Biografia de SAMARA CARVALHO DA COSTA
Miss Breves e Rainha das Rainhas
Samara Carvalho da Costa nasceu em Breves, em 26 de abril de 1988, filha de Edileida Carvalho da Costa e Floriano Gonçalves da Costa (falecido), conhecido como “Fuluca”.
Samara Carvalho é uma típica jovem marajoara – alegre, descontraída, simpática e cheia de amigos. Ela gosta de ouvir músicas, frequenta academias, participa de comunidades na internet. Mas, o que tornou essa bela jovem tão admirada e conhecida em sua cidade natal foi sua trajetória de persistência e dedicação em busca de seu maior sonho: ser eleita Miss Breves.
Ela estudou no tradicional Colégio Santo Agostinho e posteriormente cursou Licenciatura Plena em Letras pelo Campus da UFPA de Breves. Ainda na escola, Samara Carvalho se destacou pela sua beleza e carisma. Os meninos daquela época já admiravam seu jeito gracioso. E na faculdade ela começou a participar de desfiles e concursos.
Em algumas competições que ela participou não foi bem sucedida. Mesmo quando o resultado era negativo, Samara Carvalho não desanimava. Uma de suas características marcantes é a sua força de vontade e sua persistência. Ele saía de uma competição e já se preparava para a próxima. Ela fazia cursos de dança para aprimorar suas coreografias. Fazia seções de fotografia para se posicionar melhor em cena. Pegava pesado na academia e caminhava vários quilômetros por semana para manter o corpo em forma. Tudo isso sem se descuidar de sua profissão, pois Samara Carvalho se tornou uma professora de escolas públicas de Breves.
De 2009 a 2011, Samara Carvalho participou do Concurso Miss Breves, que é o maior evento de beleza da Ilha de Marajó, mas infelizmente não chegou a topo do pódio. Mas, em 2012, a sorte grande havia chegado para essa encantadora jovem.
Pouca gente sabe, mas antes de ganhar o Miss Breves, Samara Carvalho conquistou um importante título estadual. Ela participou em agosto de 2012 do Miss AGRIFAL (Feira dos Agricultores do Pará). Esse evento é promovido pela EMATER, e reúne produtores e representantes de todos os municípios do estado. O Engenheiro Marinaldo Gemaque, então Supervisor Regional da EMATER, viu que Samara Carvalho tinha todos os atributos necessários para representar Breves nesse importante evento na capital paraense. Ele estava certo, pois Samara Carvalho fez várias apresentações nesse evento, deixando a todos os presentes encantados com sua beleza e carisma. Com unanimidade na opinião do público presente, da equipe de organização do evento e dos jurados, Samara Carvalho foi eleita a Miss AGRIFAL 2012. Foi justamente por causa de seu grande sucesso nessa Feira que a equipe do TUNA LUSO convidou Samara Carvalho para participar do Concurso Rainha das Rainhas, que aconteceria no ano seguinte.
Quando Samara Carvalho retornou para Breves, poucas pessoas ficaram sabendo de sua conquista. Era período de eleições e muita gente estava concentrada apenas em seus candidatos. Mas, isso nem fez muita diferença, pois a sorte estava com ela. Dali em diante não haveria mais nada que atrapalhasse Samara de brilhar.
O aniversário de Breves é uma data especial. Toda cidade comemora com bastante alegria e entusiasmo. Esse é um evento lindo, com uma programação rica e diversificada para toda sociedade brevense. Contudo, no aniversário de 2012, quando a cidade completava 162 anos, ninguém comemorou mais do que Samara Carvalho ao conquistar o tão esperado título Miss Breves. Naquela noite de glamour, toda a cidade comemorou sua grande conquista!!!
Poucos meses depois, Samara Carvalho já estava indo para outra competição. Agora ela iria representar Breves e todo Marajó no Concurso Rainha das Rainhas em Belém. Esse evento aconteceu no Hangar Convenções Feiras da Amazônia sob direção das Organizações Romulo Maiorana (ORM), com objetivo de escolher a musa da festa de Carnaval.
No dia 03 de fevereiro de 2013, numa noite de muito brilho e beleza, a edição de número 67 do Rainha das Rainhas do Carnaval, Samara Carvalho da Costa foi eleita como a mais bela mulher do Carnaval paraense. A comemoração foi enorme, e o nome de Samara repercutiu em todos os municípios do estado do Pará.
O presidente da TUNA LUSO, Adriano Bastos, comemorou o título para o clube com a Rainha e a torcida, que continuou no Hangar festejando, principalmente porque há pelo menos 20 anos que eles esperavam por esse título.
Na cidade de Breves a notícia da vitória de Samara Carvalho chegou como uma grande bomba. Uma bomba de alegria, satisfação e orgulho por saber que uma genuína marajoara havia se destacado por seu esforço e sua dedicação!!!
Durante todo ano de 2013, Samara Carvalho participou de vários eventos promovidos pela Prefeitura de Breves e pela organização do Rainha das Rainhas.
Se antes dessas conquistas ela já tinha uma legião de fãs em Breves, depois então é que sua referência cresceu mais ainda. Mesmo sendo uma jovem, Samara Carvalho serve de inspiração para muitos moradores de Breves, do Marajó e muitos outros lugares, que enxergam na sua dedicação um exemplo a ser seguido.
Não importa o tamanho dos seus sonhos, com fé no coração, esforço e apoio de familiares e amigos eles podem se tornar realidade. Essa é a maior mensagem que aprendemos com a biografia da bela Samara Carvalho!!!
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Ilha de Marajó - PA, Maio de 2014.
Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187
Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior