Quem é Gil Bertho Lopes?

Gilberto Cândido Lopes (Gil Bertho Lopes) é natural de Contagem - MG Reside em Betim há 31 anos. É Ator, Escritor e Arte-educador. Desenvolveu trabalhos de Literatura e Artes Cênicas Integradas, como Monitor de Ensino, no Colégio Batista Mineiro-Unidades Betim e BH (Março/2001 a Dez/2007). Instrutor de Teatro na SICRA (Sociedade Irmãos das Crianças)- BH (Fevereiro 2002 a Dez/2008). Foi Coordenador de Artes Cênicas da Fundação Artístico-Cultural de Betim (FUNARBE - 1993 a 1999) Presidente da Creche Comunitária “Pequeno Príncipe” (Gestão 2009/2012)

É Ator integrante e fundador do Grupo Teatral: Art & Fatos - Betim e integrante do Grupo Pasárgada Movimento Vida e Arte - Contagem; Diretor Teatral; De junho/2009 a dez/2011: INCAS (Instituto Casa Santa) em Betim, ministrando Oficina de Teatro e Canto Coral.

Agosto de 2010: Projeto Escola da Gente (Prefeitura M. Betim), ministrando Oficina de Teatro. Setembro/2010 Publicou o Livro Infantil: “Lixo Amontoado, Rato Assanhado” pela editora Quintessência - Betim MG, em parceria com Ieda Alkimim. Em 2011/2012 trabalhou no Programa de Incentivo à Leitura da Secretaria Municipal de Educação de Betim, com os Projetos: Encontro Marcado com Fernando Sabino (18 a 30 de Outubro – 2011) e 1ª Literata Betim/Ziraldo ( 13 a 23/Junho - 2012)

Dirigiu o Espetáculo "O Anjo", de Agostinho Olavo - Grupo Teatral Art & Fatos/2012. Participou como ator e roteirista no Projeto "Livro para Ouvir", produzindo um CD que traz sete Contos de Machado de Assis, adaptados para Teatro, produzido com recursos da Lei Municipal de Fomento à Cultura Noemi Gontijo/Betim.

Como Escritor, tem peças teatrais publicadas e encenadas: A Escola... O Tempo e o Amor... Nos Anos 60; República: Estudantes Cachorro & Gatos; Presença Divina; Madame Jupira; No Mundo das Trevas; Até Que a Bebida os Separe; Hanseníase: Doença Física ou Chaga Social? AIDS: Melhor Previnir Que Remédio Não Há (1995); A Mãe do Noivo; Retrato de Família; O Segredo de Antônia; entre outras. Publicou Textos Infantis como: “A Saúde Começa Pela Boca” (1997); “Lixo amontoado, Rato assanhado” (1998); “O Melhor Amigo do Homem... O Gato” (Conto -1997) Revista AMAE educando Ed. 271/ 275 - Os textos fazem parte ainda da Coleção “Educação Artística no Cotidiano Escolar - Volume 2 -Ed. FAPI”. Algumas de suas Poesias estão na Antologia Intercolegial da ABEL: “Nossa Essência” - Ano 2007 - das páginas 53 a 58, são elas: Ágape; A Dança; Olhar de Deus; A cor; Instantes. A Revista de Literatura “Contemporânea” - Antologia do Coletivo de Poetas Betinenses (2008) traz nas páginas 20, 21 e 25 suas Poesias: Olhar de Deus; Sul Cidades; Endecha. E a "Contemporânea" (Nº Dois Novembro/2011 traz "Viagem" Pag.16/ "Rua do Encontro" Pag. 24. O Conto Chico Manzorra está na Edição 364 Ano 42 - Junho/2009 - Revista AMAE educando.

Gilbertho Lopes
Enviado por Gilbertho Lopes em 04/03/2014
Código do texto: T4714995
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.