Influências de Edgar Allan Poe

Edgar Alan Poe (Boston, 19 de janeiro de 1809 — Baltimore, 7 de outubro de 1849) foi o mestre dos contos policiais e precursor da ficção científica moderna ao lado de Júlio Verne.

Suas histórias são repletas de terror e mistério no qual o sobrenatural e a loucura, misturam-se com a realidade através de delírios, doenças, assassinatos e suicídio. Algumas das suas novelas são The Murders in the Rue Morgue (Os Crimes da Rua Morgue), The Purloined Letter (A Carta Roubada) e The Mystery of Marie Roget (O Mistério de Maria Roget). Poe tem um sombrio e magistral poema chamado The Crow (O corvo), traduzido para o português por ninguém menos que o poeta Fernando Pessoa.

Allan Poe teve uma vida marginal, sendo constantemente envolvido com doenças, não durava em seus empregos e tinha severos problemas com o álcool.

Esse escritor influenciou grandes nomes da literatura como Donan Doyle, Agtha Cristie, G.K Chestertan, Bioy Casares, J.L Borges e Dostoiévski. Para se ter uma idéia, mais de 125 adaptações para o cinema foram inspiradas a partir de suas obras.

O motivo da morte do escritor causou diversas polêmicas. Entre suas principais versões está a de que ele morreu de tuberculose ou que foi vítima de uma congestão cerebral (lesão no cérebro), talvez complicada por inflamação intestinal, um coração enfraquecido e diabetes. Entretanto , todos os críticos concordam que Allan Poe após ser encontrado morto, foi recolhido de uma sarjeta, numa rua malvista, na cidade de Baltimore.

Postado orginalmente em 29 / maio / 2010 no blog Sagaz

Inã Cândido
Enviado por Inã Cândido em 24/02/2014
Código do texto: T4703897
Classificação de conteúdo: seguro