Vida Nova 2

Como éramos uma criança dos dias atuais , não sabia nem de onde vinha muito menos para onde ia ,assim a viagem foi transcorrida não tínhamos quase nada viajamos , como criança sendo levada confiava nos meus pais assim íamos para a Grande São Paulo , as roupas em sacos pois ,algumas panelas . O suficiente para nossa nova moradia que já tinha alguns móveis que nos aguardavam.

Minha mãe uma pessoa de uma vida sofrida , passou esses anos apenas cuidando dos filhos e marido sempre com muitas dificuldades , Agora grávida do sexto filho em um lugar totalmente desconhecido , eu não entendia nada , nem o que era gravidez nem o que estava na barriga da minha mãe , sentimentos confusos de quem só observava e tinha uma obrigação olhar os irmãos.

Minha mãe não falava nada , mas era nítida sua tristeza em seu rosto em seu olhar .Agora olhando para um mundo cinzas onde não viam as estrelas onde o céu era garoa , não tínhamos muitas roupas ,quase nada na casa de dois cômodos alugada .Com esse clima úmido minha mãe enfrentava as dificuldades para secar as roupas ,faltava sol , faltava alegria .Mas tudo sob um silêncio .Parecia estar tudo bem , mas não estava, ela acostumada ao fogão a lenha , tinha agora um fogão a gás,onde já era frio , ficava mais gelado ,poucos cobertores ,tínhamos que nos adaptar a nova situação.

Isso piorava pois estávamos próximos da descida para Santos Vila Balneária , próximo ao Riacho Grande , lugar lindo próximo a represa Billings.

Com muitas casas lanchas , tudo a beira da represa.Foi com esse cenário de filme , longe da nossa realidade .Pois com esse recomeço , depois de várias tentativas , via meu pai colocar o seu uniforme da Dersa e sair de madrugada , e aparecer só ao anoitecer , cansado depois de trabalhar o dia todo na Via Anchieta , o salário era baixo mas dava para o aluguel e comprar comida , cinco filhos e mais um a caminho, para sustentar a família ,era como realizar milagres .

Um dia com um pequeno rádio ouvimos a notícia que havia acontecido um acidente envolvendo dois caminhões da Dersa com a morte de alguns funcionários outros feridos nos hospitais , não sabíamos se meu pais estava entre os feridos ou mortos . Passou o dia ficamos sem notícia alguma , a agonia tomou conta daquele dia pois a falta de noticias nos matavam , sem nenhum meio de comunicação , apenas com o velho ditado notícia chega logo.

Quando a tarde vem ele com seus passos largos voltando para casa ,com muita tristeza pois tinha perdido alguns companheiro de trabalho , para nós o alívio pois meu pai estava vivo.

Não sei como passamos por tudo isso ,sobrevivemos, superar dificuldades sem perder a dignidade , porque o povo da roça levava consigo o que aprendeu com seus pais , honestidade , respeito .Mas estávamos na cidade grande , e isso não iria mudar . Pensando hoje não da para acreditar nessa vida pela qual passamos ,vivíamos com tão pouco .Mas era assim , e meu tio morava conosco , o desgosto era visível no rosto de minha mãe , mas ela reclamava pouco , as vezes não tínhamos roupas para colocar , todas úmidas pois não secavam e eram poucas mesmo e molhadas era o fim.Não tinha vaidade , nem sabia o que era estar bem ou mal vestida ,.Só vivia , era um dia atrás do outro.Nem o contato com outras crianças na escola aumentava o conhecimento pois , nem os amiguinhos , nem os professores explicavam nada da vida .Era somente matéria.Tinha uma escolinha era chamada a escola da Vila Balneária onde hoje existe o Rodo Anel até a escolinha se foi.Menos as lembranças.Foi lá onde fomos matriculadas , minha irmã começamos mais esta etapa pois as outras crianças ainda não estavam em idade escolar .Não tinha idéia de violência ,porque estas duas pessoinhas iam a pé por quase cinco km , nem minha mãe sabia a distância porque ela era muito medrosa com isso ela ia ficar muito preocupada

Nós nem ligávamos para distância . Nem sabíamos a dimensão do perigo, onde a inocência passava a ser uma ignorância.

Mas entre as arvores dos lados a represa imos nós pela aquela rua , mas andávamos esta distância para estudar , estava na segunda série , lembro claramente de tudo pois ,ganhamos uniformes , e a comida era muito boa , davam leite ,suco , frutas, nós não tínhamos isso em casa , vejo a importância da alimentação escolar , muitas vezes é essa a refeição que muitas crianças têm.

A escola dava os materiais escolares , porque se não tivesse esta doação , nem para a escola poderíamos ir .

Nilce Dantas
Enviado por Nilce Dantas em 04/07/2013
Código do texto: T4371668
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.