João Felipi Sabóia

JOÃO FELIPE SABOIA RIBEIRO

LUBIÃO MAGNO. Engº Agrº UFBA

Nascido em 7/01/1898, filho de O cearense de Jaguaribe Mirim Sabóia Ribeiro veio a Itapira pela primeira vez em 1926 para implantação da primeira Agência de Correios e Telégrafos que ficava localizada em Faisqueira. Em 1928 casou-se com a filha de Dr. Francisco Xavier, Dona Georgina Oliveira com a qual tiveram os filhos Temire Oliveira Sabóia Ribeiro e Nélia Oliveira Sabóia Ribeiro e veio morar em Itapira, onde abriu uma clínica médica. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Bahia tinha muito acesso ao meio político através de Juracy Magalhães Interventor de Getúlio na Bahia, também Cearense. Por influencia de Juracy foi nomeado e assumiu a interventoria do Acre como governador nomeado pelo Presidente Getúlio Vargas a 12-02-1935. Ficou no cargo pouco tempo. Inclusive com uma passagem contada no anedotário político, João Felipe Sabóia Ribeiro fez longo discurso, inclusive declarando: "não trouxe minha família porque mulheres aqui as tenho quantas quiser..."Sisudo e cheio de moral, Um político presente de codinome Fontenele interrompeu o orador, dizendo: "O senhor ofendeu a honra das mulheres acreanas. Agora restam-lhe apenas duas alternativas: ou o senhor se retrata ou renuncia". Conta-nos o escritor Chalub que o forasteiro João Felipe optou pela retratação. Voltando a Itapira foi nomeado prefeito em 1937 pelo interventor federal Coronel Antonio Dantas, designado pelo Estado Novo para assumir o governo da Bahia após a renúncia de Juracy Magalhães. Iniciou o cargo em novembro desse ano.

Sabóia Ribeiro começou a campanha para a implantação da luz elétrica no município, urbanizou a Praça João Pessoa (atual 27 de Julho), parte da Praça da Praça da Bandeira. (atual praça Dr. Xavier), Rua Joaquim Távora (atual Renato Laport), parte da Rua do Zinco (atual pres. Vargas), iniciou a abertura das primeiras estradas pedestre cacetadas com pedras irregulares ligando a sede aos povoados de Piraúna e Faisqueira que daí atravessava a balsa e prosseguia ate Taboquinhas. Concluiu o antigo prédio da Prefeitura Municipal. Durante a Micareta em 1941 Dr. Sabóia Ribeiro estava sentado na porta de sua residência um mascarado, aproveitando-se da ocasião, disparou dois tiros contra Sabóia Ribeiro que conseguiu escapar com vida. Nunca encontraram o autor ou mandante. As pressões políticas eram muitas, pois Sabóia denunciava freqüentemente desvios ocorridos no governo anterior, esses fatos culminaram na exoneração de Sabóia Ribeiro do cargo de interventor municipal. Ele decidiu mudar de cidade e dedicou-se à medicina e à literatura, inclusive publicou diversos livros. Após sua exoneração assumiu o cargo Lourival Torreão.

João Felipe Sabóia Ribeiro foi um homem das letras, ele era escritor e poeta. Sua primeira obra literária data de 1923, Rosas de Malherbe, aos 36 anos escreveu sobre a região do cacau Os rincões dos Frutos de Ouro, Tipos e cenários do Sul Baiano e com essa obra ganhou o prêmio da Academia Brasileira de Letras em 1933. Algum ano após ser prefeito de nossa cidade mudou-se para Ilhéus e de lá para o Rio de Janeiro aonde veio falecer em sete de agosto de 1968. Colaborador do Diário da Tarde (Ilhéus) algumas vezes, sob o pseudônimo de João da Terra de Ninguém. Sua vocação para as letras data da juventude. Aos 18 anos ele se estreava como crítico, na Folha do Povo,de Fortaleza, a propósito do romancista Rodolfo Teófilo, a quem o ligaria longa e profunda amizade. Seguiu-se um ensaio sobre Papi Júnior.

Lubião Magno
Enviado por Lubião Magno em 01/04/2014
Código do texto: T4752553
Classificação de conteúdo: seguro