Resumo biográfico do Ex-Combatente - Hemetério Gonçalves
Resumo biográfico do ex-combatente Hemetério Gonçalves
O Veterano da Força Expedicionária Brasileira, Hemetério Gonçalves nasceu em 10 de março de 1918, na Fazenda São Vicente, no município de Buritis, noroeste de Minas Gerais, a 130 quilômetros da cidade goiana de Formosa, onde seus pais mais tarde foram residir.
Era um dos oito filhos de Lindolfo Gonçalves Sobrinho e de Hemetéria Josefina Lopes. Até os dezoito anos viveu e trabalhou na Fazenda Almas, em Buritis, ingressando-se em seguida nos quadros do Exército, na cidade de Ipameri, em Goiás. Depois de cumprir esse compromisso patriótico, retornou à sua cidade natal.
Com a declaração do Brasil na Segunda Guerra Mundial, já como reservista, foi convocado para integrar as fileiras da Força Expedicionária Brasileira, vindo a fazer parte da 8ª Companhia, no 11º Regimento de Infantaria de São João del-Rei, no Estado de Minas Gerais.
No dia 22 de setembro de 1944 partiu do porto do Rio de Janeiro, no navio de transporte de tropa americano "General Meigs", integrando o 3º Escalão, sob o comando do General Olímpio Falconière da Cunha, juntamente com o 2º Escalão, comandado pelo General Cordeiro de Farias, chegando ao porto de Nápoles, na Itália, no dia 6 de outubro de 1944.
Em solo italiano, com denodo e bravura participou da tomada de Monte Castelo e da Batalha de Montese, além de outras importantes frentes de combate.
Com o cessar fogo, ocorrido no início de maio de 1945, o combatente Hemetério Gonçalves, ileso, desligou-se do Exército e retornou à terra de origem, passando a viver nas Fazendas Almas e São Domingos, onde foi fazendeiro cercado de merecido prestígio por milhares de amigos. Foi o único urucuiano que lutou nos campos da Itália, para defender a honra e a liberdade de um povo.
Anos mais tarde, quase tardiamente, já perto de falecer foi reformado com os proventos de 2º Tenente.
Finalmente, veio a falecer em 15 de agosto de 2002, na cidade de Buritis. O sepultamento se deu no cemitério local com as honras fúnebres da gloriosa Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.
No último adeus, junto à sepultura, Maria da Penha Gonçalves Gomes (Lica), irmã do Veterano de guerra, bastante emocionada declamou o poema - Homenagem a um herói:
Ao herói Hemetério Gonçalves,
Rendo a ti esta simples homenagem -
Pela árdua campanha na Itália,
Pela tua bravura e tua coragem.
Na Segunda Guerra Mundial,
Tu foste herói, tu foste forte
E viste a morte junto a teus pés,
Mas o Senhor não quis a tua morte.
Quantos pereceram em combate!
E não tiveram a mesma sorte,
De alguns nem túmulo se conhece,
Só restou saudade, a dor e a prece.
A história será implacável,
Jamais o teu nome esquecerá,
Tu foste por Deus abençoado
E como herói – serás lembrado!
Nota deste autor: como primo e amigo do Veterano Hemetério Gonçalves, bravo soldado do Regimento Tiradentes, cuidei de elaborar este resumo biográfico e deixo este valioso acervo, que certamente contribuirá como fonte de pesquisa, visando ainda, a preservação dos feitos da nossa gloriosa e jamais vencida FEB (Força Expedicionária Brasileira). O referido resumo biográfico juntamente com a foto do Veterano Hemetério vergando a farda do Exército, foi a meu pedido, gentilmente postado em 2009 no Portal da ANVFEB – Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, seção de Belo Horizonte pelo meu amigo e voluntário naquela unidade Roberto Rodrigues Graciani.
O poema Homenagem a um herói é também da minha autoria e foi escrito em 1999, ou seja, no tempo em que se encontrava vivo o ex-combatente, vindo constar no livro Sementes da Terra (Poemas e Trovas), editado em Brasília, no mês de setembro de 2002.
Como escritor e interessado pela história de Buritis, pesquisei e escrevi o resumo biográfico de outras pessoas que contribuíram de forma indelével e decisiva com a vida social e política desta terra.