Biografia do Empresário ADILSON MACHADO DE ALMEIDA

Um Amigo que Falava ao Coração dos Marajoaras

Adilson Machado de Almeida é considerado uma das personalidades mais marcantes da sociedade brevense. São muitas as boas descrições a seu respeito. Uma pessoa amigável e extremamente carismática que colecionava inúmeros amigos por onde passava. Um pai de família dedicado que tratava com zelo e carinho seus entes queridos. Um homem de negócios respeitado que ao longo de sua vida atuou em diversas áreas e se tornou uma grande referência para vários municípios da Ilha de Marajó.

Adilson Almeida nasceu, em 1947, filho de Osvaldo Correa Almeida e Zenaide Machado de Almeida. Casou-se com Tereza Freitas, com quem teve três filhos: Terezinha (Teca), Jane Grace e Adilson Júnior. Faleceu em 2009.

Foi radialista, compositor, músico, incentivador dos esportes e da cultura marajoara, além de empresário dos ramos comercial, agropastoril e das comunicações.

Foi o precursor da Televisão em Breves, criando a TV e Radio Marajó. A TV Marajó, fundada em 1985, exibia dois programas: o “Jornal Marajó”, que veiculava questões do cotidiano brevense; e o programa de auditório “Assim nasce um artista”, que era apresentado pelo próprio Adilson.

Por causa de seu trabalho como comunicador, Adilson Almeida conquistou uma legião de fãs. No auge dos programas dezenas de cartas chegavam semanalmente para elogiar, agradecer, e até mesmo de algumas mulheres que declararam sua paixão platônica pelo empresário. Sua popularidade era tamanha que em algumas visitas ao interior ele era tratado com status de celebridade pelos ouvintes e telespectadores assíduos da TV e Rádio Marajó.

Outro diferencial que destacava Adilson Almeida de outros empresários era o seu coração generoso. Ele não se preocupava só com os lucros de sua empresa. Na verdade ele sempre usou suas empresas para ajudar outras pessoas, patrocinando eventos e projetos nas áreas sociais, culturais e esportivas.

Por causa de seu carisma e sua facilidade para interagir com as pessoas, Adilson Almeida acabou seguindo carreira política. Foi Vereador durante quatro mandatos. Inclusive foi considerado o Prefeito mais jovem do Brasil, por um período de aproximadamente duas semanas, quando assumiu a gestão municipal em substituição ao Prefeito que se ausentou do cargo numa viagem para Belém.

A Loja Maçônica “Fraternidade e Lavor Brevense” teve o privilégio de contar com Adilson Almeida como um de seus membros fundadores em 1973. Anos mais tarde, tornou-se o Venerável Mestre, cargo máximo dessa tradicional instituição.

Fundou a Loja Boticário, criando um espaço diferenciado e de qualidade para ofertar a comunidade local produtos de altíssima qualidade.

Também fundou e construiu com recursos próprios a sede da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Breves (ACIAB). Fez parcerias com o SEBRAE e o Lions Clube, para trazer cursos de capacitação e projetos voltados para fortalecer o comércio e as empresas locais. Pelo pioneirismo e forte atuação, a ACIAB até hoje é uma das entidades empresariais mais conhecidas e respeitadas do Marajó.

Era apaixonado por futebol. Gostava de reunir-se com os amigos para participar de jogos e campeonatos em Breves, e cidades vizinhas, como Melgaço e Portel. Foi atuante na promoção de vários eventos esportivos do Clube Atalaia, da AABB e do Esporte Clube Santana.

Adilson Almeida, ao longo de sua vida rica de amizades e muito trabalho, já recebeu vários títulos e homenagens de diversas instituições, tais como: Honra ao Mérito do Lions Clube, do Projeto Rondon, da Assembleia Legislativa do Pará, da Câmara de Vereadores de Breves, da Liga Esportiva de Breves, das Tintas Ypiranga do Rio de Janeiro, do Museu Paraense Emílio Goeldi, Cidadão de Melgaço, entre tantos outros.

Ele começou sua vida de maneira modesta, numa pequena comunidade do interior de Breves. Com seu talento para empreender conquistou sucesso nos negócios, mas sempre honrou sua herança de homem do interior, possuindo um jeito alegre e envolvente como poucos.

Tinha hábitos simples, mas ao mesmo tempo era bastante curioso, tinha um espírito aguçado e gostava de aprender coisas novas. Prova disso é sua biblioteca particular que foi fruto de seu hábito ler. Comprava regularmente livros e revistas, além de fazer cursos a distancia via correios para aprimorar seus conhecimentos.

Por toda vida, cultivou amizades, tratando a todos com cortesia e muita receptividade, desde o mais simples cidadão às maiores autoridades de Breves, de Belém e por onde passou.

Adilson Almeida gostava de receber visitas no seu escritório na sua loja de materiais de construção, onde às vezes passava horas ouvindo músicas e conversando.

Nunca mediu esforços para ajudar irmãos, parentes e amigos. Deixou um grande legado que até hoje inspira familiares, amigos e admiradores de sua terra natal e de diversas cidades do Pará.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Abril de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 11/04/2014
Reeditado em 18/07/2021
Código do texto: T4765598
Classificação de conteúdo: seguro