” ou “Tetê”.

Felizmente, Terezinha Almeida se mostrou preparada para esse grande legado. Agora todos vêm com orgulho para sua trajetória e enxergam com alegria que o trabalho e dedicação de seu pai, Adilson Almeida, segue vivo e bem presente na sociedade brevense.

Em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013, Terezinha Almeida na presidência das Organizações Almeida ganhou o prêmio de "Empresária do Ano" no segmento de materiais de construção realizado pela ACIAB e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). A escolha dos vencedores desse prêmio ocorre por votação popular. A cerimônia de entrega do prêmio do ano de 2009 se tornou um momento especial, pois ela realizou um belo discurso lembrando de toda trajetória de seu pai e das Organizações Almeida, o que emocionou bastante seus familiares, amigos e demais convidados naquela festa.

Mesmo sendo jovem, Terezinha já é um exemplo de compromisso e profissionalismo. Bens e patrimônios físicos qualquer pessoa pode herdar, mas caráter, princípios e amor pela família e por sua terra natal são aspectos que só se consolidam na vida de alguém com muito suor e dedicação – o que podemos dizer com orgulho que a Terezinha Almeida tem de sobra!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Maio de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 24/05/2014
Reeditado em 05/02/2020
Código do texto: T4818487
Classificação de conteúdo: seguro