Biografia da Prof.ª NAZARÉ OLIVEIRA

Maior Referência da Cultura de Breves

Maria de Nazaré Barbosa de Oliveira, carinhosamente conhecida como Prof.ª Nazaré Oliveira, está entre as pessoas mais queridas e admiradas em Breves. Professora, historiadora, escritora, poetisa, folclorista, amante e promotora das artes, são algumas das múltiplas facetas dessa ilustre personalidade que ocupa lugar de destaque na história brevense.

Nazaré Oliveira nasceu em 29 de fevereiro de 1944, em Bragança, cidade do nordeste paraense, filha de Moisés Alves de Oliveira e Doralice Barboza de Oliveira. Chegou a Breves em 1972 para ser professora do Estado, e começou a dar aulas no Colégio Miguel Bitar, que era o maior centro de ensino dessa região do Marajó. A partir de 1976 começou a trabalhar na Prefeitura. Durante 10 anos lecionou nas escolas municipais e ocupou dois cargos importantes: supervisora de ensino e supervisora da merenda escolar pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).

Com o passar dos anos a Prof.ª Nazaré Oliveira foi acumulando experiência e adquirindo respeito pela classe de professores. Assim, foi convidada a ocupar o cargo de Secretária Municipal de Educação, aonde desenvolveu importantes serviços para aprimorar o ensino local. Depois foi nomeada como Secretária Municipal de Cultura e Desportos, área em que se consagrou de vez entrando para a história de Breves como a maior referência na cultural local.

A frente dessa pasta a Prof.ª Nazaré Oliveira atuou ativamente na promoção de eventos e inúmeros trabalhos literários, artísticos e culturais. Coordenou vários festivais brevenses de folclore. Em 1987 fundou o Grupo Nheengaíbas, que é a principal marca de seu empenho no desenvolvimento da cultura brevense. Também coordenou o concurso anual de quadrilhas juninas. Promoveu intercâmbios culturais levando artistas locais para participar de feiras, exposições e espetáculos em Belém e outras cidades paraenses. Escreveu lindas poesias, conquistando vários prêmios. Escreveu o livro “Breves em breves passos” (1986). Essa obra é um dos primeiros trabalhos resgatando um pouco da história e cultural local.

Recebeu diversas homenagens e condecorações pelos seus importantes serviços prestados a cultura e ensino brevense. Recentemente, a Prefeitura Municipal batizou uma escola com seu nome como reconhecimento pelo seu incentivo ao desenvolvimento sociocultural de Breves.

Em 2002, após se aposentar como educadora, retornou para sua cidade natal, Bragança. Mas mesmo a distancia nunca deixou de influenciar positivamente a cultura de Breves. Sempre que possível, a professora Nazaré Oliveira participa de eventos no Marajó.

Em fevereiro de 2014, a professora Adriana Corrêa de Oliveira defendeu uma excelente Dissertação de Mestrado com o título “Nazaré Oliveira: uma educadora marajoara”, na Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, aonde registra com detalhes a vida e as belíssimas obras dessa mulher valorosa.

A Prof.ª Nazaré Oliveira nunca se casou. Ao longo de sua vida dedicou todo seu tempo e amor para ensinar e promover a cultura marajoara e paraense. Várias pessoas dizem que quando ela se mudou de Breves a cultura local perdeu sua força. Até hoje não surgiu ninguém para seguir os passos dessa grande mulher. Muita gente tem esperanças que a cultura de Breves volte a ter o brilho e encanto dos tempos da Prof.ª Nazaré Oliveira.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Abril de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 14/04/2014
Reeditado em 24/04/2014
Código do texto: T4769054
Classificação de conteúdo: seguro