Aparecida
 
Aparecida.jpg
MARIA APARECIDA MARTINS
(45 anos)
Cantora e Compositora
* Caxambu, MG (04/12/1939)
+ Rio de Janeiro, RJ (1985) - SAGITARIO 
 
Maria Aparecida Martins foi uma cantora e compositora brasileira, de carreira dedicada principalmente ao samba e a ritmos africanos. Ainda criança, interessou-se por música, aprendendo com os mais velhos da família os ritmos africanos.
 
Em 1949, a família mudou-se para o Rio de Janeiro. Por essa época, trabalhou como passadeira em casas de família no bairro de Vila Isabel.
 
Em 1952, já compunha suas primeiras músicas. Pouco tempo depois, Salvador Batista a levou para o programa "A Voz do Morro", incluindo-a em seu grupo como passista, conjunto no qual atuou por dez anos.
 
No início da década de 1960, foi convidada a participar do filme "Benito Sereno e o Navio Negreiro", por cuja atuação recebeu de prêmio uma viagem a França, onde se apresentou em uma boite interpretando, pela primeira vez, suas próprias composições.
 
Aparecida+4.jpgEm 1965, voltou para o Brasil e venceu o Concurso de Música de Carnaval do IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro. No mesmo ano, seu samba "Zumbi, Zumbi" venceu o III Festival de Música de Favela, representando a favela da Cafúa, de Coelho Neto.
 
Em 1968, compôs o samba-enredo "A Sonata das Matas"para a escola de samba Caprichosos de Pilares. Foi a segunda mulher a vencer uma disputa de samba-enredo numa escola, depois de Dona Ivone Lara.
 
Ao lado de Darci da MangueiraSidney da ConceiçãoSabrina, Chico Bondade, entre outros, participou do LP "Roda de Samba" em 1974. Foi a primeira vez em que gravou uma composição de sua autoria, "Boa-noite". No mesmo ano, saiu o disco "Roda de Samba nº 2", com Nelson CavaquinhoSabrinaRoque do Plá,Rubens da Mangueira e Dida. Desta vez, Aparecida interpretou "Proteção" (David Lima e Pinga) e "Rosas Para Iansã" (Josefina de Lima).
 
Seu primeiro disco solo"Aparecida", foi gravado em 1966. O repertório incluía suas músicas "Talundê""Nanã Boroquê" e "Segredos do Mar" (todas em parceria com Jair Paulo), "Tereza Aragão""Meu São Benedito" e "Inferno Verde". Também adaptou a canção folclórica "A Maria Começa a Beber".
 
Demorou mais 10 anos para lançar seu segundo LP, "Foram 17 Anos", no qual voltou a gravar suas composições, entre elas "17 Anos""Grongoiô, Propoiô"(parceria com João R. Xavier e Mariozinho de Acari) e "Diongo, Mundiongo".
 
Em 1977, lançou o disco "Grandes Sucessos" e nos anos seguintes gravou pela RCA Victor os LPs "Cantigas de Fé" (1978) e "13 de Maio" (1979), no qual interpretou, além da canção título, "Aleluia Dom Miguel""Mussy Gatana""Ceará""Indeuá Matamba", todas de sua autoria.
 
Em 1980, lançou o disco "Os Deuses Afros", que incluiu as músicas "Se Segura Zé" (Aparecida Kacik) e outras composições suas gravadas em LPs anteriores.
 
Em 1985, Aparecida morre no Rio do Janeiro.
 
No ano de 1996, a gravadora CID lhe prestou homenagem relançando em CD o disco "Aparecida, Samba, Afro, Axé".
 
Aparecida+3.jpg
Discografia
 
 
  • 1974 - Roda de Samba (CID)
    1974 - Roda de Samba nº 2 (CID)
    1975 - Aparecida (CID)
    1976 - Foram 17 Anos (CID)
    1977 - Grandes Sucessos (CID)
    1978 - Cantigas de Fé (RCA Victor)
    1979 - 13 de Maio (RCA Victor)
    1980 - Os Deuses Afros (CID)
    1983 - A Rosa do Mar (CID)
    1996 - Aparecida, Samba, Afro, Axé (CID)
 
 
Fonte: Wikipédia e Dicionário Cravo Albin da MPB
Enviado por Billy Brasil em 16/04/2014
Reeditado em 07/03/2015
Código do texto: T4771281
Classificação de conteúdo: seguro