Aurora Miranda
Aurora%2BMiranda1.jpg
AURORA MIRANDA DA CUNHA
(90 anos)
Atriz e Cantora
* RJ (20/04/1915)
+ RJ (22/12/2005) - ÁRIES 
 
Aurora Miranda nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 20/04/1915. Cantava desde menina, em casa, com as irmãs Carmen e Cecília.

A pedido do compositor e violonista Josué de Barros, lançador de 
Carmen Miranda, cantou, antes de completar 18 anos, um número na Rádio Mayrink Veiga. Com o sucesso, passou a apresentar- se no "Programa Casé", na Rádio Philips.

Em 1933, gravou seu primeiro disco, pela Odeon, cantando em dupla com Francisco Alves a marcha "Cai, Cai, Balão" (Assis Valente) e o samba "Toque de Amor" (Floriano Ribeiro de Pinho).

O disco fez muito sucesso. Assim, no mês seguinte, novamente com 
Francisco Alves, lançou pela mesma etiqueta o fox-trot "Você Só... Mente" (Noel Rosa e Hélio Rosa), que se transformou também em grande êxito.

Sempre pela Odeon, gravou a seguir os sambas "Fala R.S.C." (José Evangelista) e "Alguém Me Ama" (Benedito Lacerda), e a marcha "Se a Lua Contasse"(
Custódio Mesquita). Começou, então, a cantar em dupla com Carmen Miranda, apresentando-se em 1934 com ela, João Petra de BarrosJorge Murad e Custódio Mesquita na Rádio Record e no Teatro Santana, em São Paulo, SP.
Aurora+Miranda.JPG

Ainda em 1934, fez sucesso com o samba "Sem Você" (Sílvio Caldas e Orestes Barbosa) e o samba- canção "Moreno Cor de Bronze" (Custódio Mesquita), e lançou seu maior êxito, a marcha de André Filho"Cidade Maravilhosa", em dueto com o autor, que obteve o segundo lugar no concurso oficial de Carnaval de 1935 e em 1960 se tornou o hino oficial do antigo Estado da Guanabara.

Estreou no cinema, em 1935, trabalhando no filme "Alô, alô, Brasil", dirigido por Wallace DowneyJoão de Barro e Alberto Ribeiro, no qual cantou "Cidade Maravilhosa", além de "Ladrãozinho" (
Custódio Mesquita). Ainda nesse ano, gravou a marcha junina "Onde Está Seu Carneirinho?" (Custódio Mesquita), também cantada em 1935 no filme "Estudantes", de Wallace, e "Nego, Neguinho"(Custódio Mesquita e Luiz Peixoto), e foi uma das primeiras cantoras a lançar em disco o novo gênero samba-choro (choro cantado), interpretando "Fiz Castelos de Amores" (Gadé Valfrido Silva).

No filme "Alô, Alô, Carnaval", de 1936, dirigido por 
Adhemar Gonzaga, cantou em dupla com Carmen Miranda, acompanhada pela Orquestra de Simon Bountman, a marcha "Cantores do Rádio" (João de Barro, Lamartine Babo e Alberto Ribeiro) e sozinha, com acompanhamento do regional de Benedito Lacerda, o samba "Molha o Pano" (Getúlio Marinho e A. Vasconcelos).

Nesse mesmo ano, gravou com sucesso o samba "Bibelô" (André Filho) e fez seu único disco em dueto com Carmen Miranda, interpretando "Cantores do Rádio" e o samba "Rancor" (Augusto Rocha e Paulo de Frontin Werneck).
Aurora+Miranda+8.jpg

Destacou-se, no carnaval de 1937, com a marcha "Trenzinho do Amor" (João de Barro e Alberto Ribeiro) e o samba "Deixa a Baiana Sambar" (Portelo Juno e Valdemar Pujol). Neste ano excursionou com Carmen Miranda à Argentina e ao Uruguai, apresentando-se com o Bando da Lua.

Em 1938 destacou-se com os sambas "Vem Pro Barracão" (Nelson Petersen e Oliveira Freitas), "Vai Acabar" (Nelson Petersen) e a marcha "Dia Sim, Dia Não" (Alberto Ribeiro).

Para o carnaval de 1939, gravou pela RCA Victor a marcha "Menina doRegimento" (João de Barro e Alberto Ribeiro), e cantou também no filme "Banana da Terra", de J. Rui. Fez sucesso com o samba-canção "Roubaram Meu Mulato"(Claudionor Cruz), o samba-choro "Teus Olhos" (Roberto Martins e Ataulfo Alves) e o samba "Acarajé... Ô" (Ademar Santana e Léo Cardoso), em dueto com Carlos Galhardo.

Com uma maneira própria de cantar um jeito contido, romântico e sentimental, foi a cantora que mais gravou no Brasil, na década de 1930, depois de Carmen Miranda.

Em 1940, em seu último disco na RCA Victor, lançou o samba "Paulo, Paulo"(Gadé), em dupla com Grande Otelo (cujo nome não figura na etiqueta), e o maxixe "Petisco do Baile" (Ciro de Sousa e Garcez).
Aurora+Miranda+3.jpg

Casando-se em 1940 com Gabriel Richaid, fixou residência nos Estados Unidos, deixando com 25 anos de idade, sua carreira em segundo plano.

Desde então, passou a cantar esporadicamente, participando, em 1944, do filme"Você Já Foi à Bahia?", de Walt Disney, no qual cantou "Os Quindins de Iaiá" (Ary Barroso), fazendo seis gravações pela Decca norte americana, quatro lançadas em 1941 e as outras duas apenas em 1975, em um LP da MCA no Brasil, apresentando-se no rádio ao lado de Rudy Valee e Orson Welles, e realizando espetáculos no Teatro Roxy e boate Copacabana, em New York.

Voltou para o Brasil em 1952, quando lançou em disco "Risque" (Ary Barroso).

Em 1956 apresentou- se no show de 
Carlos Machado "Mr. Samba", em homenagem a Ary Barroso. No mesmo ano, regravou em LP pela Sinter oito antigos sucessos seus, e lançou dois discos pela Odeon, encerrando sua marcante carreira, em que deixou gravados 81 discos e 161 músicas em 78 rotações.

Em 1990 cantou o fox "Você Só... Mente", no filme "Dias melhores Virão", de Cacá Diegues.

Em 1994 regravou com 
Sílvio Caldas o samba "Quando Eu Penso Na Bahia" (Ary Barroso e Luís Peixoto), dueto lançado no CD "Songbook Ary Barroso" (Lumiar).

Em 1995 apresentou-se em espetáculo em homenagem a Carmen Miranda promovido pelo Lincoln Center, em New York.
Aurora+Miranda+2.jpg
 
Morte

Aurora Miranda morreu em 22/12/2005, às 15:00 hs, em sua residência, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, onde morava com um filho e quatro netos. A família atribuiu a morte a causas naturais. Aurora Miranda estava com 90 anos e sofria nos últimos anos as sequelas de uma pneumonia.

O corpo de Aurora Miranda, irmã de Carmen Miranda, foi enterrado na sexta-feira, 23/12/2005, às 10:00 hs, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Ela deixou dois filhos e sete netos.

 
Cinema
 
 
1935 - Alô, Alô, Brasil
1935 - Estudantes
1936 - Alô Alô Carnaval
1939 - Banana-da-Terra
1940 - Laranja-da-China
1944 - Phantom Lady
1944 - The Conspirators
1944 - Brazil
1944 - The Three Caballeros - Você Já foi à Bahia?
1945 - Tell It To a Star
1981 - Once Upon a Mouse
1989 - Dias Melhores Virão
1994 - Banana Is My Business