ROMANTISMO - JOSÉ DE ALENCAR
JOSÉ MARTINIANO DE ALENCAR
* 1829 – Sítio da Lagoa Redonda, na Vila de Mecejana – Século XIX – Ceará
+ 1877 – Rio de Janeiro
1850 – Formou-se em Direito pela São Francisco – São Paulo
Maior representante da prosa romântica (Terceiro Momento).
ATIVIDADES
- Jornalista, advogado, funcionário público (Ministro da Fazenda), crítico (Diário do Rio de Janeiro) influenciado por Macedo.
INFORMAÇÕES SOBRE O AUTOR:
- 1868/70 – político conservador (Ministro da Justiça)
- Fundador do romance brasileiro
- Primeiro ficcionista de bom nível da Literatura Brasileira
- Rompeu com D. Pedro II
- Contra a emancipação dos escravos, era abolicionista gradualista
- Obra autobiográfica “Como e Porque sou Romancista”
OBRAS
1 – Romances
A) Indianista (Literatura Primitiva)
1865 - Iracema
1874 - Ubirajara
1856/7 - Guarani
B) Histórico
Alfarrábios
As Minas de Prata (1862/5)
A Guerra dos Mascates
Guaratuja
O Ermitão da Glória
C) Sociais
Rurais, Regionalistas:
Til
O Tronco do Ipê
O Gaúcho
O Sertanejo
Urbanos:
Sonho D’ouro
Senhora, Diva, Lucíola – 1875, perfis de senhoras
Cinco Minutos – 1856
A Viuvinha
A Pata da Gazela
Encarnação (último romance)
2 – TEATRO
O Demônio Familiar – comédia
Mãe – drama
Verso e Reverso – comédia
As Asas de um Anjo
3 – Crítica Literária: Cartas sobre a Confederação dos Tamoios
- pseudônimo Ig – 1856, crítica a Gonçalves de Magalhães
4 – Crônicas: Ao Correr da Pena – 1853/4
5 – Escritos Políticos – Cartas de Erasmo
6 – Autobiogfrafia: Como e Porque sou Romancista
COMENTÁRIOS:
1 – Diferença entre Machado e Alencar
MACHADO: percepção por busca da alma – personagens são da classe média, pura burguesia carioca.
ALENCAR: percepção do tipo social – personagens eram todas as classes de todas as regiões.
2 – Maior romancista romântico do Brasil
3 – Os três Alencares: o indianista, o histórico e o social, um grande tema social, a disparidade econômica entre heroína e heróis determina a ação.
4 – Na obra indianista, o leit motiv sofre influência que vem da França, Chateaubriant - Átala e Estados Unidos – Ferminon Coper.
Em Átala Chateaubriand critica a europeização da cultura indígena – penetração do estrangeiro quebrando a placidez da vida selvagem.
CARACTERÍSTICA – estilo livre e pessoal, através desse estilo vai querer atingir efeitos plásticos e sonoros.
ESTUDO:
1856 – Cinco Minutos – romance (estorieta, segundo o autor)
Tema: o poder mágico do amor
Gênero – mensagem, carta sob a forma de Romance
A Viuvinha – Carolina – 15 anos e Jorge – 24 anos
OBRA PRIMA:
IRACEMA: SENTIDO HISTÓRICO: lenda da fundação do Ceará.
Personagens: Iracema e Martim. Têm um filho, Moacir, filho da dor.
UBIRAJARA (guerreiro da Lança)
Personagens: nações rivais: Araguaias, Chefe Jaguarê e Tocantins, Chefe Itaquê
Jaquarê está em território Tocantim quando encontra Araci. Araci vai embora
- aparece Pojucã (Tocantim)
- Jaguaré vence Pojucã que é condenado
- para preservar a espécie tem que dormir com Jandira que não quer (fala com Jaguaré mas ele não liga – pensa em Araci)
- Jaguaré vai à tribo Tocantim onde há um torneio e vence
- quando se identifica é preso
- Itaquê declara guerra aos Araguaias mas a nação Tocantim é atacada pelos Tapuias – Itaquê é ferido
- Faz-se prova para Itaquê ser substituído – Jaguaré vence
- fusão das tribos – Araguaias e Tocantim, resultando os Ubirajaras.
O GUARANI - 1857
OBJETIVO: desde 1830 já se havia pensado em escrever uma epopéia fluminense ou nacional.
- Alencar se baseia na colonização portuguesa (melhor fidalguia do porto)
- ressalta as qualidades do elemento natural
- apresenta a pujança do meio físico
- presença das tradições
PERSONAGENS
-. D. Antonio de Mariz – não se conforma com domínio espanhol
- Álvaro – fidalgo
- Cecília - filha de D. Antonio
- Aires Gomes – escudeiro
- Isabel – filha de D. Antonio de Mariz com uma índia
- Rio Paquequer – rio em cujas margens está a casa de D. Antonio de Mariz
- Peri – herói
- Loredano – vilão
- D. Lauriana – esposa de D. Antonio de Mariz
- Diogo – filho de D. Antonio
Toda a história acontece por causa de Diogo que quando foi caçar matou uma índia dos Aimorés.
OBRAS REGIONAIS
O Sertanejo, Til, O Tronco do Ipê, O Gaúcho – têm a finalidade de mostrar o Brasil em todas as suas dimensões.
OBRAS HISTÓRICAS
As Minas de Prata e A Guerra dos Mascates
MAIS INFORMAÇÕES:
- Quem mais o atacou na política foi D. Pedro
- Na Literatura foi atacado por Franklin Távora (O Cabeleira) e Feliciano de Castilho, principal dos escritores da Geração de Lisboa.
- Os ataques eram feitos pelo Jornal “Questões do Dia”, dirigido por Lucio Quinto Cincinato.
- As críticas que eles faziam a Alencar situavam-se: nos aspectos gramaticais, quanto aos índios (que não tinham aquela realidade), galicismos.
- Alencar briga pela nossa língua
- O seu primeiro livro foi “Os Contrabandistas”, que se perdeu (um colega seu de escola pos fogo)
- Manteve polêmica com Gonçalves de Magalhães sobre sua obra “Como e Porque Sou Romancista”.
- Primeiro livro publicado foi “Cinco Minutos”, e o último foi “Encarnação”.
ALGUNS PROBLEMAS CRÍTICOS
- Lívio Montenegro: – Romance Brasileiro
– personagens de Alencar não obedecem plano de perspectiva – são perfeitos, burilados, etc.
- Eugenio Gomes – Aspectos do Romance Brasileiro
– Alencar é um escritor pictoral, a palavra representa sobretudo o elemento da pintura; abuso do descritivismo; episódio de O Gaúcho; leitura de Chateaubriand; mau psicólogo.
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