Visconde de Arari
Visconde%2Bde%2BArari.jpg
ANTÔNIO LACERDA DE CHERMONT
(72 anos)
Militar e Fazendeiro
* Chaves, PA (16/10/1806)
+ Pará, PA (05/08/1879) - LIBRA
 
Foi um militar e fazendeiro proprietário de terras em Marajó, que alcançou apatente de comandante-superior da Guarda Nacional e a presidência da Província do Pará.
 
Antônio Lacerda de Chermont foi o primeiro Barão e Visconde com Grandeza de Arari.
 
Participativo nas políticas regionais, ajudou em obras de infra-estruturas como das estradas do Arsenal e das Mongubeiras, em 1851, além de ter financiado gastos públicos como a viagem de J. J. Brunetdiretor do Gabinete de História Natural do Ginásio da Província de Pernambuco, o qual se dirigira ao Pará para analisar as possibilidades hídricas do Rio Amazonas.
 
Filho do coronel Teodósio Constantino de Chermont Filho e de Inês Maria Aires, e irmão de Inês Antônia Miguela Chermont, casada com o comendador Antônio José de Miranda. Teve os seguintes filhos:
 
 
  • Francisco Leite Chermontcasado com Ester Pombo da Gama e Abreu, filha do Barão de Marajó. 
    Justo Leite Chermont, primeiro governador do Pará no regime republicano, casado com Augusta de Assis, filha de Joaquim José de Assis, deputado geral pelo Mato Grosso.
    Maria Emília Leite Chermont, casada com Manuel de Melo Cardoso Barata, segundo vice-governador do Pará no regime republicano e bisneto de João de Araújo Roso, senador pelo Maranhão.
    Inês Leite Chermont, casada com Teotônio Raimundo de Brito,deputado federal de 1894 a 1897.
 
Títulos Nobiliárquicos e Honrarias
 
Comendador da Imperial Ordem de Cristo e da Imperial Ordem da Rosa.
 
Barão de Arari
 
Título conferido por decreto imperial em 18 de maio de 1853. Faz referência ao RioArari, região onde o nobre possuía terras. Em tupi significa rio dos papagaios.
 
Visconde de Arari Com Honras de Grandeza
 
Título conferido por decreto imperial em 10 de setembro de 1867.
 
Foi diretor da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.