Zilá Fonseca
Zil%C3%A1.jpg
IOLANDA RIBEIRO ANGARANO
(63 anos)
Cantora
* SP (12/04/1929)
+ RJ (30/05/1992) - ARIES
 
Zilá Fonseca nasceu em São Paulo, cidade onde iniciou sua carreira artística. Em 1939, foi contratada pela Rádio Tupi de São Paulo.  Trabalhou depois na Rádio Cruzeiro do Sul, transferindo-se em seguida para o Rio de Janeiro, passando a atuar na Rádio Mayrink Veiga.
 
Lançou pela Columbia, seu primeiro disco, com acompanhamento de Antônio Rago e seu conjunto regional, interpretando a marcha "Se Ele Perguntar Por Mim" e o samba "Fiz Esta Canção", ambas do compositor Sereno.
 
Em 1940, participou do filme "Vamos Cantar"dirigido por Leon Marten.  Gravou um disco na Columbia, incluindo o samba "Coração Em Festa" (José Maria de Abreu e Alberto Ribeiro) e "Carta Verde" (Valfrido Silva e Armando Lima).  No mesmo ano lançou dois de seus grandes sucessos,  a marcha "A Charanga do Oscar", de MalfitanoSilva Araújo e Geraldo Mendonça e o samba "Sei Lá Si Tá", de Valfrido Silva e Alcir Pires Vermelho.
 
Em 1942, gravou na RCA Victor as marchas "A Vontade do Freguês" (Malfitano e Jorge Faraj) e "Olha a Conga" (Malfitano e Silva Araújo).
 
Zila+Fonseca+2.jpg
Em 1945, foi contratada pela Odeon e lançou os sambas "Já Não Posso Mais" (Milton de Oliveira e Gilberto de Carvalho) e o grande sucesso de "Muita Gente No Samba" (Ari Monteiro). No ano seguinte gravou o samba "Nicanor Vai Ser Chutado" (Haroldo Lobo e Milton de Oliveira).
 
Em 1948, transferiu-se para a Star, onde gravou "Quero Um samba" (Assis Valente e Júlio Zamorano), "Onde Vamos Morar" (Antônio Valentim dos Santos e Aldacir Evangelista),"Eta Pessoal" (Henrique de AlmeidaGadé e Humberto de Carvalho) e o grande sucesso"A Aurora Vem Raiando" (Nelson Trigueiro), além da marcha carnavalesca "Galo Garnizé" (Antônio AlmeidaLuís Gonzaga e Miguel Lima).
 
Em 1949, atuou no filme "Estou Aí", com direção de José Cajado Filho. Nesse mesmo ano, casou-se com Osvaldo Luís, na época locutor da Rádio Mayrink Veiga.
 
Em 1951, foi para a Odeon e transferiu-se neste mesmo ano para a Todamérica, estreando com a marcha "Meu Barracão Não Cai" (Valdir Gonçalves e Irani de Oliveira), o samba "Nome Manchado" (Paulo Marques e Alice Chaves), e para o carnaval "Balança Mas Não Cai" (Abel Ferreira), seguido de "Não Te Quero Mais"(Mário Sena e Armando Rosas), "Revés do Passado" (Plínio Gesta), "Minha Vida e Meus Amores" (Luís Vieira) e "O Príncipe Maru" (Oldemar Magalhães).
 
Em 1952 gravou o baião "A Jangada Não Vem", de sua parceria com Osvaldo Silva e o samba "Agradeço a Você" (Altamiro Carrilho e Armando Nunes). No ano seguinte, retornou para a Columbia e gravou o samba-canção "Jerusalém" (Castro Perret) e a canção "Noite de Luz" (Gruber e Osvaldo Molles).
 
Em 1954, gravou com Cauby Peixoto o bolero "Vaya Con Dios" (RusselJames e Pepper), com versão de Joubert de Carvalho e o baião "Elvira" (Rômulo Paes e Henrique de Almeida). No ano seguinte gravou o clássico samba "A Voz do Morro"(Zé Keti).
 
Zila+Fonseca+42.jpg
 
Em 1956, registrou o samba "Vingança de Pobre" (Hianto de Almeida e Francisco Anysio) e no ano seguinte o samba "Se Acaso Você Chegasse" (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins). Gravou ainda na Chantecler e nos pequenos selos Sarau e Ritmos.
 
Zilá Fonseca durante muito tempo foi considerada uma especialista na arte de cantar tangos e boleros.