Dom%2BSilv%25C3%25A9rio%2B1.jpg
 
DOM SILVÉRIO GOMES PIMENTA
(82 anos)
Professor, Orador, Poeta, Biógrafo, Prelado e Arcebispo
* Congonhas do Campo, MG (12/01/1840)
+ Mariana, MG (30/08/1922)
 
Arcebispo de Mariana, foi o primeiro prelado eleito membro da Academia Brasileira de Letras, para a cadeira 19.
 
Sacerdócio
 
Sendo órfão de pai ainda cedo, Silvério Gomes cedo teve de empregar-se como caixeiro para sustentar a mãe e quatro irmãos menores. Demonstrando desde cedo aptidão para o estudo, seu padrinho obteve para ele uma vaga no Colégio de Congonhas, dos Padres Lazaristas.
 
Dom+Silv%C3%A9rio.jpg
Afilhado de crisma de Dom Viçoso, bispo de Mariana, este concedeu-lhe matrícula no seminário da cidade. Ali entrou aos 14 anos e dois anos depois já era professor de Latim, cadeira que ocupou durante 28 anos. Além de Latim, foi professor de Filosofia e História Universal, durante 12 anos.
 
Foi ordenado padre aos 22 anos por seu padrinho Dom Viçoso. Em 1890, foi nomeado bispo de Cámaco e Auxiliar de Mariana. Em 1897, foi nomeado bispo titular de Mariana.
 
Foi seu principal sagrante o bispo Pedro Maria de Lacerda, e seus consagrantes o bispoAntônio Cândido Alvarenga e o bispo Joaquim José Vieira.
 
Em 1906, o Papa Pio X elevou a Diocese de Mariana a Arquidiocese, e por consequência, seu bispo a arcebispo.
 
Literatura
 
Quando nomeado bispo de Cámaco, começou a produzir suas célebres cartas pastorais. A primeira pastoral traz a data de 24 de novembro de 1890 e a última é de 10 de fevereiro de 1922.
 
Conhecedor que era do latim, grego, hebraico, além das línguas vivas que usava correntemente, publicou poesias em latim. Sua obra maior é a Vida de Dom Viçoso. Como jornalista, Dom Silvério fundou e dirigiu, em Mariana, o Bom Ladrão,O ViçosoO Dom Viçoso e o Dom Silvério, editados sob sua orientação e dirigidos pelos padres Severiano de Resende e João Luís Espeschit.
 
Obras
 
  • 1873 - O papa e a Revolução (Sermões)
    1897 - Peregrinação a Jerusalém
    1876 - Dom Antônio Ferreira Viçoso, Bispo de Mariana, Conde da Conceição
    1873 - A Prática da Confissão (Estudos de Moral e Dogma)
    1890-1922 - Cartas Pastorais
    Diversos Sermões, Orações, Conferências, Poesias Latinas em Periódicos
 

Academia Brasileira de Letras
 
Em 1919, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, sendo recebido a 28 de maio de 1920 por Carlos de Laet. Ocupou a cadeira 19, que tem por patronoJoaquim Caetano da Silva, da qual foi o segundo imortal.