Anita+Malfatti+2.jpg
A Semana de Arte Moderna de 1922
 
Após a enorme confusão causada por Monteiro Lobato, a vida de Anita Malfatticomeçou a ter certa normalidade. O tempo que se seguiu após a exposição, foi de assimilação do novo, da percepção daquilo que até então não fora nem sonhado.

"Parece absurdo, mas aqueles quadros foram a revelação. E ilhados na enchente que tomara conta da cidade, nós, três ou quatro, delirávamos de êxtase diante de obras que se chamavam O homem amarelo, A mulher de cabelos verdes."

"Assisti bem de perto essa luta sagrada e palavra que considero a vida artística de Anita Malfatti um desses dramas pesados que o isolamento dos indivíduos apaga para sempre feito segredo mortal. O povo passa, povo olha o quadro e tudo neste mostra vontade e calma bem definidas. O povo segue seu caminho depois de ter aplaudido a obra boa sem saber que poder de miserinhas cotidianas maiores que o Pão de Açúcar aquela artista bebeu diariamente com o café da manhã."
(Mário de Andrade)
 
Após o período de recesso, a Semana de Arte Moderna, mais uma vez, movimentou a vida artística insípida de São Paulo. Anita Malfatti participou dela com 22 trabalhos.

"Recordo-me que no dia da inauguração, o velho conselheiro Antônio Prado, com grande espanto da comitiva, quis comprar meu quadro 'O Homem Amarelo', porém, Mário de Andrade acabava de adquiri-lo. A plantinha havia vingado."
 
"Foi a noitada das surpresas. O povo estava muito inquieto, mas não houve vaias. O teatro completamente cheio. Os ânimos estavam fermentando; o ambiente eletrizante, pois que não sabiam como nos enfrentar. Era o prenúncio da tempestade que arrebentaria na segunda noitada"

Anita Malfatti estava feliz entre o círculo modernista, uma vez que ele vinha ao encontro de suas aspirações artísticas, entraria também para o comentado grupo dos cinco.
 Anita+Malfatti++-+A+Estudante+Russa.jpg
Anita Malfatti  -  "A Estudante Russa"
A Europa nos Loucos Anos 20
 
"Mário de Andrade lia uma conferência. Ao terminar a leitura, o Drº Freitas Valle num grande gesto levantou-se de seu trono e encaminhou-se para mim, o que me assustou de tal maneira que perdi o controle… Ele realmente chegou-se para junto de mim e disse mesmo de verdade que eu poderia embarcar para a Europa em viagem de estudos… - qualquer coisa me aconteceu, não sei se voei pelo telhado ou se afundei no chão… então surgiu uma dama, eu não a conhecia, que me reconfortou e rindo-se muito da minha confusão, afirmava ser aquilo verdade… Era Dona Olívia…"
 
Dessa forma, Anita Malfatti embarcava mais uma vez, em viagem de estudos para a Europa, ou melhor dizendo, para Paris. Seriam cinco anos de estudos pela bolsa do Pensionato. Este seria o último e o mais longo período de Anita Malfatti fora do Brasil.
 
Em agosto de 1923, embarcando pelo vapor Mosella rumo à França, aquela jovem baixa, com o lenço displicentemente esquecido sobre a mão direita, tinha então 33 anos. Mário de Andrade que não conseguiu chegar a tempo da partida de Anita Malfatti, enviara-lhe o seguinte telegrama:

"Querida amiga choro de raiva automóvel maldito escrevo hoje contando minha saudade e desespero perdoa mil beijos nas tuas mãos divinas boa viagem felicidades. Mário. São Paulo-21-8-1923."
 
A guerra que perdurara por anos, pôs um ponto final aos hábitos e costumes dabelle époque. Foi fatal também para o academismo. Agora seus antigos espaços eram ocupados pela arte moderna, que com grande vitória e sucesso se espalhara por todos os cantos e continuava em expansão acelerada nos salões, galerias e coleções. Há muito tempo, Paris atraia os artistas brasileiros - que eram e continuavam acadêmicos - mas agora, nesse 1923, o modernismo brasileiro estava em Paris, atualizando-se.

Anita Malfatti estava lá, na tentativa incansável de encontrar-se. Apesar das muitas dúvidas que ainda tinha em relação a que caminho seguir na sua arte, Anita Malfatti não deixou de trabalhar, de produzir. Logo no início do estágio francês, ela parece ter se "aconselhado" com o pintor Maurice Denis, possivelmente atraída pelos aspectos da pintura religiosa.
 
Nesse último estágio, uma das características mais fortes de Anita Malfatti, era a busca por uma postura menos polêmica, em comparação com a época norte-americana. A impressão que se tem, é de que ela procurava por uma espécie de classicismo moderno. Na Escola de Paris, no pós-guerra, muitos pintores das mais diversas origens, passavam pela experiência da releitura da arte de séculos passados, como Picasso, por exemplo. Nessa fase, que pode-se dizer, "um aprender de novo"Anita Malfatti testou várias possibilidades, e frequentemente produzia obras interessantes. Estudou muito, aprendeu muito, mas perdeu um pouco da sua audácia, com aquela urgência constante de "se contar" à tela, agora se continha, obedecendo as ordens formais da pintura.
 
Nesses cinco anos, a crítica francesa notaria o trabalho da pioneira, algumas telas como "Interior de Mônaco""A Dama de Azul""Interior de Igreja" e "A mulher do Pará", seriam as obras mais destacadas pela crítica internacional nesses anos de estudo e apresentação. A crítica francesa seria unânime também nos elogios feitos aos desenhos:
 
"Sua personalidade única torna impossível toda tentativa de apadrinhamento, mesmo suntuoso. Quanto aos desenhos de nus, de uma fatura tão pessoal, tão nítida, poucos artistas de escola moderna podem apresentá-los tão notáveis. A crítica foi unânime a este respeito."

As telas interiores-exteriores, ocupados por uma figura feminina, e as exteriores-interiores, também com figuras femininas, seriam a produção mais válida e permanente de Anita Malfatti do estágio francês, com suas "mulheres" solitárias, reclinadas ao balcão. Assim, Anita Malfatti entremostrava sua solidão.
 
Anita+Malfatti+342.jpg
Brasil 1928
 
No final de setembro de 1928, Anita Malfatti já se encontrava no Brasil.

"A ilustre artista mudou muito a arte dela (...) Também (...) vem encontrar os companheiros antigos bastante modificados e reforçados. Terá agora mais facilidade em ser compreendida e estimada no seu valor."
(Mário de Andrade)
 
O ambiente artístico, encontrado por Anita Malfatti na volta, era bem diferente do que deixara em 1923. O grupo inicial evoluíra muito, surgiam novos adeptos e novos movimentos. O número de artistas plásticos também crescera. Na chegada,Mário de Andrade - o maior e melhor amigo de Anita Malfatti - noticiou imediatamente sua chegada, relembrando quem ela era:

"O nome de Anita Malfatti já está definitivamente ligado à história das artes brasileiras pelo papel que a pintora representou no início do movimento renovador contemporâneo. Dotada duma inteligência cultivada e duma sensibilidade vasta, ela foi a primeira entre nós a sentir a precisão de buscar os caminhos mais contemporâneos de expressão artística, de que vivíamos totalmente divorciados, banzando num tradicionalismo acadêmico que já não correspondia mais a nenhuma realidade brasileira nem internacional."
 
Em 1929 abria em São Paulo, sua quarta individual. Depois de fechar sua exposição, até 1932, Anita Malfatti dedicou-se ao ensino escolar. Retomou suas aulas na Escola Normal Americana e foi trabalhar também na Escola Normal do Mackenzie College.

Podemos dividir as fases artísticas de Anita Malfatti em três:
 
  • A primeira seria quando define sua forma expressionista de pintar;
  • A segunda seria a das dúvidas de que caminho seguir na arte
  • Dos 20, 30 e início dos anos 40, quando depois da morte de Mário de Andrade e de sua mãe, Dona Betty, seria transformada numa terceira Anita Malfatti, e recolhida na sua chácara em Diadema. Iria finalmente, em paz consigo mesma "pintar à vontade", "à seu modo". A individual de 1945, prova essa unidade na pintura de Anita Malfatti. A artista estava decidida em seu caminho de paz, na sua reclusão.
 
"É verdade que eu já não pinto o que pintava há 30 anos. Hoje, faço pura e simplesmente arte popular brasileira. É preciso não confundir:arte popular com folclore… eu pinto aspectos da vida brasileira, aspectos da vida do povo. Procuro retratar os seus costumes, os seus usos, o seu ambiente. Procuro transportá-los vivos para as minhas telas. Interpretar a alma popular (...) eu não pinto nem folclore, nem faço primitivismo. Faço arte popular brasileira."
 
Em 1964, na cidade de São Paulo, Anita Malfatti morreu, mas deixou um precioso legado para a arte brasileira introduzindo um novo estilo de pintar que, rejeitado a princípio, foi aos poucos adotado por toda uma geração de artistas. Marco divisório entre o antigo e o novo, a obra de Anita Malfatti constitui uma inestimável contribuição para a cultura brasileira.
 Anita+Malfatti++-+A+Mulher+de+Cabelos+Verdes.jpg
Anita Malfatti  -  "A Mulher de Cabelos Verdes"
Representações da Artista em Outras Mídias
 
  • Na minissérie "Um Só Coração" (2004), de Maria Adelaide Amaral na Rede Globo, Anita Malfatti, foi representada pela atriz Betty Gofman.
  • "Anita Malfatti" - documentário - Premio Estímulo de Curta-metragem da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em 2001 - de Luzia Portinari Greggio.
  • Ilustrou o livro "Cafundó da Infância", de Carlos Lébeis em 1936