Asclepiades Rocha Almeida

ASCLEPIADES DA ROCHA ALMEIDA

LUBIÃO MAGNO. Engº Agrº UFBA

Nascido 30/12/1901 na cidade de Vila Nova da Rainha- atual Jacobina, Asclepiades da Rocha Almeida, filho de Alfredo Alves de Almeida e Aldina da Rocha Almeida. Ainda jovem vai com os pais para a cidade de João Neiva no Estado do Espírito Santo. Aprendeu a arte da ourivesaria. Veio para o sul da Bahia que passava pela febre do cacau. O dinheiro corria fácil e era um bom lugar para exercer a sua arte. Chegando a Ilhéus soube da abertura da estrada de Ferro em direção do Rio de Contas, isso significava novas praças comerciais.

Chegou a Itapira em 1925, fixou residência onde mantinha contactos comerciais e contraiu muitas amizades. Almeida – como era conhecido, tinha uma linguagem fácil e simpática. Em 1928 conheceu e casou com Dona Eurídice Silva, natural de Valença e aqui conhecida como Dona Bidú. Deste enlace matrimonial nasceram Oldoir Costa Lino (Diquinha), Oltair de Almeida Queiroz (Nenem-Mãe de Beda), Oldomir Antonio da Silva Almeida (Mil), José Carlos da Silva Almeida (Zé Vermelho), Celene Almeida Setenta e Asclepiades da Silva Almeida (Banda).

Almeida se filiou ao PSP de Ademar de Barros em 1945, assumiu o Tabelionato no lugar de Melânio Torres também em 45 e elegeu-se Vereador em 46 na primeira eleição após o estado novo. Octacílio Gomes elegeu-se Prefeito com 31 votos de frente contra Dr. Macedo, Otavio Mangabeira Governador e Eurico Dutra Presidente.

Em três de outubro de 1950, Almeida disputou sua primeira eleição para Prefeito pela coligação PSP-UDN contra Felipi Miranda da Coligação PSD-PTB e perdeu. Em três de outubro de 1954, venceu com a coligação PTB-UDN a Octacílio Gomes do PSD com 531 votos de frente. No estado foi eleito Governador Antonio Balbino e o ex-vereador de Ubaitaba José Almeida Magalhães “Zezito Magalhães” foi eleito o primeiro Deputado Estadual de Ubaitaba. Tomou posse em sete de abril de 1955 e a Câmara de vereadores era composta pelos seguintes vereadores: PSD- Dorgival Pinheiro Simões, Acúrcio de Souza Magalhães e Beatriz de Souza Soares. UDN-José Loyola de Andrade e Targino Luedy Kalid. PTB-Humberto de Almeida Torreão, Osvaldo Barreto da Silva e José Carlos da Silva Almeida. as principais obras de seu Governo foram: Aquisição de um caminhão para os serviços diversos do Município, Abriu diversas Ruas em Pedrinhas(Gongogi), criou o serviço da Guarda Municipal, construção do colégio Asclepiades Almeida em Faisqueira, Ponte de ligação, muro de contenção e a rua principal do bairro do Pontal e contratação de um Dentista para dá atendimento no Posto de Saúde Municipal. Almeida apresentou o Sr. Linaldo Vasconcelos “Nadú”-PTB e perdeu a eleição para Otacílio Gomes-PSD em três de outubro de 1959 por 31 votos de frente.

Em sete de agosto de 1959 na Rua Pimenta da Cunha no bairro de Itapagipe em Salvador. Almeida foi acometido de um infarto fulminante e veio a falecer com 58 anos de idade e está enterrado no cemitério de Monte Santo na Federação em Salvador no túmulo de nº 1781. Foi uma verdadeira comoção e choque para o povo de Ubaitaba que não se conformava com tamanha perda, um líder político que se ia com tão pouca idade.

Como advogado prático “rábula” Almeida chegou a defender pessoas carentes em júri popular, (na época as leis permitiam), tanto em Ubaitaba como em Itacaré. Carismático e dono de uma simpática oratória empolgava o povo com sua eloqüência.

Lubião Magno
Enviado por Lubião Magno em 01/04/2014
Código do texto: T4752547
Classificação de conteúdo: seguro