Octacilio Gomes
OCTACILIO MANOEL GOMES
LUBIÃO MAGNO. Engº Agrº UFBA
Nascido 18 de fevereiro de 1894 na cidade de Itaparica - BA, Octacílio Manoel Gomes, era filho de Antonio Maria Gomes e Francisca Rosa Tupinambá. Ainda jovem Octacílio Gomes começou a trabalhar como representante comercial na firma Tude & Irmãos em cidades do recôncavo baiano. Numa viagem à cidade de Juazeiro, conheceu Maria Rosa Costa Gomes “Dona Rosinha” com quem casou em 1945, depois de viverem juntos por 22 anos.
Durante muitos anos a firma Tude & Irmão observava a movimentação econômica no sul baiano, em 1923 abriu uma filial em Itapira e Octacílio Gomes para aqui vem como gerente comercial, para trabalhar principalmente na compra de cacau.
Em 1933, após a emancipação política, Itapira elegeu seu primeiro Prefeito Juvenal de Lima França, após este período, foram suprimidas as eleições pelo estado novo, e só após a redemocratização de 1945 teve eleições. Octacílio Gomes, da coligação PSD/PSB, com apoio de Dr. Xavier de Oliveira venceu com 31 votos de frente a Dr. Francisco Macedo da coligação UDN/PTB E governou de 1946-50. Para Governar a Bahia foi eleito Otávio Mangabeira. Foram eleitos para Câmara de vereadores: PSD – Felipe Miranda e Augusto Ferreira da Silva Sobrinho. PSB- Asclepiades da Rocha Almeida. PTB – Deusdete Mota Lordelo. UDN – José Loyola de Andrade, José Almeida de Magalhães, Juvenal de Lima França e Manoel Ramos Filho.
Em seu primeiro governo, Octacílio Gomes adquiriu o terreno e edificou o posto de saúde do município. Começou os estudos para construção do sistema de abastecimento de água do município. Construiu um prédio escolar no povoado de Esquina, construção de uma ponte e abertura da estrada de rodagem Tapirama fazenda Farol(distritos de Ubaitaba, hoje distrito de Gongogí). Foi neste governo que começou as obras de construção da ponte Ubaitaba /Aurelino Leal(hoje BR 101).Ajudou a construir as capela de N. Sª de Lourdes em Faisqueira e N. Sªde Fátima na sede. Abertura da futura Av. Vasco Neto ate o posto medico. Apresentou a sua sucessão Felipe Miranda que venceu as eleições para Asclepiades Rocha Almeida e se elegeu a vereador (a legislação permitia)
No ano de 1958 concorreu mais uma vez a Prefeitura vencendo o pleito, derrotando Linaldo Vasconcelos. Foi eleito Governador da Bahia Juracy Magalhães Tomou posse em 07/04/1959. A Câmara de Vereadores era composta por: PSD – Altamiro Cordeiro de Matos Lima, Targino Luedy Kalid, Octalindo Manoel Gomes, Augusto Ferreira da Silva Sobrinho e Dorgival Pinheiro Simões. PTB – Paulo de Almeida Magalhães, Asclepiades da Rocha Almeida e Irio Atanásio dos Santos. No seu segundo governo implantou o primeiro sistema de abastecimento de água encanada de Ubaitaba. Junto ao governo do estado conseguiu a energia elétrica do funil, pois a cidade utilizava um motor a diesel (hoje Cesta do povo) Construção do matadouro municipal (hoje colégio Acurcio Magalhães) Inicio da construção do ginásio industrial (Atual Octacílio), conclusão da ponte Ubaitaba Aurelino Leal, iniciada no seu primeiro governo. Recuperação e instalação de parque infantil na Praça Dr. Xavier (atual Banco do Brasil). Inaugurou o Busto de Getulio na Praça 27 de julho. Mudou o nome de Praça da bandeira para praça Dr. Xavier. Octacílio Gomes Apresentou a sua sucessão o medico Dr. Altamiro Cordeiro de Matos Lima que perdeu as eleições para o Sr. Walter Passos. Octacilio faleceu em 05/05/1970 de morte natural em Ubaitaba.