Jardel Filho
jardel+filho+3a.jpg
JARDEL FREDERICO DE BÔSCOLI FILHO
(55 anos)
Ator
* RJ (24/07/1927) - + (20/02/1983) - LEÃO

A arte de representar, em todas as suas facetas esteve presente na vida de Jardel Filho todos os dias, do primeiro ao último. Nascido em família tradicional de artistas, seu pai foi o empresário teatral Jardel Jercolis e sua mãe a atriz Lídia Bôscoli, tendo seu parto acontecido em São Paulo durante uma temporada artística da companhia paterna naquela cidade.
 
Jardel+Filho+43.jpg
Por dificuldades financeiras, sua mãe ficou mais de um mês na maternidade até que houvesse como pagar o parto e retornar ao Rio de Janeiro. Na adolescência tentou a carreira militar, mas o chamado do palco acabou por leva-lo ao teatro, onde estreou naCompanhia Dulcina e Odilon, trabalhando a seguir com Bibi Ferreira e Henriette Morineau. Sua primeira experiência de uma longa carreira cinematográfica - que como a de muitos seus colegas se desenvolveu paralela à televisão - foi em "Dominó Negro"em 1949.

Foi aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro e estreou no teatro aos dezesseis anos, com a peça "Desejo", de Eugene O'Neill, em montagem dirigida por Ziembinski. Pela interpretação, recebeu o prêmio de Revelação do Ano.

Com a morte do pai e levado pelas mãos de Miroel SilveiraJardel entrou para o teatro na década de 40 e nunca mais largou a carreira artística.

Com a peça "Jezebel", ganhou medalha de ouro da ABCT. Trabalhou na Companhia Cinematográfica Vera Cruz, para a qual fez, entre outros, filmes como"Floradas na Serra" e "Uma Pulga na Balança".

Fez parte do elenco de trinta filmes, entre outros, "Macunaíma", de Joaquim Pedro de Andrade"Pixote, a Lei do Mais Fraco", de Héctor Babenco"Terra em Transe", obra-prima de Glauber Rocha e filme emblemático do Cinema Novo, "O Bom Burguês" de Oswaldo Caldeira, em 1982 e "Rio Babilônia" de Neville D'Almeidaque foi seu último trabalho no cinema e que estreou depois da morte do ator.

 
Jardel+Filho+e+Regina+Duarte.jpg
Versátil, trabalhou muito em televisão, onde atuou em 17 novelas e minisséries, como "O Bofe", de Bráulio Pedroso, "Verão Vermelho" e"O Bem Amado", de Dias Gomes, "O Homem Que Deve Morrer""Fogo Sobre Terra" e "Coração Alado", todas de Janete Clair, "Brilhante" deGilberto Braga"O Espantalho" de Ivani Ribeiro e "Memórias de Amor" de Wilson Aguiar Filho.

Ele morreu em plena atividade, vítima de um Ataque Cardíaco em sua casa numa manhã de sábado, quando gravava os últimos vinte capítulos da novela "Sol de Verão", escrita porManoel Carlos, na Rede Globo, fazendo com que o fim do folhetim fosse antecipado. Seu personagemHeitor saiu da trama com uma viagem repentina.

Foi homenageado no ano de seu falecimento pelo então governador Chagas Freitasque batizou o recém-construído viaduto da Rua Soares Cabral com seu nome.

Foi casado com a empresária Maria Augusta Nielsen e com as atrizes Márcia de Windsor, Glauce Rocha e Myriam Pérsia. Deixou duas filhas, Tânia Bôscoli, também atriz, e Adriana de Bôscoli, atriz e produtora, filha de Beth, sua última esposa, deixando como netos José Maria e Frederico de Boscoli.

 
Jardel%2BFilho%2B1.jpg
 
Cinema
 
1982 - O Segredo da Múmia
1982 - Rio Babilônia
1981 - PixoteA Lei do Mais Fraco
1981 - O Bom Burguês
1978 - A Batalha dos Guararapes
1977 - A Menor Violentada
1976 - Tangarela, a Tanga de Cristal
1974 - A Viúva Virgem
1972 - Roleta Russa
1971 - Os Devassos
1969 - Sete Homens Vivos ou Mortos
1969 - A Um Pulo da Morte
1969 - Macunaíma
1968 - Antes, o Verão
1968 - O Homem Que Comprou O Mundo
1968 - As Três Mulheres de Casanova
1967 - Meus Amores no Rio
1967 - Terra em Transe
1966 - Paraíba, Vida e Morte de um Bandido
1965 - 22-2000 Cidade Aberta
1964 - Crônica da Cidade Amada
1963 - Barcos de Papel
1962 - Setenta Vezes Sete
1962 - Buscando a Mónica
1962 - Carnaval do Crime
1960 - Esse Rio Que Eu Amo
1960 - Cidade Ameaçada
1959 - Moral em Concordata
1959 - Meus Amores no Rio
1955 - Leonora dos Sete Mares
1955 - Sonho de Outono
1954 - Floradas na Serra
1954 - Paixão Tempestuosa
1953 - Santa de um Louco
1953 - Toda a Vida em Quinze Minutos
1949 - Pra Lá de Boa
1949 - Dominó Negro
 
Televisão
 
1965 - 22-2000 Cidade Aberta ... Márcio Moura
1964 - O Acusador
1968 - Ana
1969 - A Ponte dos Suspiros ... Capitão Altieri
1970 - Verão Vermelho ... Carlos
1970 - Assim na Terra como no Céu ... Renatão
1971 - O Homem que Deve Morrer ... Otto von Müller
1972 - O Bofe ... Dorival
1973 - O Bem Amado ... Drº Juarez Leão
1974 - Fogo Sobre Terra ... Diogo
1977 - O Espantalho ... Rafael
1978 - Sinal de Alerta ... Rudi Caravaglia
1979 - Memórias de Amor ... Aristarco
1980 - Olhai os Lírios do Campo ... Felipe Lobo
1980 - Coração Alado ... Tássio Von Strauss
1981 - Brilhante ... Bruno
1982 - Sol de Verão ... Heitor