Release: Renato F. Marques nasceu no dia 02 de junho de 1990, em São Paulo, onde reside até hoje. O desejo pela escrita foi despertado em 2006. Começou, então, a escrever músicas, já, desde o princípio, demonstrando muito talento e sensibilidade. Em 2007, Renato decidiu escrever poemas. Seu primeiro foi Menina dos Olhos Azuis. Novamente, com muita sensibilidade, sua arte foi ganhando cada vez mais forma e conteúdo. Com sua escrita simples, objetiva, de estilo próprio e inconfundível, ele emociona com facilidade seus leitores. Além da escrita, Renato demonstra, também, outros talentos. Cursa, atualmente, a faculdade de engenharia civil, atua como modelo fotográfico e como compositor e produtor musical onde, com suas canções, alimenta almas com fome e abre mentes fechadas. Em 2009, lançou seu primeiro livro, intitulado "Universo Negro" de forma independente e aumentou seu leque de fãs. Hoje, mais calibrado e maduro, com mais de 600 poemas publicados, além de crônicas, contos e composições, Renato visa um público maior, além do independente. Renato, na época de escola, no ensino fundamental, não era tão bom com redações. Tinha dificuldade em desenvolver sua criatividade. Uma vez, fez uma redação na escola e sua professora de português ficou abismada com seus erros de escrita e o pouco desenvolvimento de seu texto, e começou a expô-lo para a sala toda, lendo a sua redação. Todo mundo começou a rir de seus erros ortográficos e de sua falta de criatividade. Mas o que poucos sabiam é que esse menino chamado Renato estava passando por uma fase de desenvolvimento e amadurecimento. Talvez aquele dia tenha sido crucial para que os anjos olhassem-no do céu e mostrassem-lhe algo de especial que sugeria na vida daquele menino: a escrita. Uns dos seus pensamentos sobre isso é: "Quando eu era menino, faziam pouco caso de mim. Não despertavam interesse pelo que surgia em minha mente. Os educadores não me educavam, apenas preenchiam o vazio que já existia em mim. Prezei pelo silêncio, e o silêncio começou a me educar. O menino virou adulto, e, com isso, acumulou a raiva. Não visei a violência física, mas a violência intelectual. O silêncio me deixava esperar; ele me mostrou a imensidão e começou a fazer de mim um sábio. No meu coração, batia 'respeito, respeito'; na minha mente, gritava 'provar, provar'. "Meus pés enraizaram-se ao chão. Meus braços ficaram longos para alcançar o inalcançável. Em meu corpo, criou-se uma armadura, e, na minha mente, criou-se a imensidão da sabedoria. Até que chegou a última aula e o silêncio apenas me disse: 'Este é o momento que tanto esperava, então grite, pois até os mortos ouvirão'. "Então, este virou meu dilema: 'Antes de morrer, o mundo vai ter que ouvir meus gritos!'." Prêmios: *Antologia Juvenil "Papo Cabeça" - Lançamento Bienal do Rio de janeiro. (2011) Apoio cultural: ARTPOP - Academia de artes de Cabo Frio e ALAEA (Academia de Letras e Artes do Estado do Acre). O livro "Papo Cabeça" foi organizado por Izabelle Valladares e Merari Tavares com ilustrações de Danilo Marques e terá lançamento no dia 10 de setembro às 19 horas na Bienal do Rio de janeiro. Fui selecionado com o conto chamado:"A vida formou um médico"! *Premio Literário Internacional - Academia de Valparaiso no Chile (2011) O apoio cultural da academia de Valparaiso, no Chile, irá homenagear a todos os participantes que foram selecionados , entregando aos mesmos certificados e medalhas. Ganhei com o conto infantil chamado: "Renato, o menino sonhador"!
Renato F Marques
Enviado por Renato F Marques em 03/01/2013
Código do texto: T4066205
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.