Biografia de MÁRCIO SILVA FURTADO

Vereador e Prefeito de Breves

Márcio Silva Furtado nasceu na cidade de Breves, em 02 de agosto de 1912, filho do casal Dário Bastos Furtado e Maria Madalena Furtado.

Márcio Silva Furtado ao longo de sua vida teve várias ocupações, mas ficou mais conhecido pela sua atuação como industriário da empresa BISA (Breves Industrial Sociedade Anônima) e como funcionário da Prefeitura de Breves. Mas, além desses trabalhos, Márcio Furtado já fez carreira na política. Ele concorreu às eleições de 14 de outubro de 1950 pelo Partido Social Progressista e conseguiu uma vaga na Câmara de Vereadores, cargo que assumiu em 10 de janeiro de 1951.

Ganhar uma eleição e ocupar um cargo importante sempre gera muitas expectativas boas. Mas, acredito que ninguém daquela época podia imaginar a turbulência que ocorreria na administração municipal. Entre janeiro de 1951 e dezembro de 1954 aconteceram algumas trocas do gestor. O Prefeito Antônio Bernardo de Souza Filho foi afastado do cargo, e até o fim de seu mandato outras três pessoas assumiram a gestão municipal. Nessa época, não existia o cargo de vice-prefeito, de modo que os vereadores ficavam incumbidos de assumir o posto na ausência do líder do executivo. Primeiramente, o Prefeito afastado foi substituído pelo Presidente da Câmara dos Vereadores, Márcio Silva Furtado, e em seguida por Osvaldo de Oliveira Fernandes Pena e por Antônio Joaquim do Nascimento.

Se a política de Breves estava turbulenta, por outro lado a vida sentimental do Márcio Furtado estava ótima. Em 31 de julho de 1953, quando ocupava o cargo de Prefeito Municipal, Márcio Silva Furtado realiza uma bela festa de casamento na Igreja Matriz com sua amada esposa Eleonora Moreira de Souza Furtado. Eles moravam na área aonde atualmente funciona a sede da SEFA (Secretaria da Fazenda), e em 1961 mudaram para outra residência na Passagem 1º de Maio (que era conhecida como Vila Operária da BISA). Ficaram casados por mais de 30 anos, entretanto não tiveram filhos.

Márcio Furtado tinha outros irmãos por parte de pai que também se elegeram Vereadores: Renato de Freitas Furtado e Jones Freitas Furtado. Contudo, depois que deixou a política Márcio Furtado dedicou-se apenas ao seu trabalho na BISA, levando uma vida discreta e sem envolvimento partidário. É por isso que muita gente nem sabe de que ele foi Vereador e Prefeito de Breves.

A BISA fechou suas portas em 1969, e quando o Dr. João Messias dos Santos assumiu a Prefeitura Municipal entre 1971 e 1973, Márcio Furtado foi o Secretário de Finanças, herdando dessa época a fama de “pão duro”, pois ele era rígido no controle dos gastos públicos. Vale destacar que a administração do Dr. João Messias é lembrada até hoje como uma das mais rigorosas e honestas de Breves, o que deve justificar em certa medida a imagem que fizeram de seu Secretário de Finanças. Mesmo com a saída do Dr. Messias, o Márcio Furtado continuou trabalhando na Prefeitura até se aposentar.

Em 3 de maio de 1974, apoiou a inauguração da Biblioteca Municipal Estórgio Miranda, pois ele era um grande apreciador dos livros.

Entre os anos de 1977 e 1982, durante a gestão do Prefeito Carlos Antônio Gonçalves Estácio, ele ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), quando se dedicou exaustivamente no desenvolvimento da cultura brevense. Márcio Furtado foi um dos grandes amigos da Prof.ª. Nazaré Oliveira, tendo colaborado bastante com seus trabalhos.

Márcio Furtado era um apaixonado pela leitura e por fotografia. Ele tinha uma biblioteca particular em casa com dezenas de livros, com destaque para uma coleção de bíblias. Os amigos lembram que ele sabia até falar outras línguas, que aprendeu sozinho estudando em casa. Também tinha uma grande coleção de fotografias, sendo que muitas das quais cedeu voluntariamente para o acervo da Divisão de Cultura, que funcionava no antigo Cine Yeda.

Ele ajudou a Prof.ª Nazaré Oliveira na organização de um pequeno museu com acervo fotográfico, literário e de peças históricas que retratam parte da dinâmica social e econômica do município de Breves. Apoiou em pesquisas e no registro da história local. Também contribuiu com sugestões na obra “Breves em breves passos”, que a Prof.ª Nazaré publicou em 1986.

Márcio Furtado faleceu em 7 de junho de 1987, deixando para a cidade de Breves sua coleção de livros e bíblias, que hoje estão como parte do acervo da Biblioteca Municipal Estórgio Miranda.

Com a construção do atual prédio da Câmara de Vereadores, a Divisão de Cultura deixou o Cine Yeda e foi ocupar aquele espaço, que posteriormente foi batizado de Casa da Cultura Márcio Furtado.

Ele teve uma vida discreta e simples, pois não se importava com as aparências. Márcio Furtado era um homem inteligente e de visão aguçada que dedicou boa parte de sua vida para valorizar e desenvolver a cultura de Breves.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Abril de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 30/04/2014
Reeditado em 25/06/2014
Código do texto: T4789038
Classificação de conteúdo: seguro