Biografia de JOSÉ MARIA RODRIGUES ACIOLI

Homem de Visão e Carisma

José Maria Rodrigues Acioli é um homem de visão e carisma, bastante conhecido e admirado pela comunidade brevense.

Nasceu no rio Jaburuzinho, interior de Breves, em 30 de dezembro de 1950, filho de Raimundo Matos Acioli e Josefa Rodrigues Acioli. É o segundo filho de nove irmãos: Maria José, José Maria Rodrigues Acioli, Carlos, Amilcar, Raimundo, Varlindo, Oneide, Francisco e Milton.

Ainda criança mudou-se com seus pais para a cidade, para estudar no Grupo Escolar Dr. Lauro Sodré. Passou pelo Colégio Santo Agostinho e formou-se como Professor Regente no Miguel Bitar.

Em 20 de abril de 1972, ingressou como funcionário federal, iniciando suas funções como técnico em laboratório na SUCAM (Superintendência de Campanhas de Saúde Pública), período que realizou inúmeras viagens para levantar dados das condições de saúde das comunidades ribeirinhas. Durante vários anos, José Acioli era o único técnico com treinamento para diagnóstico da malária nessa região do Marajó. Também foi responsável pela primeira identificação da presença do “Mal de Chagas” em Breves, fato que causou grande repercussão na Secretaria Estadual de Saúde em Belém.

Vale lembrar que a SUCAM foi criada durante o governo militar pela fusão de dois órgãos: Departamento Nacional de Endemias Rurais (DNERU) e Campanha de Erradicação de Malária (CEM). Posteriormente, durante a gestão do Presidente Fernando Collor de Melo, em 12 de dezembro de 1990, a SUCAM foi transformada na Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Até hoje, José Maria Acioli está em atividade como servidor público federal da FUNASA.

O ano de 1972 foi bem marcante na vida de José Acioli. Foi quando ele conseguiu um contrato no governo federal para atuar na SUCAM. Como se isso não bastasse, José Acioli encontrou seu grande amor, a bela jovem Odinéia da Silva Acioli. A troca de alianças aconteceu num grande evento – o 1º Casamento Comunitário – que foi realizado em 13 de maio de 1972 pela Igreja Matriz. Dessa união nasceram cinco filhos: Acionéia, Mauro, Fábio, Roberto e André.

Em 1981, concluiu com louvor seus estudos na Escola Miguel Bitar. Por ter se destacado como excelente aluno, José Acioli foi convidado pelo Diretor Dr. João Messias dos Santos para dar aulas de Matemática, e depois de Educação Física. Desse seu tempo em sala de aula, adquiriu eloquência e facilidade para falar em público.

Na adolescência adquiriu o amor pelo esporte. Jogava na posição de meio-campo, tendo sido considerado um dos melhores de sua geração. Também foi massagista e locutor de partidas. Em 1984, assumiu a presidência da Liga Esportiva do Município de Breves (LEMBRE), por dois mandatos consecutivos. Naquela época só existiam três clubes: Atalaia, Santana e Mac. Pensando em ampliar as oportunidades para prática do esporte brevense, ele fundou o Botafogo Esporte Clube e o Mixto Esporte Clube. Apoiou ainda a criação do Juventus Atlético Clube, União Esporte Clube e Fluminense Esporte Clube.

Foi presidente da Associação de Servidores da SUCAM no Estado do Pará (ASSUPA).

Teve o privilégio de viver a fase áurea dos Clubes Esportivos de Breves. José Acioli relembra com saudade dos tempos nos quais o amor à camisa era algo unânime entre os jogadores de futebol. Outro destaque eram os bailes de gala promovidos pelos Clubes locais, que movimentavam a sociedade brevense.

Em 22 de dezembro de 1990, José Maria Rodrigues Acioli ingressou na Loja Maçônica “Fraternidade e Lavor Brevense”, desde quando ocupou vários cargos até ser consagrado em janeiro de 2014 como Venerável Mestre.

Em 1996, José Acioli concorreu a uma cadeira da Câmara Municipal de Breves, ficando como suplente de vereador, tendo assumindo interinamente a vereança, de 1997 a meados de 1998.

Fundou a TV Renascer de Breves (canal 08), em 18 de janeiro de 1998, aonde apresentava diariamente o Programa esportivo “Bola na Mesa”. Outros que viveram esse momento histórico nas telecomunicações de Breves e que ainda estão atuantes: Raimundo Palheta, João Flexa, André Acioli e Adriano Negão.

Na eleição de 2000, conquistou uma vaga definitiva de Vereador de Breves. Em 2004, ocupou a vice-presidência dessa Casa de Leis. Nesse mesmo ano, disputou novo pleito, conquistando com sucesso a reeleição. Alguns Projetos de Lei que apresentou: Ensino de Educação no Trânsito extracurricular; Obrigatoriedade da triagem auditiva neonatal; Atendimento preferencial de idosas nos serviços de saúde; Programa de incentivo a agricultura; Programa para formação profissional de pessoas portadoras de necessidades especiais; Plano de ação contra verminoses; Instituição da Semana do meio Ambiente no calendário oficial do munícipio etc. Também apresentou importantes requerimentos, com destaque para: Reimplantação da agência da Caixa Econômica Federal; e Instituição da guarda municipal em Breves etc.

No ano de 2008, transferiu seus votos para seu filho Mauro Acioli.

Durante o ano de 2009, ocupou o importante cargo de Secretário Municipal de Saúde, na primeira gestão do Prefeito José Antônio de Azevedo Leão.

Em 18 de janeiro de 2011, assumiu o cargo de Diretor Geral da TV Record Breves – canal 06 (afiliada a TV Record de Belém), aonde seu filho André Acioli coordena uma competente equipe de jornalismo que diariamente mostra fatos relevantes da região do Marajó.

Ao longo de sua vida, já recebeu várias homenagens, tais como: Honra ao Mérito da Câmara de Vereadores pelos importantes serviços prestados na SUCAM; Honra ao Mérito pela Liga Esportiva do Município de Breves (LEMBRE); e Comenda dos Irmãos Breves durante a comemoração dos 150 anos de Breves na segunda gestão do Prefeito Gervásio Bandeira Ferreira.

A Bíblia Sagrada diz que “os filhos são bênçãos de Deus” e “os lares cheios de filhos serão repletos de alegria e conquistas”. Essa palavra maravilhosa tem se cumprido na vida de José e Odinéia Acioli. As qualidades desse casal se multiplicaram por cinco através de sua prole. A filha primogênita, Acionéia, tem muito do casal, começando pelo seu próprio nome que é uma junção de parte dos nomes de seus pais. Inteligência, carisma, disposição para ajudar outras pessoas, são algumas das qualidades que Acionéia herdou. Mauro Acioli, o mais velho dos homens, segue o legado político da família. Roberto e Fábio são admirados e respeitados pela simplicidade e habilidade em lidar com pessoas. O filho caçula, André Acioli, é o mais parecido fisicamente com o pai. É também uma pessoa cheia de carisma, gosta de futebol e segue a carreira de comunicador da família Acioli. Todos são professores queridos e admirados.

O casal José e Odinéia Acioli tem o privilégio de estar num casamento feliz há 42 anos - tempo que usaram com sabedoria para construir uma das maiores e mais respeitadas famílias de Breves!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Maio de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 22/05/2014
Reeditado em 14/07/2014
Código do texto: T4816166
Classificação de conteúdo: seguro