JOSÉ CARLOS PACE
(32 anos)
Piloto de Fórmula 1
* São Paulo, SP (06/10/1944)
+ Mairiporã, SP (18/03/1977) - LIBRA
 

José Carlos Pace estreou no automobilismo em 1963 disputando provas de Turismo pela equipe Willys.
Em 1970, já na Europa, disputou o Campeonato Inglês de Fórmula 3, sagrando-se campeão.
Em 1971 venceu o Grande Prêmio de Imola de Fórmula 2. Com esta vitória, conseguiu um convite para integrar a equipe de Protótipos da Ferrari a partir da temporada de 1972, tendo como melhor resultado o segundo lugar nas 24 horas deLe Mans de 1973.
 

proxy?url=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-rHKGVGgSRL4%2FUJl96nJXg2I%2FAAAAAAAAYxI%2FU7r1XFc96AI%2Fs320%2FJos%25C3%25A9%2BCarlos%2BPace%2B1.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
O ingresso na Fórmula 1 aconteceu pela equipe Williams, que na época utilizava carros March da temporada anterior. Ainda assim, José Carlos Pace pontuou duas vezes, terminando o campeonato em 16º lugar, com três pontos.
No ano seguinte, paralelamente ao Campeonato de Protótipos, disputou a Fórmula 1 pela equipe Surtees. Terminou o campeonato em 11º lugar, com 7 pontos, conseguindo como melhor resultado o 3º lugar na Áustria. Foi escolhido o quarto melhor piloto do mundo pelo anuário Autocourse, perdendo para Jackie Stewart,Ronnie Peterson e Emerson Fittipaldi.
Em 1974, começou a temporada novamente na Surtees. Na metade da temporada, mudou de equipe, passando a disputar o campeonato pela Brabham, onde conseguiu o segundo lugar em Watkins Glen, nos Estados Unidos. Terminou o campeonato em 12º lugar, com 11 pontos.
 

proxy?url=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-BcrxASfn55A%2FUJl-IZL-flI%2FAAAAAAAAYxQ%2FOwRXG8Wm4r0%2Fs400%2FJos%25C3%25A9%2BCarlos%2BPace%2B3.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Em 1975, disputando a temporada pela BrabhamJosé Carlos Pace fez sua melhor temporada no automobilismo. Além da Fórmula 1, participou do Campeonato Brasileiro de Turismo e sagrou-se campeão do Grupo 1. Venceu também as 25 horas de Interlagos. Seu principal feito na temporada veio no segundo Grande Prêmio de 1975, no Brasil. José Carlos Pace venceu a corrida, fazendo dobradinha com Emerson Fittipaldi, a primeira na Fórmula 1. Terminou a temporada em 6º lugar, com 24 pontos.
O campeonato de 1976 não foi muito bom para  José Carlos Pace. Utilizando os motores Alfa Romeo, que eram pesados e gastavam muita gasolina, fez apenas 7 pontos, terminando em 14º lugar.
Em 1977, um segundo lugar no Grande Prêmio da Argentina foi o último pódio deJosé Carlos Pace. Participou de mais duas corridas, Brasil e África do Sul, sem pontuar.
 

proxy?url=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-o_mpRSCqXTY%2FUJl-pXD73lI%2FAAAAAAAAYxY%2F2LAcmsKxj5U%2Fs400%2FJos%25C3%25A9%2BCarlos%2BPace%2B4.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
No dia 18 de março de 1977, o avião em que viajava, um pequeno mono-motor de propriedade do também piloto Marivaldo Fernandes, bateu numa árvore na Serra da Cantareira, município de Mairiporã, após decolar do Aeroporto Campo de Marte no início de uma violenta tempestade, tendo José Carlos Pace morte imediata.
Em 1985, o Autódromo de Interlagos foi batizado Autódromo José Carlos Pace em homenagem ao Môco, como era conhecido no meio automobilístico.