Biografia de CARLOS ANTÔNIO GONÇALVES ESTÁCIO

Radialista e Prefeito de Breves

Carlos Antônio Gonçalves Estácio faz parte da história de Breves. Ele é reconhecido por sua destacada atuação na comunicação e na política brevense.

Carlos Antônio Gonçalves Estácio nasceu em Belém, em 1940. Sua mãe Antônia Gonçalves Estácio era brevense e seu pai Antônio Estácio era Grego.

Em 1954, iniciou sua carreira como radialista na Rádio Clube do Pará. Sua função era levar resultados de treinos de jogos amadoristas para a redação. Ele já esteve no comando da equipe de esporte da Rádio Clube durante muitos anos. Carlos Estácio viveu um período em que o rádio esportivo não permitia que o narrador defendesse seu time enquanto trabalhava, nem mesmo os repórteres poderiam se declarar de um time ou outro, diferente do que acontece atualmente.

Em 1968, Carlos Estácio casou-se com Vera Lúcia Guimarães Estácio, com quem teve três filhos: Adriana, Danielle e Sávio.

Em 1973, Carlos Estácio foi convidado pelo Prefeito de Breves, Wilson Câmara Frazão, a assumir o cargo de procurador municipal em Belém, função essa que exerceu na resolução de importantes serviços e que permitiram anos depois que ele fosse indicado para concorrer ao cargo de gestor municipal. Assim, Carlos Estácio se elegeu Prefeito de Breves para o mandato de 1977-1982 (prorrogado por dois anos).

Foi responsável pela realização de grandes obras e importantes projetos sociais, sempre contando com a colaboração de sua esposa, Vera Estácio, que até hoje é considerada a melhor 1ª Dama de Breves.

Realizou importantes obras de pavimentação das principais ruas da orla da cidade. Fez a desapropriação do pátio de estocagem de madeira da empresa BISA (Breves Industrial Sociedade Anônima), que tinha encerrado suas atividades em 1969. Em seu local, construiu a Praça do Operário, que foi reformada em 2011 pelo atual Prefeito Xarão Leão. Também desapropriou e indenizou o terreno do Internato Evangélico Amazônia da Igreja Cristã, aonde hoje se encontra o bairro “Cidade Nova”, que é o mais populoso de Breves.

Foi o primeiro diretor do quartel “Tiro de Guerra”.

Com os resultados de sua boa gestão, Carlos Estácio resolveu galgar um novo degrau em sua carreira política. Renunciou seis meses antes para se candidatar as eleições de 1982, quando conquistou uma vaga de Deputado Estadual. Nesse período, Carlos Estácio, em parceria com Adilson Almeida, Floriano Gonçalves e Lino Alves, fundou a Rádio Marajó de Breves.

Mesmo com uma agenda corrida na função parlamentar, Carlos Estácio nunca se esqueceu do Marajó. Tanto é verdade que posteriormente se elegeu novamente Prefeito de Breves, entre 1993-1996.

Nessa segunda gestão como Prefeito, Carlos Estácio trouxe à Breves, pela primeira vez, o Padre Reynato Frazão de Sousa Breves, escritor do livro “A Saga dos Breves”, onde consta um bibliografia da Família Breves. Esse evento foi um grande sucesso, pois resgatou parte da história e memória da cidade. Na ocasião, Padre Reynato Breves, inaugurou o Busto do Frei Dolsé.

Em 1993, foi responsável, com apoio de sua esposa Vera Estácio, pela estruturação do Conselho Tutelar de Breves.

Em 1994, criou o Conselho Municipal de Saúde de Breves. Foi o primeiro Prefeito a instalar a sede do município nos três distritos: Antônio Lemos, São Miguel dos Macacos e Curumu, levando todo o secretariado, representantes da Câmara Municipal e outros órgãos do poder executivo.

Desde que deixou a Prefeitura de Breves, Carlos Estácio tem se dedicado apenas a sua primeira paixão – o rádio.

Atualmente atua na Rádio Clube fazendo esporte e jornalismo. Lançou o programa esportivo de sucesso na Rádio Clube, o “Gastando a Bola”, no ar há mais de 45 anos. Carlos Estácio dirige o programa diário, “Ultima Edição”. Como repórter da Rádio Clube fez cobertura das Copas do Mundo da Espanha, França e Alemanha e agora está credenciado para a cobertura da Copa no Brasil.

Também é Assessor de Imprensa da Assembleia Legislativa do Estado e repórter da Rádio WEB ALEPA. Teve o privilégio de desempenhar a função dos dois principais times do estado do Pará (Paysandu e Remo). Como Assessor de Imprensa do Paysandu, conquistou os títulos de Campeão do Norte e Campeão dos Campeões. Como Assessor de Imprensa do Clube do Remo, conquistou o título de Campeão Paraense 100% Invicto.

Foi o primeiro presidente da Associação dos Cronistas e Locutores do Estado do Pará (ACLEP).

Ao longo de sua vida recebeu diversas homenagens. A mais recente foi da Câmara Municipal de Belém que lhe entregou o título de Honra ao Mérito por seus importantes serviços como radialista da Rádio Clube. Na cidade de Brusque, em Santa Catarina foi agraciado com o troféu Bola de Ouro como um dos melhores repórteres esportivos do país.

Em 2008, Carlos se tornou Diretor administrativo da TV RBA Breves (retransmissora da TV Bandeirantes de São Paulo), que é considerada atualmente como a melhor TV local, com um quadro de excelentes profissionais, como Thiago Oliveira, Marcos Onias, Marlon Nascimento, Núbia Alves, Josias França, Hugo Barreto, Márcio Marcelino, Ivan Bahia, Deyd Oliveira, Carlos Fialho etc.

Em setembro de 2014, Carlos Estácio estará completando 60 sessenta anos de atividade na Rádio Clube.

Em Breves, Carlos e Vera Estácio deixaram muitos amigos e admiradores que lembram saudosos de suas companhias e de muitas ações importantes que realizaram em prol da melhoria de vida dos marajoaras.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Maio de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 18/05/2014
Reeditado em 18/05/2014
Código do texto: T4811312
Classificação de conteúdo: seguro