FAMÍLIA FIGUEIREDO

ORIGEM E HISTORIA DA FAMÍLIA FIGUEIREDO

fonte: GeneAll.net

1- História

Família nobre originária da Beira Alta, cujo apelido nasce de raízes toponímicas. Ligado às origens desta antiga família, está uma das mais belas lendas portuguesas.

Segundo reza a lenda e escrevem os genealogistas, um cavaleiro de sangue Godo, chamado Guesto Ansur, natural da zona de Lafões, no tempo de Mauregato, rei das Astúrias, foi um dos cinco cavaleiros que libertaram dos mouros seis donzelas cristãs. Estas faziam parte de um tributo de cem que anualmente eram levadas ao Emir de Cordova, como preito de vassalagem.

A libertação das donzelas foi feita num figueiredo( assim chamavam na idade média aos figueirais), tendo o dito Guesto Ansur no maior furor da peleja quebrado a espada. Logo arrancou uma grossa pernada de figueira que se encontrava à mão, e com ela continuou a esmagar os mouros.

Assim ele e os companheiros mataram os mouros, ficando aquele feito perpetuado no nome do lugar, conhecido a partir daí como, Figueiredo das Donas. Hoje freguesia do concelho de Vouzela, distrito de Viseu.

Dizem ainda que o dito Guesto Ansur casou com uma das donzelas libertadas, (uma das versões desta lenda diz que ela se chamava Mécia, outra lhe dá por nome Orélia, porém os genealogistas chamam-lhe Sancha Menorana, filha de Fernando Fernandez, alcaide-mor de Lugo e alferes do rei D. Fruela. Moraram no dito lugar onde construíram um paço ou uma torre, da qual ainda hoje existem restos. Deste casal fazem os genealogistas descender a família dos Figueiredo, porém o fazem através de conjecturas, por lhes faltarem elementos documentais de tempos tão recuados.

Assim, apontam como suposto filho, Ansur Goestis, cavaleiro que vivia no território de Viseu no ano 871, com sua mulher Eleva, os quais nesse ano fizeram doação de várias rendas e ornamentos ao mosteiro de Arouca. Presumem que foi seu filho Soeiro Ansure e neto, Ansur Soares, de quem fala o conde D.Pedro, no seu livro de linhagens, casado com Maria Viegas de Regalados, filha de Egas Pais de Penagate e de sua mulher Sancha Mendes de Briteiros. Este casal teve como filho Gomes Ansures, que se recebeu com Estevainha Pires da Nóbrega, filha de Pedro Ourigues da Nóbrega e de sua mulher Maria Viegas. Tiveram por filho Martim Gomes Ansures, casado com Teresa Fernandes, filha de Fernão Gonçalves, Sr.da Azambuja e de Ouroana Godins. Parece que foi seu filho, Soeiro Martins de Figueiredo, que herdou o lugar de Figueiredo,( o dão como o primeiro a usar este apelido), viveu nos reinados de D. Afonso II, D. Sancho II e D. Afonso III. Em 1260 doou ao mosteiro de Santa Cruz de Coimbra certas fazendas para aniversários. Deduzem que foi seu filho Estevão Soares de Figueiredo e neto, Vasco Esteves de Figueiredo, que viveu nos finais do Séc. XIII e foi Senhor da torre e julgado de Figueiredo, acham-se memórias suas nas inquirições do rei D.Dinis. Parece que este teve cinco filhos, que continuaram a espalhar este nome, nomeadamente na região da Beira, berço desta família.

2- ARMAS - simbolo da família

veja o simbolo em http://www.geneall.net/P/fam_page.php?id=377

De vermelho, cinco folhas de figueira de ouro postas em aspa. Timbre: um braço vestido de azul com um ramo de figueira na mão, folhado de cinco peças de verde.

De João de Figueiredo: uma pala de azul, uma torre quadrada de prata, lavrada, aberta e iluminada de vermelho, acompanhada de quatro bandeiras de prata, cada uma carregada com a cruz de Cristo e hasteada de ouro, firmadas nos ângulos da torre. E por timbre o castelo e as bandeiras dessa pala.

3- Casas famosas, títulos e representantes da famíla Figueiredo.

4-Títulos, Morgados e Senhorios

Barões da Costeira

Barões da Quinta da Costeira

Barões de Alhandra-br

Barões de Monte Santo-II

Barões de Wildik

Barões do Carmo-I

Condes de Figueiredo

Senhores da Casa de Carvalhicos

Senhores de Algiraz

Senhores de Aveloso

Senhores de Ovar

Senhores de Santo André

Senhores do Morgado da Ota

Viscondes de Aguieira

Viscondes de Alcácer do Sal

Viscondes de Figueiredo

Viscondes de Figueiredo-br

Viscondes de Ouro Preto

Viscondes de Treixedo

Viscondes de Valdemouro

Viscondes de Wildik

Viscondes do Bom Conselho

5-Cargos e Profissões

Abades de Cristelo

Abades de Fajozes

Advogados

Alcaides da Covilhã

Alcaides de Bragança

Arquitectos

Bispos de Viseu

Comendadores de Borba

Deputados - Portugal

Diplomatas

Engenheiros

Escritores

Familiares do Santo Ofício

Fidalgos da Casa Real

Governadores de Cabo Verde

Governadores de São Tomé e Príncipe

Médicos

Militares

Ministros

Ministros da Fazenda - Brasil

Moços-fidalgos da Casa Real

Presidentes da República do Brasil

Presidentes do Supremo Tribunal Federal - Brasil

Professores

Sócios do Clube Tauromáquico-II

Ordens

Cavaleiros da Ordem de Cristo

Cavaleiros da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa

Comendadores da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa

6-Distribuição Geográfica da Família.

> Brasil (1)

> Portugal (1)

Portugal > Beira (221)

Portugal > Lisboa e Estremadura (193)

Portugal > Trás-os-Montes (36)

Portugal > Porto e Douro (33)

Portugal > Alentejo (32)

Portugal > Algarve (9)

Portugal > Ribatejo (9)

Portugal > Açores (7)

Portugal > Minho (4)

Reino Unido > Inglaterra (1)

Brasil > Rio de Janeiro (15)

Brasil > São Paulo (7)

Brasil > Minas Gerais (2)

Brasil > Rio Grande do Sul (2)

Brasil > Goiás (1)

Brasil > Pernambuco (1)

Fonte de informações e autenticação:

© 2000 - 2013 BGL / Guarda-Mor / GeneAll.net-Figueiredo.