Auguste Comte - Vida e obra resumida

Auguste Comte (1798- 1857) nasceu em Montpellier, França, de uma família monárquica e católica. Viveu a infância na França napoleônica. Estudou no colégio de sua cidade e depois em Paris, na Escola Politécnica.

Tornou-se discípulo de Saint-Simon, de quem sofreu enorme influência. Devotou sem estudos à filosofia positivista, considerado por ele uma espécie de religião da qual era o pregador.

Segundo sua filosofia política, existiam na história três estados: um teológico, outro metafisico e finalmente o positivo que representava o coroamento do progresso da humanidade.

Sobre as ciências, distinguia a abstrata das concretas, sendo que a ciência mais complexa e profunda seria a sociologia, ciência que batizou em sua obra: Curso de filosofia positiva, em seis volumes, publicado em 1830 e 1842.

Publicou também: Discursos sobre o conjunto do positivismo, Sistema de politica positiva, Catecismo positivista e Síntese subjetiva.

Referência

Costa, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução à ciência da sociedade/ Cristina Costa – 3 ed. São Paulo, 2005.

Inã Cândido
Enviado por Inã Cândido em 09/12/2013
Reeditado em 09/12/2013
Código do texto: T4604385
Classificação de conteúdo: seguro