Biografia de JOÃO MESSIAS DOS SANTOS

Um Excelente Prefeito

João Messias dos Santos entrou para a história como um conceituado cidadão que adotou a Capital das Ilhas como seu local de moradia. Nasceu em Belém, em 27 de março de 1913, filho de Octacílio Celestino dos Santos e Raimunda Messias dos Santos. Foi casado com Maria José dos Santos, e pai de Heliana Messias dos Santos e João Messias dos Santos Filho.

Chegou a Breves em 1952, para exercer a função de Coletor Federal, equivalente hoje ao cargo de Auditor Fiscal do Tesouro Nacional. Depois de alguns anos retornou para Belém com objetivo de cursar Direito na Universidade Federal do Pará (UFPA). Esse período foi extremamente importante para que ele ganhasse grande experiência ao ocupar os cargos de chefe de Secção das Coletorias Federais e Delegado Fiscal do Tesouro Nacional.

Em 1966, “Dr. João Messias” - como era conhecido por todos - retorna ao Marajó para entrar de vez para a história local como uma das pessoas mais consagradas e respeitadas pelos brevenses.

Os mais velhos lembram bem que o Dr. João Messias era um profissional extremamente qualificado, e que nunca deixava de usar seus conhecimentos para influenciar positivamente no progresso de Breves. Nesse período muitos empresários de Belém e outras cidades vinham para o Marajó somente com objetivo de lucrar com a produção de arroz, madeira e palmito. Mas, o Dr. Messias pensava diferente, pois ele queria que as riquezas daqui servissem especialmente para melhoria de vida dos marajoaras. Foi com essa visão que ele se posicionou como Educador e Diretor do Colégio Miguel Bitar – cargo que ocupou durante 17 anos, consagrando-se como o 1° Diretor a ocupar esse cargo por mais tempo.

Desde sua fundação, o Colégio Miguel Bitar se tornou uma grande referência no ensino para Breves e demais cidades vizinhas. Todas as famílias que tinham condições enviavam seus filhos para estudar nele. O Dr. Messias era bastante cativante e acabou influenciando uma geração, que atualmente está na casa dos 50 e 60 anos, ocupando importantes cargos de chefia em órgãos públicos ou administrando empresas consagradas da cidade.

Outra grande contribuição aconteceu nos dois anos em que o Dr. Messias ocupou o cargo de Prefeito Municipal, entre 1971 e 1973. Foi um período bastante curto, mas dizem que ele se inspirou no lema do ex-presidente Juscelino Kubitschek “50 anos em 5”. Quem viveu nos tempos da administração do Dr. Messias diz que ele realizou “20 anos em 2”, tão grande foi sua influência para o progresso de Breves.

Dr. Messias não se preocupava unicamente em construir coisas de concreto e cimento, ele pensava em construir cidadãos conscientes e respeitados. “Essas obras podem ruir com uma inundação ou com uma tempestade, mas as boas coisas que nós aprendemos e carregamos dentro de nosso coração ninguém pode destruir”, dizia ele.

Diferente de muitos governantes, o Dr. Messias administrou a cidade sem levar vantagens e saiu de seu mandato sem nenhum escândalo ou denúncias de corrupção. Por esses e muitos outros bons motivos é que esse ilustre cidadão se encontra entre as maiores personalidades da história de Breves.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Abril de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 11/04/2014
Reeditado em 12/04/2014
Código do texto: T4765184
Classificação de conteúdo: seguro