ARLINDO TADEU HAGEN

Quando, certa vez afirmei que Rodolpho Abbud era uma unanimidade na UBT, não afirmei que ela a única. E, quando no título acima, uso o termo «rara», é porque de fato, talvez este epíteto não possa ser usado com mais que três ou quatro pessoas na entidade. É difícil a quem prive de sua amizade não se deixar seduzir por seu carisma e equilíbrio, marcas que lhe granjearam a grande credibilidade de que desfruta hoje na UBT.
Tadeu é filho de Arlindo Hagen e Isaura Pinto Hagen. Nasceu em  Juiz de Fora-MG, em 01 de agosto de 1964. Entre suas conquistas está o título de Magnífico Trovador em N. Fiburgo, em1983, 1984 e 1985. Isto o torna o mais jovem trovador da UBT a conquistar este título, aos 20 anos de idade. Já ministrou mais de 30 palestras pelo Brasil, em Juiz de Fora, São Paulo, São João da Boa Vista, Bandeirantes, Valença, Rio Novo, Niterói, Santos Dumont,etc. 

Também pertence Academia Juizforana de Letras, onde substituiu seu tio Célio Grunewald.Gama, Academia Mineira de Trovas, Casa do Poeta de Belmiro Braga, e Academia de Trovas do RN, onde é sócio correspondente.*
____________________

Quando homenageamos um trovador, habitualmente destacamos suas  realizações que, via de regra se remetem  a conquistas em Jogos Florais traduzidas  em muitas vezes em títulos , como por exemplo o de Magnífico Trovador (Nova Friburgo), Notável Trovador (Pouso Alegre) e Tri campeão ( barra do Piraí), entre outros, bem como , suas publicações e participações em coletâneas. Isto se faz necessário, pois traduz um pouco  da história literária do homenageado reafirmando sua importância  no meio trovadoresco.
No caso do trovador Arlindo Tadeu Hagen acredito que para sermos justos  com seus 34 anos de envolvimento com a trova, que vai além da participação em Jogos Florais, especialmente  a seu amor  a esta forma de poesia temos que explorar um pouco mais sua história.
Acredito que pelo fato  do Tadeu ter conhecido  a trova pelas mãos  do querido e saudoso Célio Grunenwald, que era seu tio  e que o apresentou há um “ admirável mundo novo”  onde a poesia reina  em total harmonia com o amor e a irmandade  entre seus súditos o levou a se apaixonar  e se entregar a esse universo. Na UBT, sobretudo por ter começado muito cedo (15 anos), foi muito bem recebido por todos, com destaque para Lucy Sother Alencar da Rocha, Izo Goldman, Octávio Venturelli, Waldir Neves e Milton Nunes Loureiro.
O  trovador  Izo Goldman, que foi trovar no céu (saudades) e amigo de longa data dizia que “ a trova acima de tudo faz amigos” e, foi nesta linha de pensamento que a vida trovadoresca do Tadeu  se  conduziu, fortalecendo ainda mais  seu vínculo  de amor pela trova. Somente  quem ama é capaz de se entregar  de forma  tão completa, a ponto de se disponibilizar a assumir  responsabilidades, tais como, a presidência de Seção, Presidência Estadual e Vice-presidência nacional da UBT, voltadas  defesa e expansão  da trova. Além disto, realizou diversas  oficinas de trova  sempre incentivando os “novatos” e os apresentando a trova como musa inspiradora. Talvez seja este o seu maior orgulho na Trova: as amizades que fez e os trovadores que trouxe para a Trova e para UBT.
Como vice-presidente nacional da UBT sempre exerceu a função com total dedicação e carinho buscando, juntamente com trovadores como Gislaine Canalles  a internacionalização da trova via  Jogos Florais  realizados na Argentina, República Dominicana e Venezuela onde participou e representou a UBT Nacional. 
 
Não podemos esquecer de destacar que, além das questões citadas o Tadeu sempre foi reconhecido pelo seu talento, comprometimento com o movimento e, principalmente com o fato de ser um grande “estadista” no trato com as situações mais polêmicas  e controversas, respeitando o princípio da garantia  do direito as diferenças   e do respeito necessário a busca de soluções justas, voltadas  a defesa da trova.
 
Pelo todo exposto, podemos afirmar que a definição  de trovador extrapola  a mera concepção de quem  faz trovas e participa de concursos, pois exige  entrega e total  dedicação  a divulgação e defesa desta forma de poesia  tão  cativante. Neste sentido entendo ser justa a homenagem  a este homem que se fez trovador ( com T maiúsculo) e, que luta incansavelmente  pela trova  com a paixão típica dos amantes enamorados.
 
 
PS.: Só não tenho ciúme deste amor que o Tadeu possui pela trova, pois com ele aprendi, também, a ama-lá**
__________________


* - Texto de JB Xavier
** - Texto de Thereza Hagen

 
UBT
Enviado por UBT em 21/04/2014
Código do texto: T4777688
Classificação de conteúdo: seguro