Você tem experiência? (Paráfrase)

Já fiz cosquinhas na minha irmã pra ela rir. Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o meu rosto, já conversei com o espelho e até já brinquei de ser bruxo. Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra fora. Já tomei banho de chuva e acabei me viciando. Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as mais difíceis de se esquecer. Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado, já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar. Já senti medo do escuro. Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar, já gritei de felicidade, já vi amigos partindo e descobri que logo chegam novos, já me queimei com a ventoinha do computador, já fui para o outro lado do mundo e voltei, já virei noites brincando, já quebrei o braço pulando, já quis matar um amigo, já fiz aulas de português particular, já fiz aulas de violão, já balancei a cabeça ouvindo música, já passei vergonha no ônibus, e a vida é mesmo um ir das coisas sem razão.

Foram tantas coisas feitas, momento fotografado pelas lentes da emoção, guardados num baú, chamado coração. E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita: “ Qual sua experiência?”. Essa pergunta acoa no meu cérebro: experiência...experiência. Será que ser “plantador de sorriso” é uma boa experiência? Não! Talvez eles não saibam ainda colher sonhos!

Agora, gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou está pregunta: “experiência? Quem a tem, se a todo momento tudo se renova?”

Segundo o “Dicionário Escolar da Academia Brasileira de Letras”(2008,p.949)significa desenvolvimento de um texto, tornando mais extenso e prolixo, com a finalidade de facilitar seu entendimento

Paráfrase é um gênero textual com características predominantemente descritivas.

Texto produzido nas aulas do Curso de Técnica de Redação no Colégio Ômega(Santos), sob a orientação do Prof. Esp. Flávio dos Santos.

FONTE

Dicionário Escolar da Academia Brasileira de Letras.2.ed.São Paulo: Comphania Editora Nacional, 2008.

Rafael Led
Enviado por Rafael Led em 05/12/2013
Código do texto: T4599994
Classificação de conteúdo: seguro