Hélio Maia

BIOGRAFIA DE JOSÉ HÉLIO EVANGELISTA MAIA


José Hélio Evangelista Maia, filho da Senhora Clara Evangelista Maia e do Sr. Raimundo Soares (falecidos), nasceu na cidade de Morada Nova, estado do Ceará, no dia 31de março de 1960. Iniciou seus estudos no Colégio Monsenhor Tabosa, onde cursou até o ensino fundamental nos anos 70. Não continuou os estudos porque cedo teve que trabalhar. Interessou-se pela eletrônica, onde concentrou seus estudos nesse campo, inicialmente, de maneira informal e, em 1976, fez um curso de Radiotécnico pelo Instituto Universal Brasileiro. Desde então, passou a dedicar-se a consertos e instalações de som em carros e outros serviços de eletrônica para o povo de sua terra, em sua oficina à Avenida Manoel de Castro, nº 247, bairro Centro, cidade de Morada Nova.
Quando da montagem dos maquinários eletrônicos da Rádio Uirapuru de Morada Nova, em 1979, foi convidado pelo Sr. Wagner Pereira, gerente da empresa e genro do Sr. José Pessoa de Araújo, proprietário da referida Rádio, para ficar a frente dos serviços de instalações. Em 06 de julho de 1980 aconteceu a inauguração, em Morada Nova, da Rádio Uirapuru, onde José Hélio Evangelista Maia foi contratado para funcionário, iniciando como técnico, passando a seguir a controlista de áudio e depois como locutor. Em se tratando ainda de serviços eletrônicos em emissoras de rádio, ele prestou assistência técnica nas cidades de Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte.
Em 25 de janeiro de 1981, casou-se com a Sra. Maria do Socorro dos Santos, na Igreja Matriz de Morada Nova, com quem teve dois filhos: Wilker Iwata Santos Maia, nascido em 09 de março de 1984 e Camila Iwara Santos Maia, nascida em 29 de julho de 1987, ano em que foi morar com a família na Rua Mâncio Rodrigues, nº 319. José Hélio Evangelista Maia sempre foi muito popular em seu meio social. Muito extrovertido, reunia-se com as pessoas de sua rua para brincadeiras, principalmente com crianças e idosos.
Aos 26 anos, ainda tenra idade, em 12 de dezembro de 1987, sua vida foi ceifada por paradacardiorespiratória e edema pulmonar, vítima de afogamento, no rio Banabuiu. Seu registro de óbito foi registrado sob nº 2.408, no cartório de Registro Teresinha de Jesus Araújo Cavalcante, em 16 de dezembro de 1987.
Sua esposa, a Sra. Maria do Socorro dos Santos, como forma de homenageá-lo, solicitou ao Sr. José Washington da Costa, encarregado de obras e saneamento do município, e também amigo particular de Hélio Maia (como ficou conhecido como locutor popular), a possibilidade de eternizar seu nome em um logradouro público de Morada Nova. Sensibilizado e reconhecedor do trabalho prestado na cidade, o locutor foi agraciado com a Rua Hélio Maia, em 1997. A referida rua fica localizada no bairro Nova Morada, com início na Rua Marechal Deodoro (sentido norte sul); paralela ao Leste com a Rua Raimundo Girão Maia e ao Oeste com a Rua Juscelino Kubitschek.


Morada Nova-CE, 09 de março de 2007.

Resgate histórico: Gilnei Neves Nepomuceno.
Gilnei Poeta
Enviado por Gilnei Poeta em 15/03/2007
Código do texto: T413353
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.