ALBERTO DE LOS SANTOS

Nadir Silveira Dias

Brilhantes e marotos ...

Eram os olhos do Alberto de Los Santos ao esboçar uma nova idéia ou lembrar das antigas. De sua vasta e longeva experiência no drama, na comédia, na dramaturgia, nas letras, na vida real.

Tivemos uma pequena convivência enquanto companheiros de associação – a Sociedade Partenon Literário – a quem ele criou o singelo e bonito Soneto Laudatório ao Partenon Literário, publicado na Coletânea N° 4 – 2003, na Edição Comemorativa aos 135 anos da “Sociedade Parthenon Litterario” - O Regionalismo no Partenon Literário – 126 pp.

Estava ele em coma a sessenta dias no Hospital Ernesto Dornelles, e a notícia chegou ao meio dia de domingo. Ligou-me o Davi Camargo informando do falecimento na noite de sábado.

Eu fui acordado muitas vezes durante a noite. Com chuva forte, os trovões, trovoadas e muito barulho do vento nas janelas, e óbvio, coisas da climatologia louca que estamos vivendo, que serve até mesmo para retratar o descaso do homem com o meio ambiente em que vive.

Mas por outro lado, e para a ocasião, creio que eles serviram também para bem limpar o caminho atmosférico das novas andanças do amigo que ora se vai. Aonde quer que estejas, que estejas a andar bem! E tenho dito!

No Cemitério Jardim da Paz, neste domingo, 28 de agosto de 2005, 17h30mim, no túmulo nº 187G8Z16, enterra-se o corpo de Alberto de Los Santos.

Ao descer para a terra fria - o pó bíblico das escrituras, de onde todos nós viemos e para onde voltaremos -, refoge do nosso contato físico e visual para perpetrar-se na história do teatro e das letras.

Com as nossas homenagens, segue em Paz, Alberto de Los Santos!

Alberto de Los Santos era o sócio n° 0080 da Sociedade Partenon Literário, através de proposta assinada em 1° de janeiro de 2003, apresentado pelo então Presidente Serafim de Lima Filho.

Alberto de Los Santos nasceu em 23 de dezembro de 1924, filho de Cármelo de los Santos (uruguaio) e de Josefina Mottini de los Santos (italiana).

Alberto de Los Santos foi Ator e Diretor de Teatro, formado em Letras Clássicas pela UFRGS. Para a Sociedade Partenon Literário emprestou o seu nome para as atividades teatrais a que sempre esteve ligado: Departamento de Teatro Alberto de Los Santos – DTAS. Era divorciado e ultimamente residia na Rua Riachuelo, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 28/08/2005
Código do texto: T45835
Classificação de conteúdo: seguro