Biografia de ARTÊMIO DE BRITO MACHADO

Grande Incentivador do Esporte

Artêmio de Brito Machado é um amante dos esportes. Um cidadão que há 40 anos luta pela valorização do esporte brevense.

Artêmio Machado nasceu em 20 de outubro de 1953 na comunidade Portosil, às margens do rio Jacaré Grande, interior do município de Breves, filho de Abel de Souza Machado e Maria de Brito Machado. Atualmente é casado com Francinete Cardoso Rodrigues. É pai de cinco filhos: Artêmio Júnior, Jair, Eduardo, João Paulo e Jamily Machado. Graduou-se em Educação Física.

Artêmio Machado é uma daquelas pessoas cheia de talentos e vontades, que faz a diferença em nossa sociedade. Quem o conhece bem sabe que são muitas as suas habilidades e as áreas aonde ele se destaca. Artêmio Machado toca violão com destreza, faz belas composições, gosta de escrever poesias, já lecionou durante alguns anos nas escolas locais, já participou da redação de jornais, atuou na direção de clubes de futebol e ocupa há vários anos a chefia do Escritório Local do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Contudo, o que realmente o tornou conhecido e admirado pelos cidadãos brevenses é sua dedicação ao ringue de lutas.

Em 19 de fevereiro de 1974, ele fundou a Academia de Boxe Abel Machado, que se tornou um baluarte do esporte local.

Artêmio Machado é juiz amador e arbitro profissional de boxe. É federado e confederado, podendo atuar como juiz em lutas de profissional e amador em eventos nacionais e internacionais.

O mais curioso de tudo é que Artêmio Machado fugiu da tradição do futebol e de outros esportes populares (como basquete e vôlei), conseguindo criar uma referência local com um esporte diferente, como o boxe.

Nessas quatro décadas, a Academia Abel Machado já conquistou grandes resultados. Dela já saíram diversos lutadores que se destacaram em diversas competições, conquistando títulos importantes.

Hoje a Academia Abel Machado conta com aproximadamente 100 atletas, na sua maioria crianças e adolescentes, sendo que muitos destes foram resgatados do envolvimento com coisas erradas (como álcool e drogas) pelo amor ao boxe.

É baseando-se nesse histórico de luta e realizações que grande número de pessoas deseja ver outras pessoas seguindo o exemplo do Artêmio. Certamente que Breves ganharia bastante se tivesse outros “Artêmios” se dedicando de corpo e alma para alavancar as demais modalidades esportivas de nosso município e região.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Abril de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 21/04/2014
Reeditado em 22/04/2014
Código do texto: T4777564
Classificação de conteúdo: seguro