JOÃO GURGEL 
Jo%25C3%25A3o%2BGurgel.jpg
JOÃO AUGUSTO CONRADO DO AMARAL GURGEL
(82 anos)
Engenheiro e Empresário
* Franca, SP (26/03/1926)
+ Rio Claro, SP (30/01/2009) - ARIES

FOI UM engenheiro e industrial brasileiro fazer ramo automobilístico. Ele. montou los 1969 A Fábrica Gurgel, COM proposal de Produzir Veículos 100% Nacionais.

Sonhando Com o Carro Nacional

DESDE SUA Juventude, sonhava los Fazer hum Carro brasileiro, Tanto Opaco los SUA formatura da Escola Politécnica de São Paulo , apresentou hum Pequeno Veículo de Dois Cilindros, batizado Tião. Como o Projeto Pedido FOI UM Guindaste, Reprovado Quase É. Ouviu entao de Seu professor de:. "Carro Localidade: Não se fabrica, Gurgel, se Compra" Pós-Graduado nn ESTADOS UNIDOS, trabalhou na Buick Motor Corporação e na Geral Truck Motors and Coach Corporation.

O Empresário

Em 1958, CRIOU um Moplast Moldagem de Plásticos . e começou a desenvolver Projetos próprios, tornando-se supplier de LUMINOSOS parágrafo DIVERSAS Empresas Brasileiras Com O Sonho los Mente, fundou los 1969 na Cidade de Rio Claro a Gurgel Motores S / A: a Indústria MAIS Brasileira de Todos OS tempos.Suá Carreira FOI Marcada Pela Busca fazer Desenvolvimento de Tecnologias Automotivas Nacionais, utilizando o capital igualmente Nacional. Caracteristica marcante nn Veículos FABRICADOS POR SUA Empresa ERAM SUAS como carrocerias de fibra de Vidro. Uma Partir de 1972 Passou a dedicar-se à Produção de Veículos Especiais. APOS 1975 começaram a serviços produzidos OS Primeiros Veículos Utilitarios Tipo fóruns de estrada da Marca Gurgel, marca that los 1981 lançou O Primeiro Veículo elétrico da América Latina, o Itaipu E-500.Idealizador fazer Primeiro Hoje e comeu, Único Carro genuinamente brasileiro: o BR-800.

Polémicas EO Fim do Sonho

Era Contrário AO USO do Álcool de cana-de-Açúcar Combustível Como. AINDA ASSIM, alguns produziu (poucos) Carros com motor de um Álcool. Na grande maioria OS Veículos da SUA Marca ERAM movidos a gasolina. Segundo um elemento terra desen Produzir Alimentos e Localidade: Não Combustíveis. Uma Gurgel acabou fechando como Portas não de final de 1994, Por questões Financeiras e derrotada pelas Grandes Multinacionais. Em abril de 2004, o Empresário Paulo Emílio Freire Lemos adquiriu uma Marca Gurgel. O Registro Desta encontrava-se expirado há from INPI 2003. Para tornar-se Seu Proprietário desembolsou o valor de R $ 850,00. A Família Gurgel Localidade: Não FOI CONSULTADA e POR ISSO decidiu mover UMA Ação judicial contra o Empresário. A Atual Gurgel nada ma uma versão com uma Antiga fabrica de automoveis e Trata-se de UMA importadora Opaco Hoje temperatura em Linha hum triciclo rural e UMA Empilhadeira.

Morte

Sofrendo do mal de Alzheimer havia Oito Anos, João Gurgel Morreu nenhum dia 30 de janeiro de 2009, AOS 82 Anos, na Sua Casa, na Cidade de Rio Claro (São Paulo).