Felicidade

Muitas vezes as pessoas me queixavam dizendo-se infeliz, na época também estava sofrendo muito, passando por traições, que definia como, “traição do corpo e da alma”, pois meu marido havia me falado que havia casado comigo, mas que passou a gostar de mim depois, isto me doeu, será que toda delicadeza, todas as declarações, todos os gestos, eram pura falsidade? Até hoje me questiono. E as traições das amigas, era um choque atrás do outro.

No entanto, nunca vi estas coisas como infelicidade, pois adorava meu trabalho, era professora, depois fui transferida para trabalhar no Departamento de Educação, na área de Ensino Aprendizagem como Coordenadora. Adorava discutir ideias sobre educação. Durante o meu trabalho esquecia completamente o que acontecia em casa comigo e minhas cinco filhas. Planejava cinema, praias, passeio de trem, show, parques, circos, era eu e elas. Passeio de férias ia sempre para Barra de Paraguaçu com minhas filhas, passeava por Salinas, Cairú, etc. participava das festas regionais e as levava para conhecer, não perdia uma.

Chorava e dava risada, cantava minhas magoas no banheiro, depois ia colocando musicas alegres e brincava dançando com elas, me divertia com as brincadeiras, vestiam minhas roupas, calçavam meus sapatos altos, e minhas camisolas, e os desfiles de moda que elas organizavam com as amiguinhas? Era a alegria minha e das vizinhas. Não tinha o que me queixar.

Não vou dizer que nunca senti depressão, mas não deixei que ela tomasse conta de mim, tinha cinco filhas e minha obrigação era dar conta do serviço que havia assinado lá no alto, e para isto devia cuidar delas de forma que nenhuma fosse contaminada pelo mundo exterior, fosse moças sadias, preparadas para ter uma vida alegre, e para isto teriam a mim como exemplo, estudar, trabalhar, ter seu dinheiro no bolso, para não depender de homem, esta foi a minha filosofia. Meu marido não me dava um presente, não comprava uma roupa, quanto mais uma flor, sentia, mas continuava a sorrir. Havia dias que sentava para conversar com ele, no fim a conversa nunca concluía.

Certo dia, disse comigo, eu amo a Deus e Ele vive dentro de mim, se me casei com este homem o qual sonhava tanto... Segundo os espíritas e indianos nós viemos aqui com uma missão, e minha missão não era ser freira, mas ser mãe destas cinco jovens, portanto vou cuidar delas, dedicar meu amor a elas e fazer o possível e impossível para dar uma vida melhor para cada uma. Assim foi, fiz terapias em grupos e individuais, fiz pós-graduação em Terapia Familiar, cujos objetivos era compreender o homem que havia me casado, logicamente entenderia a mim e minhas filhas. Queria entender os conflitos que estava a minha volta, mas dentro de mim não havia infelicidade, mas uma cientista de mim mesma. Queria me compreender e entender as pessoas que estavam ao meu redor. Compreendi também que sozinha não podia fazer isto, por isto fui à busca de ajuda, fiz vários cursos, li vários livros, inclusive de autoajuda, conversava com minhas amigas, mas no fundo a resposta estava dentro de mim, lá dentro no âmago do meu ser.

Vi que para ser mais feliz ainda só dependia de uma única pessoa, acreditar em mim, aceitar como sou. Assim comecei minha tarefa, comecei por meus cabelos, deixei de pintar, não me dava bem com pinturas, então os deixei ficar todo branco, me preocupava em aumentar de peso, pois tenho 1,63 e peso somente 49 a 50 quilos. Passei a me olhar como manequim, como nas aulas de dança alguns colegas me chamavam de “SUSIE” se referindo a boneca. Assumi o meu corpinho, não usava vestidos, hoje visto tudo que eu vejo e mim sinto bem.

De repente não tenho que perguntar o que é felicidade? Mas o que é infelicidade.

Infelicidade é uma doença que ataca as pessoas que não procuram curar as feridas que lhe doem. È uma doença que tira as forças, corroem o pensamento e a alma, geralmente leva estas pessoas ao tumulo, vencidas pela depressão e pelas doenças originarias delas.

Mas felicidade é um reflexo da alma ela nos mostra os caminhos que devemos percorrer para recuperar nossa paz, nossa alegria. Ela mora dentro de nós porque Deus nos fez perfeitos, ele nos fez para sermos felizes. Se por acaso nós tropeçamos ele nos mostra o remédio da cura, mesmo que para sararmos a dor for maior. Vejo a felicidade como uma condição que nos propomos a nós mesmos, depende do que acreditamos que ela seja. Eu creio numa felicidade espiritual, esta eu sempre tive, e terei sempre, pois eu nasci para ser feliz, e aprendi que para ser feliz dependia de mim. A felicidade material teria que buscar no mundo material no mundo físico. Se meu esposo não casou comigo porque gostava de mim, eu teria de mim satisfazer de outra forma, fazendo tudo que gostava de fazer, voltei a pintar meus quadros, fazer exposições, viajar. Hoje divorciada, faço tudo que tenho direito, não deixo a infelicidade entrar.

. A felicidade depende do que acreditamos do nosso EGO, do nosso mundo interior. Se alguém perguntar se algum dia fui infeliz, digo que não, pois na época que estava envolvida com problemas estava apenas com dificuldades de resolvê-los, nos fazemos tempestades em copo d’água, somos medrosos, temos medo de ficar sós, somos egoístas e tantas coisas mais. Nosso “divorcio foi curtido com muitas risadas, rimos tanto que a pessoa que redigiu o documento falou assim:” foi o primeiro divorcio aqui em que o casal em vez de chorar e brigar sai rindo. Verdade, eu mim sentia libertada e ele também, parecia que um fardo havia sido tirado de minhas costas. A minha felicidade estava completa. Tanto no mundo material como no Espiritual, hoje choro somente quando sinto dor, do corpo porque está chegando a idade, 72 anos, mas a paz está mais solida, agora Deus está mais perto de mim do que nunca.

Descobri com isto que para ser feliz não precisava me encher de bens materiais, nem de roupas e sapatos, nem dar mundos e fundos a minhas filhas, porque a felicidade não tem nada haver com coisas material

Nós somos responsáveis por nossa felicidade, ela não se encontra no mundo material, no mundo material temos prazer em ter isso ou aquilo é algo externo, físico, a felicidade é completamente espiritual, vem do espírito de nossa alma.

Li um livro que dizia existir um segredo para sermos felizes, pois esta tal felicidade sempre esteve o tempo todo em nossa cabeça, disse ele: “elas são verdades que aprendemos em algum momento de nossa vida, mas que foram ignoradas e esquecidas”(STEPHEN M.POLLAN& MARK LEVINE)

Sinto isso dentro de mim- não sei o que é- mas sei que está dentro de mim...

Não conheço –não tem nome- é palavra que não se diz,

Não está em dicionário algum, forma de expressão, símbolo...

Estão vendo, ah! Meus irmãos e irmãs?

Não é caos nem morte- é forma, união, plano- é vida eterna- é

Felicidade.

Walt Whitman