Yara Amaral
YARA AMARAL
(52 anos)
Atriz
* São Paulo, SP (16/09/1936)
+ Rio de Janeiro, RJ (31/12/1988)
VIRGEM

A atriz Yara Amaral Goulart, conhecida como Yara Amaral, iniciou a carreira no teatro amador, em São Paulo, e, em 1962, participou de um dos Festivais de Teatros de Estudantes organizados por Paschoal Carlos Magno. No mesmo ano,Yara Amaral ingressou na Escola de Arte Dramática de São Paulo, onde se formou em 1965, quando estreou profissionalmente na montagem de "Hedda Gabler", de Henrik Ibsen.

Em 1966, passou pelo Teatro de Arena onde, interpretando um pequeno papel em"O Inspetor Geral", de Nikolai Gogol, e foi aplaudida em cena aberta.

 
Yara+Amaral+e+Cl%C3%A1udio+Correa+e+Castro.jpg
Yara Amaral e Cláudio Correa e Castro
Mudando-se para o Rio de Janeiro, Yara Amaral participou do "Grêmio Dramático Brasileiro", de Aderbal Freire Filho, destacando-se na peça Reveillon, de Flávio Márcio (1974). No mesmo ano, protagonizou outro ambicioso espetáculo experimental, "Avatararrow-10x10.png", de Paulo Afonso Grisolli, dirigido por Luiz Carlos Ripper. Pelo conjunto desses dois trabalhos ganhou seu primeiro Prêmio Molière.

Contracenou com Fernanda Montenegro em "A Mais Sólida Mansão", de Eugene O'Neill, em 1976. Teve expressivo desempenho em "Os Filhos de Kennedy", em 1977. No ano seguinte, participou do elenco de "Os Veranistas", de Máximo Gorki, espetáculo inaugural do Teatro dos Quatro.

Ganhou seu segundo Prêmio Molière protagonizando uma comédia inconseqüente,"Eu Posso?", de Reinaldo Loy (1982).

 
Yara+Amaral+e+Miguel+Falabella.jpg
Yara Amaral e Miguel Falabella (Divulgação TV Globo)
Em 1983, voltou ao Teatro dos Quatro para fazer Goneril na montagem de "Rei Lear", deWilliam Shakespeare, dirigida por Celso Nunes. Desde então tornou-se atriz convidada permanente do Teatro dos Quatro, onde fez um trabalho por ano, sempre em papéis de peso: "Assim É... (Se Lhe Parece)" de Luigi Pirandello(1984), "Sábado, Domingo e Segunda" de  Eduardo de Filippo (1986), um desempenho comovente, premiado com o seu terceiro Prêmio Molière. O monólogo "Imaculada", deFranco Scaglia (1986),"Cerimônia do Adeus", de Mauro Rasi (1987), e o papel-título em "Filumena Marturano", de Eduardo de Filippo (1988), que foi sua última peça.

Yara Amaral atuou, também, em papéis de destaque em várias telenovelas, como"Dancin' Days""O Amor é Nosso""Sol de Verão""Guerra dos Sexos""Um Sonho a Mais""Cambalacho""Anos Dourados" e "Fera Radical".

No cinema, estreou em 1975 com "O Rei da Noite" de Héctor Babenco e fez outros filmes importantes como "A Dama do Lotação""Mulher Objeto" e "Leila Diniz".

Yara Amaral morreu, aos 52 anos, no auge de sua carreira, vítima do naufrágio do barco Bateau Mouche, na noite de reveillon de 1988, na Baía de Guanabara.

Foi casada com Luís Fernando Goulart e deixou dois filhos, Bernardo e João Mário.
 
Televisão
 
1988 - Fera Radical ... Joana Flores
1987 - Helena ... Dorzinha
1987 - Mandala ... Participação Especial
1986 - Anos Dourados ... Celeste
1986 - Cambalacho ... Dinorah Melina Souza e Silva
1985 - Um Sonho a Mais ... Beatriz
1984 - Viver a Vida ... Germana
1983 - Guerra dos Sexos ... Nieta
1982 - Sol de Verão ... Sofia
1981 - O Amor é Nosso
1978 - Dancin' Days ... Áurea
1977 - Espelho Mágico ... Suzete Calmon
1970 - Irmãos Coragem ... Tula
1970 - E Nós, Aonde Vamos? ... Leila
1968 - A Última Testemunha
1968 - A Pequena Órfã
1968 - O Direito dos Filhos
1968 - O Décimo Mandamento
 
Cinema
  • 1987 - Leila Diniz
    1985 - Tropclip
    1981 - Prova de Fogo
    1980 - Mulher Objeto
    1978 - A Dama do Lotação
    1978 - Nos Embalos de Ipanema
    1977 - Parada 88, o Limite de Alerta
    1975 - O Rei da Noite