Casa+das+Canoas.jpg
Casa das Canoas
 
Ainda em 1951 e no ano seguinte construiu sua própria casa no Rio de Janeiro. Esta, chamada a Casa das Canoas, nome da estrada em que se encontra, tornar-se muitos anos mais tarde parte da Fundação Oscar Niemeyer. A casa foi tombada em 2007 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN).
 
Outras Obras no Período
 
Em meados da década de 50, Oscar Niemeyer atuou, ainda que brevemente, no mercado imobiliário de São Paulo, para o Banco Nacional Imobiliário (BNI). Os edifícios MontrealTriânguloCalifórnia e Eiffel são fruto de seu escritório montado em São Paulo neste período, sob supervisão do arquiteto Carlos Lemos, também responsável pela finalização e acompanhamento da execução do Edifício Copan. Na mesma época, Oscar Niemeyer também projetou o Edifício Itatiaia, em Campinas.
 
No Rio de Janeiro, projetou em 1954 a Casa Edmundo Cavanelas, em Petrópolis, que foi usada para ambientação da minissérie "Queridos Amigos" da TV Globo, exibida em 2008. A casa possui uma cobertura apoiada nas quatro extremidades, que lembra um lençol ou uma tenda, de concreto.
 
Ainda em 1954 projetou, sob encomenda de Juscelino Kubitschek, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte, inaugurada em 1961. Projetou a Escola Estadual Governador Milton Campos em Belo Horizonte, mais conhecida como Colégio Estadual Central, inaugurada em 1956, cujo conjunto foi tombado pelo Patrimônio Histórico de Minas Gerais.
 
Em 1955, fundou a revista Módulo, no Rio de Janeiro, uma das mais importantes revistas de arquitetura, urbanismo, arte e cultura da década de 50. Sua produção foi proibida pela ditadura militar em 1965 e só voltou a circular em 1975.
 
Juscelino Kubitschek, eleito presidente do Brasil em 1956, voltou a entrar em contato com Oscar Niemeyer, desta vez com um projeto político mais ambicioso: mover a capital nacional para uma região despovoada no centro do país. Assim, Juscelino Kubitschek o chama para a direção da Novacap, empresa urbanizadora da nova capital.
 
Bras%C3%ADlia.jpg
Brasília
 
Em 1957, Oscar Niemeyer abriu um concurso público para o Plano Piloto de Brasília, a nova capital. O projeto vencedor foi o apresentado por Lúcio Costa, seu amigo e ex-patrão. Oscar Niemeyer, arquiteto escolhido por Juscelino Kubitschek, seria responsável pelos projetos dos edifícios, enquanto Lúcio Costa desenvolveria o plano da cidade.
 
Brasília foi um grande desafio. A cidade foi construída na velocidade de um mandato, e Oscar Niemeyer teve de planejar uma série de edifícios em poucos meses para configurá-la. Entre os de maior destaque estão a residência do Presidente, Palácio da Alvorada, o edifício do Congresso NacionalCâmara dos Deputados e Senado Federal, a Catedral de Brasília, os prédios dos ministérios, a sede do governo, Palácio do Planalto, além de prédios residenciais e comerciais.
 
A determinação de Juscelino Kubitschek foi fundamental para a construção de Brasília, levando para frente sua intenção de desenvolver o centro despovoado do Brasil, a exemplo da marcha do oeste norte-americano: povoar o interior e levar o progresso Brasil adentro.
 
O projeto de Lúcio Costa, vencedor do concurso, punha em prática os conceitos modernistas de cidade: o automóvel no topo da hierarquia viária, facilitando o deslocamento na cidade, os blocos de edifícios afastados, em pilotis sobre grandes áreas verdes. Brasília possui diretrizes que remetem aos projetos de Le Corbusier na década de 1920 e ainda ao seu projeto para a cidade de Chandigarh, pela escala monumental dos edifícios governamentais. A cidade de Lúcio Costa também possui conceitos semelhantes aos dos estudos de Hilberseimer.
 
Nesta nova cidade projetada, levou-se em conta o ideal socialista, onde todas as moradias pertenceriam ao governo e seriam utilizadas pelos funcionários públicos. Nesta visão, todos os funcionários, fossem serventes ou parlamentares, deveriam habitar os mesmos prédios.
 
A construção de Brasília foi controversa. Os preceitos do urbanismo modernista já sofriam críticas antes mesmo do início de sua construção, devido a sua escala monumental e à prioridade dada ao automóvel. Brasília cresceu de forma não prevista e cidades-satélite surgiram para acomodar a crescente população. Atualmente, apenas uma pequena parcela dos habitantes do Distrito Federal habita na área prevista pelo Plano Piloto de Lúcio Costa.
 
"…quem for a Brasília, pode gostar ou não dos palácios, mas não pode dizer que viu antes coisa parecida. E arquitetura é isso - invenção."
(Oscar Niemeyer)
 
Igrejinha+da+307-308+Sul.jpg
Igrejinha da 307/308 Sul
 
Em maio de 1958 inaugurou-se o primeiro templo de alvenaria em Brasília, aIgrejinha da 307/308 Sul, construída em 100 dias.
 
Pal%C3%A1cio+da+Alvorada.jpg
Palácio da Alvorada
 
Palácio da Alvorada foi o primeiro edifício público inaugurado em Brasília, em junho de 1958. Nesta obra Oscar Niemeyer desenhou pilares em um formato inusitado. A forma dos pilares da fachada deu origem ao símbolo e emblema da cidade, presente no brasão do Distrito Federal.
 
 
Palacio_do_Planalto.jpeg
Palácio do Planalto
 
Palácio do Planalto foi inaugurado no dia da transição da capital, em 21 de abril de 1960. Durante a construção do edifício, a sede do Governo funcionou noCatetinho, um sobrado de madeira, nos arredores de Brasília. É um dos edifícios da Praça dos Três Poderes, sendo os demais o Supremo Tribunal Federal e oCongresso Nacional.
 
Catedral+Metropolitana+Nossa+Senhora+Aparecida.jpg
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
 
Marcante por sua arquitetura singular, a Catedral Metropolitana é uma das obras mais expressivas de Brasília. O acesso à nave se dá através de uma passagem subterrânea, intencionalmente escura e mal-iluminada, visando o contraste com o interior que recebe iluminação natural intensa. Foi inaugurada em 1960.
 
Casa+do+Cantador.JPG
Casa do Cantador
 
Uma edificação moderna para homenagear a comunidade nordestina que habita o Distrito Federal. Localizada na cidade de Ceilândia, a Casa é a sede do cantador repentista, do poeta cordelista, do coquista embolador e de um sem-número de artistas do improviso e da literatura de cordel, verdadeiros representantes da cultura popular. Inaugurada a 9 de novembro de 1986, a Casa do Cantador tem sido palco de grandes manifestações culturais, a exemplo dos Festivais Nacionais de Cantadores Repentistas e Poetas Cordelistas que acontecem há mais de 22 anos. Nestes eventos a Casa do Cantador abre suas portas para a arte e a cultura e recebe de bom grado toda a mistura de brasileiros que reside no Distrito Federal.
 
Congresso+Nacional.jpg
Edifício do Congresso Nacional
 
O edifício do Congresso Nacional do Brasil, inaugurado em 1960, localiza-se no centro do Eixo Monumental, a principal avenida de Brasília. À frente há um espelho d'água e um grande gramado e na parte posterior do edifício se encontra a Praça dos Três Poderes. É um dos edifícios mais importantes do Brasil. É composto de duas semiesferas, que abrigam o Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Entre as semiesferas há dois blocos de escritórios.
 
Exílio e Projetos Além Mares
 
Em 1964 viajou para Israel a trabalho e voltou para um Brasil completamente diferente. Em março o presidente João Goulart, que assumiu a presidência após o presidente eleito Jânio Quadros renunciar, havia sido deposto por um golpe dos militares, que assumiram o controle do país e instauraram um regime de ditadura que durou 21 anos.
 
O comunismo de Oscar Niemeyer lhe custou caro. No período da ditadura militar do Brasil, a revista Módulo, que dirigia, teve a sede parcialmente destruída, o escritório de Oscar Niemeyer foi saqueado, seus projetos passaram a ser recusados e a clientela desapareceu.
 
Em 1965, 223 professores, entre eles Oscar Niemeyer, se demitiram daUniversidade de Brasília, em protesto contra a política universitária e retaliações do Governo Militar. No mesmo ano viajou para França, para uma exposição sobre sua obra no Museu do Louvre.
 
No ano seguinte, impedido de trabalhararrow-10x10.png no Brasil, mudou-se para Paris. Começou aí uma nova fase de sua vida e obra. Abriu um escritório nos Champs-Élysées, e teve clientes em diversos países, em especial na Argélia, onde desenhou a Universidade de Constantine e, em 1970, a Mesquita de Argel. Na França, projetou a sede do Partido Comunista Francês (doação), a Bolsa de Trabalho de Bobigny, o Centro Cultural Le Havre e na Itália a Editora Mondadori.
 
Em Portugal tem apenas uma obra, na cidade do Funchal, o Pestana Casino Park, um projecto de 1966, mas concluído em 1976 e que é composto por três edifícios: um cassino, um centro de congressos e um hotelarrow-10x10.png de cinco estrelas.
 
Oscar+Niemeyer+8.jpg
Anos 1980 e 1990
 
Oscar Niemeyer retornou ao Brasil no começo dos anos 80, no início da abertura política, quando da anistia dos exilados no governo João Figueiredo.
 
Na ocasião o antropólogo Darcy Ribeiro, amigo de Oscar Niemeyer, era vice de Leonel Brizola, ex-exilado e governador do Rio de Janeiro eleito em 1982. Para consolidar os projetos educacionais e culturais de Darcy RibeiroOscar Niemeyerprojeta os CIEPs e o Sambódromo do Rio de Janeiro, que possui salas de aula sob as arquibancadas.
 
Projetou ainda na década de 1980 o Memorial JK, o Edifício Manchete, sede doGrupo Bloch em 1983, a Arena de Rodeios e o Parque do Peão "Mussa Calil Neto", na cidade de Barretos, interior de São Paulo em 1984, o Panteão da Pátria em Brasília em 1985, e o Memorial da América Latinaarrow-10x10.png em 1987, na cidade de São Paulo.
 
Em 1988, foi criada a Fundação Oscar Niemeyer a fim de preservar o seu acervo de cerca de 500 trabalhos.
 
Memorial+a+Cabanagem.JPG
Memorial da Cabanagem
 
Memorial da Cabanagem é um monumento de 15 metros de altura por 20 de comprimento, todo em concreto, erguido no complexo do entroncamento em Belém, PA. A pedido do então governador do Pará, Jader Barbalho, o monumento foi construído para compor as comemorações do sesquicentenário da Cabanagem, que aconteceu em 7 de janeiro de 1985.
 
Esteticamente a obra pode ser definida como uma rampa elevada em direção ao céu com uma inclinação acentuada apontando para um ponto sem fim, tendo no meio uma "fratura", um pedaço do monumento que jaz no chão. Segundo a concepção de Oscar Niemeyer, o monumento representa a luta heróica do povo cabano, que foi um dos movimentos mais importantes de todo o Brasil. A rampa elevada em direção ao firmamento representa a grandiosidade da revolta popular que chegou muito perto de atingir seus objetivos e a "fratura" faz alusão à ruptura do processo revolucionário. Mas embora tenha sido sufocada, a Cabanagempermanece viva na memória do povo, por isso, o bloco continua subindo para o infinito, simbolizando que a essência, os ideais e a luta cabana continuam latentes na história do país.
 
Hoje o monumento à Cabanagem faz parte do complexo viário do Entroncamento e está longe de cumprir o seu papel de museu, pois é fechado à visitação pública e, há algum tempo, foi alvo de vandalismo por parte de moradores de rua.
 
Em 1997, o então prefeito Edmílson Rodrigues determinou que o monumento fosse limpo e restaurado. Este monumento é o único de Oscar Niemeyer em território paraense, no entanto é vítima de constantes arrombamentos, pichações e depredações. O monumento aponta para a vila de Icoaraci onde muitos combatentes cabanos foram mortos e enterrados. A "mão fraturada", sem o polegar, faz referência a pacificação ocorrida após a Cabanagem numa época onde quem era pego com armas de fogo tinha o polegar cortado.
 
Terminal+Rodovi%C3%A1rio+de+Londrina.jpg
Terminalarrow-10x10.png Rodoviário de Londrina
 
Ainda em 1988 projetou para a cidade de Londrina, no Paraná, o Terminalarrow-10x10.pngRodoviário de Londrina - José Garcia Villar -, que foi inaugurado em 25 de junho de 1988. A construção é toda feita de zinco, possui o formato circular, no centro onde tem abertura que sai para o jardim.
 
Memorial+da+Am%C3%A9rica+Latina+3.jpg
Memorial da América Latinaarrow-10x10.png
 
Memorial da América Latinaarrow-10x10.png, localizado no bairro da Barra Funda, na cidade de São Paulo, inaugurado em 18 de março de 1989, possui o conceito e o projeto cultural desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro.
 
Museu+de+Arte+Contempor%C3%A2nea+de+Niter%C3%B3i.JPG
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
 
Em 1991, aos 84 anos, projetou o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) em um terreno que o próprio escolheu quando andava de carro por Niterói. Considerado uma de suas grandes obras, o projeto do Museu de Arte Contemporânea integra a arquitetura com o panorama da Baía de Guanabara, a praia de Icaraí e o relevo do Rio de Janeiro.
 
Anos 2000
 
Museu+Oscar+Niemeyer.jpg
Museu Oscar Niemeyer
 
Em 22 de novembro de 2002 foi inaugurado o complexo que abriga o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Por sua forma inusitada, o museu é popularmente chamado de Museu do Olho ou Olho do Niemeyer. Abriga diversas exposições ao longo do ano e traz milhares de turistas do Brasil e do exterior. O museu preza por sua arquitetura moderna, representando originalmente um pinheiro (segundo Niemeyer).
 
Anexo da Serpentine Gallery
 
Em 2003, Oscar Niemeyer foi escolhido para projetar seu primeiro edifício na Grã-Bretanha, um anexo provisório na Serpentine Gallery - uma galeria londrina que constrói a cada ano um pavilhão no Jardim do Hyde Park. Apesar de sua preferência pelo concreto, Oscar Niemeyer optou pela execução em aço devido ao caráter temporário da obra, que pedia uma arquitetura desmontável.