Sérgio Cardoso
S%25C3%25A9rgio%2BCardoso1a.jpg
SÉRGIO FONSECA DE MATTOS CARDOSO
(47 anos)
Ator
* Belém, PA (15/03/1925)
+ RJ (18/08/1972) - PEIXES
 
Formou-se em Direito no Rio de Janeiro e sonhava com o Itamarati, queria ser diplomata. Despertou para o teatro ao conhecer o Teatro Universitário do Rio de Janeiro e sua estréia foi no papel título de "Hamlet" de William Shakespeare. O sucesso foi tão grande que ele desistiu de tudo e se decidiu pela carreira de ator.

Foi para o Teatro Brasileiro de Comédia de São Paulo. Fez peças importantes, como: "Entre Quatro Paredes""A Ópera dos Três Vinténs""Do Mundo Nada Se Leva""Seis Personagens à Procura de um Autor""Convite ao Baile""A Falecida""A Raposa e as Uvas" e "A Ceia dos Cardeais".
S%C3%A9rgio+Cardoso2.jpg

Em 1949 fundou sua própria companhia teatral, o Teatro dos Doze em sociedade com a atriz Nydia Licia com que foi casado por muitos anos e teve uma filha,Silvia.

Na TV Tupi, Sérgio Cardoso fez várias telenovelas de sucesso: "O Sorriso de Helena""O Cara Suja""O Preço de Uma Vida""O Anjo e o Vagabundo","Somos Todos Irmãos" e "Antônio Maria". Essa última, escrita por Geraldo Vietri, que fez ao lado de Aracy Balabanian, foi seu maior sucesso na TV.

Em 1968, realizou "O Santo Mestiço", novela sobre a vida de "São Martinho de Porres".

Em 1969 ele foi para a TV Globo, onde fez: "A Cabana do Pai Tomás""Pigmaleão 70""A Próxima Atração" e "O Primeiro Amor". Foi este seu último trabalho. O ator foi vitimado por um Ataque Cataléptico, que deixa o corpo da pessoa portadora como se a mesma estivesse morta. Ele teve que ser substituído por Leonardo Villar, um de seus melhores amigos, já que a telenovela ainda tinha vários capítulos para serem gravados e ele fazia o principal papel.
S%C3%A9rgio+Cardoso3.jpg
Mais de vinte mil pessoas acompanharam o enterro do ator em São Paulo. Onde ele formou sua companhia de teatro. No local onde ele fundou a companhia de teatro, no bairro da Bela Vista, hoje existe o Teatro Sérgio Cardoso.

Após sua morte houve rumores que o ator havia sido enterrado vivo, fato que é negado por parentes e amigos.
Televisão
 
1964 - O Sorriso de Helena ... Fernando
1965 - O Cara Suja ... Ciccílio
1965 - O Preço de Uma Vida ... Drº Valcourt
1966 - O Anjo e o Vagabundo ... Drº Renato
1966 - Somos Todos Irmãos ... Samuel
1967 - Paixão Proibida ... Rogério
1968 - O Santo Mestiço ... Martinho de Porres / Padre Ramiro
1968 - Antônio Maria ... Antônio Maria
1969 - A Cabana do Pai Tomás ... Pai Tomás
1970 - Pigmalião 70 ... Fernando Dalba
1971 - A Próxima Atração ... Rafael Borges (Rodrigo)
1972 - O Primeiro Amor ... Professor Luciano Lima