YELENA ISINBAYEVA
Yelena se assemelha,
à rosa vermelha!
Yelena é mais bela
que a rosa amarela!
Yelena é mais franca
que a rosa branca!
Yelena é mais rosa
que a própria rosa!
Yelena é mais atleta,
sendo a predileta!
Yelena se supera,
recorde é quimera!
Yelena é preferida,
é flor mais querida!
Yelena é obstinada,
adversária é nada!
Yelena é abnegada,
altruísta e dedicada!
Yelena é recordista,
do salto é artista!
Obs.:
Yelena Gadschiyevna Isinbayeva (russo: Елена Исинбаева) (Volgogrado, 3 de Junho de 1982) é uma saltadora de vara russa, atual recordista mundial com a marca de 5,06 metros,1 obtida em 28 de agosto de 2009 em Zurique, o seu décimo-sexto recorde mundial outdoor na prova.
Isinbayeva já bateu 28 vezes o recorde do salto com vara (em provas indoor e outdoor). Ela nunca escondeu de ninguém que quer desbancar o ucraniano Sergei Bubka, que superou 35 vezes a melhor marca da prova e ainda detém o recorde mundial. Para isso, no final de 2005 Isinbayeva deixou o técnico Ievguêni Trofimov, que a descobriu, e passou a treinar com Vitaly Petrov, antigo mentor de Bubka. Também deixou Volgogrado, sua terra natal, e passou a viver entre Monte Carlo e Formia, na Itália.
Após mudar de treinador ficou um bom tempo sem um recorde mundial em pista descoberta, embora continuasse dominando a modalidade e tenha superado novas marcas no indoor, porém no dia 11 de Julho finalmente chegou à marca de 5,03 m na etapa da Golden League de Roma, Itália; no dia 27 de Julho ampliou o recorde para 5,04 m em Monte Carlo, Mónaco. No dia 18 de Agosto de 2008, em Pequim, obteve o bicampeonato olímpico com o novo recorde mundial de 5,05 m. Finalmente, no dia 28 de agosto de 2009, superou seu recorde anterior em 1 cm durante a etapa suíça da Golden League de Atletismo, obtendo a marca de 5,06 cm.
Aos 29 anos de idade ela é vista como a melhor saltadora feminina de vara da história.
Fonte: Wikipédia e Google
Botucatu, 30/10/1996