RESUMO BIOGRÁFICO E BIBLIOGRÁFICO DE ONOFRE FERREIRA DO PRADO

RESUMO BIOGRÁFICO E BIBLIOGRÁFICO DE ONOFRE FERREIRA DO PRADO

Onofre Ferreira do Prado nasceu em 17 de dezembro de 1946, na Fazenda Barriguda, às margens do córrego Rabicho, a 30 quilômetros de Buritis (MG).

Em 1953 mudou-se com os pais e as quatro irmãs para a Fazenda Ribeirão, também denominada de Fazenda Curral Velho, no mesmo município e, em julho de 1957 para Buritis, onde residiu até 1962.

Em 1958 fez o primeiro ano do ensino primário com a professora particular Philomena Campos Lopes, chamada carinhosamente de Dona Fulô.

No dia 6 de março do mesmo ano faleceu de forma súbita, com apenas 37 anos, a mãe Julieta Antonio da Rocha.

De 1959 a 1961 completou as três últimas séries do ensino primário no antigo Grupo Escolar - Coronel Cândido José Lopes, cuja escola levava o nome do seu bisavô paterno. Mais tarde esta escola passou a se chamar Escola Municipal Cândido José Lopes.

No dia 4 de setembro de 1959 faleceu também repentinamente, aos 42 anos, o pai Raimundo Ferreira do Prado.

Em 1962 passou três meses em Unaí (MG), cursando o antigo admissão ao ginásio, no Ginásio Nossa Senhora do Carmo.

Em 1963 foi para a cidade ribeirinha de Januária (MG), onde cursou as três primeiras séries do ensino fundamental, sendo as duas primeiras séries no Ginásio São João, sob a direção honrosa de dois grandes e reconhecidos mestres–Monsenhor João Florisval Montalvão e o Professor Geraldo Sérvulo de Araújo e, a terceira série no Instituto Cultural Médio São Francisco.

Em 1965 foi para Brasília, passando a integrar as fileiras da Força Aérea Brasileira. Em vista das constantes mudanças e das dificuldades para conciliar as atividades do quartel com as aulas, num tempo de ditadura militar e de cerceamento das liberdades, só em 1970 conseguiu concluir o ensino fundamental (antigo ginasial), no Centro Educacional – CASEB, situado no Plano Piloto de Brasília.

Nos dois anos seguintes (1971 e 1972), fez dois anos do curso científico no Centro de Ensino Médio Elefante Branco e, ainda, na mesma cidade de Brasília, na turma de 1975, concluiu o curso Técnico de Contabilidade pelo Colégio Comercial La Salle.

Em 2003 e 2004 fez uma passagem no Curso de Letras da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no Campus de Florianópolis - SC.

No dia 8 de maio de 1976, casou-se com a economista e bancária Maria Eduvirges da Silva, com quem teve três filhos: Luiz Augusto, Adriana Cristina e Elaine Fabíola.

Em janeiro de 2002 mudou-se de novo, desta vez com a mulher e os três filhos, para Florianópolis, retornando para Brasília em 2005.

Em agosto de 2006, o casal se divorciou.

No início de 2010, passou a residir em Belo Horizonte.

Mesmo sendo filho de fazendeiros, teve uma infância difícil nos sertões do Urucuia, naquele tempo um lugar agreste, primitivo e longe dos centros mais desenvolvidos, onde as pessoas não tinham os serviços básicos de saúde, energia elétrica, informação, geladeira, fogão a gás, estradas, automóveis, entre outros. A vida naquelas condições precárias parecia estar arraigada à cultura do povo da época que ali vivia. Dos oito aos treze anos trabalhou na roça e na lida do gado. Só foi ao médico e tomou vacina pela primeira vez na idade adulta.

Ao sair da fazenda, trabalhou como balconista de lojas, foi militar da Força Aérea Brasileira (FAB), funcionário da Remington, da Viação Aérea São Paulo - VASP e fazendeiro.

O fascínio pelas letras remonta à juventude, quando já escrevia os primeiros textos. Estudioso da literatura clássica e da contemporânea, deu prosseguimento à sua formação intelectual como autodidata.

Pertence à Associação Nacional de Escritores, com sede própria no Edifício Escritor Almeida Fischer, EQS 707/907, Plano Piloto, Brasília-DF e, à Academia de Letras do Brasil, seccional do Estado de Minas Gerais, com sede na Rua Gonçalves Dias, 880, 2º andar, Bairro Funcionários - Savassi, Belo Horizonte. Eleito em novembro de 2013 para ocupar a cadeira 40 da referida Academia, tomando posse no dia 14 de dezembro do mesmo ano, em solenidade no auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

- Cinco livros publicados;

- Citado no livro Entorno que Transborda, coordenação da profª. Drª. Maria Thereza Ferraz Negrão de Mello, Brasília: Petrobras, 2006;

- Citado no livro Sorriso da Natureza, do escritor Joaquim Romeu Valadares do Prado, Unaí: OGP Gráfica e Editora, 2011;

- Citado no Dicionário de Escritores de Brasília, 3ª edição, do escritor Napoleão Valadares, Brasília: André Quicé Editor, 2012;

- Citado no site Literatura de Minas Gerais - Representação e Poesia, coordenação da escritora e profª. Drª. Maria Generosa Ferreira Souto, da Unimontes;

- Citado no Blog de Notícias do jornalista João Carlos Amaral - Belo Horizonte;

- Citado no Portal de Poesia do escritor e professor Dr. Antonio Miranda, da Universidade de Brasília - UnB;

- Citado na Revista Biografia do editor, escritor, antologista e promotor cultural - Daufen Bach, entre outras fontes de referência;

- Biografado na WIKIPÉDIA - A enciclopédia livre;

- Biografado na categoria: Escritores de Minas Gerais;

- Biografado na categoria: Naturais de Minas Gerais;

- Biografado na categoria: Naturais de Unai-Minas Gerais;

Autor do Hino da APAE e do Hino do Autodefensor da APAE de Buritis (MG);

Agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito conferido pelo Sexto Comando Aéreo Regional - Ministério da Aeronáutica, entre outras distinções honoríficas.

Possui centenas de textos publicados em jornais e sites literários.

Em 2016 voltou a residir em Buritis (MG).

Onofre Ferreira do Prado
Enviado por Onofre Ferreira do Prado em 10/03/2014
Reeditado em 09/04/2023
Código do texto: T4722689
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.