HERBERT RICHERS
(86 anos)
Empresário e Produtor de Cinema
* Araraquara, SP (11/03/1923)
+ RJ (20/11/2009) - PEIXES
"Versão brasileira, Herbert Richers". Esta frase é conhecida de milhões de pessoas no Brasil.
Radicado no Rio de Janeiro desde 1942, fundou oito anos mais tarde a empresa homônima Herbert Richers, que começou no ramo de distribuição de filmes e depois se tornou o principal estúdio de dublagem da América Latina.
A empresa Herbert Richers foi uma das pioneiras da dublagem no Brasil. Possuía os maiores estúdios de dublagem da América Latina com mais de 10 mil m².
Herbert Richers foi um produtor de cinema das antigas produções da Atlântida, por volta da década de 1950. No início desta época, ele fundou a empresa que leva seu nome, no bairro da Usina, zona Norte do Rio de Janeiro, onde passou, além de produzir, fazer distribuições de filmes para serem exibidos nos cinemas.
Conhecedor dos estúdios de Hollywood, ele transitava nos estúdios de Walt Disney, de quem era amigo, e sua amizade com ele o levou a conhecer o sistema de dublagens, já muito difundida em Hollywood. Trazendo de lá o conhecimento adquirido da dublagem como hoje se conhece, que passou a ser aplicado nos filmes exibidos na TV, resolvendo o grande problema das legendas, quase ilegíveis para a tecnologia da época.
Morte
Herbert Richers estava internado na Clínica São Vicente desde o dia 08/11/2009 e não resistiu a uma Insuficiência Renal. Morreu na madrugada de 20/11/2009, aos 86 anos.
Os problemas de saúde apareceram no início do ano. "Ele foi internado algumas vezes, mas sempre voltava pra casa. Desta vez não voltou", disse Herbert Richers Jr., seu filho.