Biografia da Prof.ª MARGARIDA AZEVEDO NEMER

Professora Maravilhosa

Margaria Azevedo Nemer, mais conhecida como prof.ª Margarida Nemer, é a matriarca de uma grande e admirada família de professores de Breves.

Margarida Azevedo Nemer nasceu em Curralinho, em 27 de abril de 1920, filha do imigrante português, Antônio Pinto de Azevedo, e da marajoara descendente de indígenas, Justina Tertuliana dos Santos.

Quando Margarida ainda era criança, seus pais se mudaram para Breves aonde fundaram um dos principais armazéns da região (com os mais variados produtos: linhas, agulhas, tecidos, louças, tabaco e gêneros alimentícios em geral). O Comércio do Sr. Antônio Azevedo ficava num ponto estratégico da cidade, bem em frente ao Trapiche Municipal, ao lado da Prefeitura e tinha o nome de Miramar. Até hoje ainda existe essa construção que é considerada um dos prédios mais antigos da cidade. Nesse local funciona atualmente o “Bar Meu Cantinho” do Sr. Francisco Carlos dos Santos (mais conhecido como Chico Arigó), esposo da prof.ª Terezinha Nemer (filha de Margarida Nemer).

Na década de 1940 só existiam poucos comércios na cidade, com destaque para o Supermercado do Sr. Antônio José de Barros (avô do Everaldo Barros). Depois surgiram outros comerciantes importantes, como, Pedro Meireles, família Diniz, Josué Fernandes, Zeca Furtado, Raimundo Tupinambá e Lino Alves.

Até o ano de 1930, quase não existiam escolas no Marajó. Assim, Margarida Nemer e seus dois irmãos (Antônio e Sebastião) foram enviados para estudar o curso primário em Belém.

Após concluir seus estudos na capital, Margarida Nemer retorna para Breves, onde se casa, em 31 de maio de 1939, com Sr. Antônio Felipe Nemer (filho de Libaneses). Foi mãe de sete filhos: Ana Wilma, Humberto, Maria Eunice, Antônio Felipe, Terezinha de Jesus, Maria Ivanilda e Hamilton Jarbas. E ainda criou dois netos, devido o falecimento da mãe: Mary do Carmo e Humberto Júnior.

Margarida Nemer foi um das primeiras mulheres da história do município de Breves a enfrentar um desquite (como era chamada na época a separação do casal). Optou por permanecer com o sobrenome Nemer derivado de seu ex-marido e, a partir desse contexto, com coragem seguiu sua vida. Foram momentos muito difíceis, pois teve que se separar de seus filhos mais velhos por ter que desenvolver seu primeiro emprego de professora da zona rural, para assim ter condições de manter a subsistência da família. Somente quando conseguiu se transferir para ser professora na cidade é que ela conseguiu reunir seus filhos.

Logo após sua separação conjugal, Margarida Nemer foi nomeada no dia 31 de julho de 1953 para exercer o cargo de professor de 1ª Entrância, por Decreto do então Governador do Estado do Pará, General Alexandre Zacharias de Assumpção.

Após comemorar com amigos e parentes por sua nomeação, a prof.ª Margarida Nemer preparou sua mudança, pois ela iria dar aulas em comunidades ribeirinhas dos rios Caruáca, Mutuacá e Piriá. Ela alugou sua casa na cidade durante o período que esteve no interior. O saudoso Prefeito Américo Natalino Carneiro Brasil foi um das pessoas que morou de aluguel nesse casarão antigo.

A Prof.ª Margarida Nemer atendia as comunidades ribeirinhas indo a cada uma sem se preocupar com a distância e com o incômodo de pequenas canoas a remo que a conduzia, muitas vezes em companhia de suas filhas mais novas, Terezinha e Ivanilda.

O primeiro lugar que ela lecionou foi na Escola Primária da comunidade São José do rio Mutuacá, na divisa do município de Curralinho e Breves.

Depois atuou na Escola Primária Boa Esperança do rio Caruáca, município de Breves.

Em seguida, retornou para a cidade, passando a lecionar no Grupo Escolar de Breves, que funcionava no atual prédio da 8ª Vara Regional do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Nessa época só existiam duas escolas locais: o Grupo Escolar Dr. Lauro Sodré que era administrado pelo governo do estado e a Escola particular do Internato Evangélico da Amazônia da Igreja Cristã Evangélica (ICE).

Foi professora de vários alunos que hoje ocupam cargos importantes em órgãos públicos e empresas bem sucedidas de Breves e região, tais como: Gervásio Bandeira Ferreira, Paulo Renato Bandeira, José Maria de Campos Sales, Jolenas Jubercas Nascimento, professora Celina Araújo da Fonseca, José Maria Rodrigues Acioli etc.

Lecionou também na Escola Emerentina Moreira de Souza em Breves, e na Escola Estadual Paulino de Brito em Belém.

Aposentou-se no dia 9 de dezembro de 1982, com mais de 29 anos de serviço público, inteiramente dedicados à educação.

No dia 20 de outubro de 1987, representou o município de Breves indicada pelo Prefeito Gervásio Bandeira Ferreira, em solenidade presidida pelo Governador do Estado, em exercício, Dr. Hermínio Calvinho, que contou com a presença de autoridades civis e militares, foi condecorada com a Medalha do Mérito Educacional “Arthur Porto” – criada pelo Decreto n. 1892, de 15 de novembro de 1981 – como reconhecimento do governo do estado pelos seus relevantes serviços prestados à educação paraense.

A Prof.ª Margarida Nemer faleceu em Belém, em 22 de junho de 1989, com 69 anos de idade.

Em sua homenagem, o Prefeito Gervásio Bandeira inaugurou, em 1999, a Escola Municipal Margarida Nemer.

Margarida Nemer era uma professora exemplar, com muitas qualidades admiráveis. Era uma pessoa humilde, honesta, cheia de coragem, repleta de energia e fortemente ligada a Deus. Amava ensinar e acreditava profundamente no papel da educação para transformar a vida de seus alunos e da sociedade. Transmitia seus conhecimentos com amor, sem perder o respeito no ambiente escolar. Estimulava seus alunos a terem compromisso e dedicação em seu aprendizado. E ainda possuía uma linda caligrafia que muitos de seus alunos imitavam.

Ela é do tempo em que o professor era sinônimo de autoridade e respeito. A sala de aula era um lugar em que o professor tinha um valor especial. Quem teve o privilégio de viver nessa época e ser educado pela prof.ª Margarida Nemer sente saudades daqueles tempos.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Maio de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 07/05/2014
Reeditado em 05/02/2020
Código do texto: T4797810
Classificação de conteúdo: seguro