VIRGÍLIO
______________________
Poetas Latinos
Públio Virgílio Marão (em latim Publius Vergilius Maro), também chamado pelo seu sobrenome de Marão, nasceu em15 de Outubro de 70 a. C., e morreu em 21 de Setembro de 19 a. C. (seu túmulo encontra-se em Nápoles), foi um dos grandes poetas que tornaram o reinado do imperador romano Augusto tão célebre.
Amigo de Horácio, e como ele protegido por Mecenas, entrou em contato com o imperador pela primeira vez quando Augusto retornava de uma campanha vitoriosa contra Marco Antônio. Mecenas apresentou o jovem escritor com o intuito de fazê-lo instrumento de propaganda do imperador, de quem recebeu o incentivo para escrever Eneida.
A obra de Virgílio (escreveu parte de sua obra em Nápoles) compreende, além de poemas menores, compostos na juventude, as Bucólicas ou Éclogas, em número de dez, em que reflete a influência do gênero pastoril criado por Teócrito. As Geórgicas (considerada a sua obra mais perfeita), dedicadas ao seu protetor Mecenas, constam de quatro livros, tratando da agricultura. Ao fazer a apologia da vida do campo, o poeta serve o ideal político-social da dignificação da classe rural. Reflete a influência de Hesíodo e Lucrécio. Nesse trabalho Virgílio despendeu sete anos (37-30 a.C.). E finalmente, a Eneida, que o poeta considerou inacabada, a ponto de pedir, no leito de morte, que fosse queimada, constitui a epopeia nacional.
Eneida refere-se à lenda do guerreiro Eneias, que, após a célebre guerra, teria fugido de Troia, saqueada e incendiada, e chegado à península Itálica, onde se tornou o antepassado do povo romano. Epopeia erudita, a Eneida tem como objetivo dar aos romanos uma ascendência não-grega, definindo a cultura latina como original e não tributária da cultura helênica.
O poema consta de doze livros e a sua construção serviu de modelo definitivo às grandes epopeias do renascimento, nomeadamente para Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, o que se percebe claramente comparando o primeiro verso das duas epopeias.
Armas canto, e o varão que, lá de Tróia (Virgílio)
AS armas e os Barões assinalados
Que da Ocidental praia Lusitana (Camões) ®Sérgio.
____________________
Para saber mais sobre o assunto ver: Antologia da Poesia Universal, seleção de Ari de Mesquita, Tecnoprint S.A., 1988.
Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.
Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!