GALILEU GALILEI
15-02-1564-PISA ITÁLIA
08-01-1642-FLORENÇA-ITÁLIA
78 ANOS
AQUARIO

Z
Z
BILLY BRASIL – 06-12-2012 – 18,20 HS - quinta-feira
PQI-SBC-SP

Z
Então, às vezes penso da seguinte forma. Quem será que teria dito tal frase? Ou conceito? Penso que o homem se repete através dos tempos. Mas existem homens especiais ao longo da história, apesar do avanço da medicina e informática, tudo começou lá atrás, por exemplo, falando de ciência e astronomia. A chuva castiga o bairro onde moro. O vento é tão forte que tenho medo de destelhar minha casa. Vejamos em Pisa na Itália nasceu em 15 de fevereiro de 1564 um cara que recebeu o nome estranho de Galileu Galilei, anos pensei que galilei tinha alguma coisa a ver com Galileu Jesus Cristo. Como sou idiota e desligado, Jesus Cristo é bem mais velho outro papo nada a ver. E assim caminha a juventude totalmente alienada, não sabem nada de nada. Voltando ao Galileu. Filho de Vicenzo Galilei, matemático e músico dos mais competentes, mas falemos de seu filho, quando criança impressionou os professores do mosteiro de Vallombrosa (putz a Itália tem cada nome complicado né?) o garoto tinha capacidade intelectual, habilidade manual e criatividade, principalmente nas invenções mecânicas. (e tenho aversão a eletricidade, não troco nem resistência de chuveiro rsrsrs). Galileu não gostava do ensino tradicional e por isso interrompeu seu curso de medicina na universidade de Pisa. Foi dedicar-se ao estudo de matemática e ciências. Aí é que entram essas coisas que não sabemos explicar, o nosso amigo em questão na época observou o movimento oscilatório de um dos lustres da catedral de Pisa, contava as próprias pulsações e constatou que o movimento do pendulo era periódico e que as pequenas oscilações ocorriam em intervalos regulares, e que o período de um pendulo independe da natureza e da massa da substancia, foi o ponto de partida para algumas de suas mais importantes pesquisas. E a garotada de hoje curtindo “Eu (quero tchu eu quero tcha, pô vamo combiná não é fácil né?). Doutorou-se em 1585 na academia Florentina ficou conhecido pelo invento da balança hidrostática, publicou em 1589 estudos sobre a gravidade e foi convidado a lecionar na universidade de Pisa, realizando experiências sobre o movimento físico que se registram na superfície terrestre. Fico pensando, o que eu fiz pela humanidade? Tirando algumas composições e algumas poesias, o que realmente ficará de mim para a posteridade? Rsrsrsrsrsr to divagando, mas não tenho resposta para essa pergunta. Mas veja querido leitor como o Galileu era fera. Numa dessas experiências, que se tornaria famosa, comprovou que objetos de diferentes massas em queda livre, desde o mesmo ponto e ao mesmo tempo, chegam juntos ao solo, ou seja, caem com a mesma aceleração. Com isso, além de surpreender os cientistas da época, presos aos preconceitos da física aristotélica, abalou os alicerces de toda uma falsa concepção dos fenômenos naturais e lançou a noção de gravidade, posteriormente desenvolvida por Newton. Ouço uma música tocada e cantada pelo Renato e seus Blue Caps, pelo título me reportam ao passado e lembro-me de minha irmã adotiva Ana. A mente da gente tem cada coisa, tenho é que me concentrar na carta. O sabiá canta seu canto avisando que a noite vai chegar, a chuva passou, molhou a casinha do meu cachorro o Neguinho, que esperto foi esconder-se em local quente e seguro, onde não sei, mas como está sequinho o raciocínio é lógico.
Logo que surgiram as lentes ópticas, criadas por pesquisadores holandeses, Galileu aperfeiçoou o invento e criou um telescópio capaz de aumentar a imagem 32 vezes. Fez com ele importantes descobertas astronômicas, reunidas no livro Sidereus nuncius (1610; O mensageiro celeste), entre as quais se destacam as manchas solares, as montanhas da Lua, os satélites de Júpiter, os anéis de Saturno e as fases de Vênus. Muito bem recebido em Roma ao exibir seu telescópio, em 1611, Galileu publicou dois anos mais tarde Istoria i dimostrazioni intorno alle macchie Solari (História e demonstração em torno das manchas solares), em que defendeu as idéias heliocêntricas de Copérnico. Sempre acreditou em na tese do heliocentrismo, mas chegou a hora das divergências de opiniões com a igreja. Não escrevia em latim como faziam os escritores da época, e isso aumentava em demasia sua popularidade. Ainda em 1613, reafirmou a validade do sistema heliocêntrico e declarou que as Escrituras são alegóricas e, assim, não podiam servir de base para conclusões científicas. A polêmica provocada pelo tema levou a Igreja Católica a proibir o livro de Copérnico e a condenar Galileu, submetido a julgamento pelo tribunal da Inquisição.
Quem será que se lembra de uma musica que fala Bigurrilho fazia mingau, Bigurrilho quem me ensinou, a tirar o tabaco do pau, acho que ninguém, mas nessa novela o Roberto Carlos vive cantando Esse Cara sou eu, o véinho ta em forma e vamos combinar a Nanda Costa ta um show, com aquela carinha de pidonha para nooooooooossa alegria. Ok voltemos ao nosso amigo Galileu Galilei, Impedido de prosseguir os estudos sobre o sistema de Copérnico, Galileu recolheu-se a seu castelo, na localidade de Arcetri, nos arredores de Florença, onde se dedicou a estabelecer e comprovar novos métodos de pesquisa científica baseados na experimentação. Solicitou ao papa Urbano VIII, seu protetor, permissão para escrever uma obra em que os dois sistemas seriam comparados. Em 1632, publicou o que se tornaria seu principal trabalho, Diálogo sopra i due massimi sistemi Del mondo tolemaico e copernicano (Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo, ptolomaico e copernicano), com sólida argumentação contra as razões que então se alegavam para refutar a possibilidade do movimento terrestre. A obra provocou acirrada polêmica e as idéias de Galileu foram consideradas por muitos mais perigosos que as de Lutero e Calvino. De novo julgado pela Inquisição, concordou em abjurar para evitar condenação maior. Conta-se, porém, que ao fim da declaração em que renunciava a suas opiniões científicas e declarava sua adesão à ortodoxia, murmurou, referindo-se a Terra: "Eppur, si muove" ("Apesar de tudo, se move"). Pô o cara era fera, e os padres e papas enchendo o saco dele, tenho pra mim que era inveja que sentiam de sua capacidade, a igreja católica era perversa, insana. Alguns papas egocêntricos e desequilibrados. Dedicou-se a partir de então à publicação de suas pesquisas sobre o movimento, reunidas na obra Discorsi e dimostrazioni matematiche intorno a due nuove scienze (1638; Discursos e demonstrações matemáticas sobre duas novas ciências).
Galileu não mais abandonou o castelo de Arcetri e lá prosseguiu os trabalhos que o tornariam o pesquisador mais produtivo de seu tempo. Criador da ciência do movimento estabeleceu os fundamentos da dinâmica e lançou as bases de uma nova metodologia científica. O físico, astrônomo e inventor merece ser também lembrado como escritor: inovou ao expor suas teorias em língua vulgar e o fez em estilo ágil e irônico. Deu aulas sobre o "Inferno" de Dante, foi leitor apaixonado de Ariosto e escreveu Considerazioni sulla Gerusalemme liberata (1586-1588; Considerações sobre Jerusalém libertada), crítica da obra de Tasso. A cegueira pôs fim às pesquisas de Galileu, cinco anos antes de sua morte, ocorrida em 8 de janeiro de 1642, em Arcetri, perto de Florença. Não sei nem se havia esses papos de signo nessa época mas Galileu era de Aquário, signo que comanda a inteligência .
Meu amigo (a) fico feliz e grato por prestigiar minha idéia nessa carta, porque além de aprender tive a oportunidade de passar pra você alguns conhecimentos sobre Galileu Galilei. Até Breve. Billy Brasil


billybrasil11@gmail.com
http://www.recantodasletras.com.br/autores/billybrasil
Aguardem Radio Billy Brasil